Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19223
Title: As meninas: análise do percurso narrativo de três personagens de Lygia Fagundes Telles numa perspectiva de leitura em sala de aula.
Other Titles: The girls: analysis of the narrative path of three characters of Lygia Fagundes Telles in a classroom reading perspective.
???metadata.dc.creator???: BANDEIRA, Janile Simony Rodrigues.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: AMORIM, José Edilson de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: MILREU, Isis.
???metadata.dc.contributor.referee2???: GUIMARÃES, Kalina Naro.
???metadata.dc.contributor.referee3???: NÓBREGA, Maria Marta dos Santos Silva.
Keywords: As Meninas;Identities;Dictatorship;Romance Teaching;Identidades;Ditadura;Dictadura;Ensino de romance;Enseñanza del romance;Análise de personagens;Lygia Fagundes Telles - Personagens;Análise do percurso narrativo - Lygia Fagundes Telles;Leitura em sala de aula
Issue Date: 24-Feb-2021
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: BANDEIRA, J. S. R. As meninas: análise do percurso narrativo de três personagens de Lygia Fagundes Telles numa perspectiva de leitura em sala de aula. 91 f. (Dissertação de Mestrado em Linguagem e Ensino), Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19223
???metadata.dc.description.resumo???: Considerando a construção do romance As meninas e suas possíveis relações com o contexto da ditadura militar no Brasil, nos propusemos, em nossa pesquisa, analisar o percurso identitário das três personagens centrais da narrativa - Lorena, Lia e Ana Clara. Publicada em 1973, por Lygia Fagundes Telles, a obra tem como pano de fundo a ditadura militar e traça um paralelo entre a vida das três jovens, construído de forma transeunte, fragmentária e incompleta, utilizando os conceitos de identidade simulada e descartada de Zigmunt Bauman (2005) que fala sobre a fluidez no mundo líquido-moderno e da condição do sujeito contemporâneo na medida em que desenvolve questões como pertencimento, fragmentação, subclasse, dentre outras questões. Doravante, a pergunta norteadora da pesquisa refere-se aos traços e reflexos do contexto histórico: seriam eles a inspiração para a construção complexa e transitória do foco narrativo? Questionamos também sobre a possibilidade de leitura da referida obra em sala de aula, tendo em vista que não encontramos nenhum relato nos periódicos da CAPES. Logo, identificamos como nossos objetivos gerais: a) analisar a obra. As meninas a partir da construção mutável, difusa e complexa de sua perspectiva narrativa, percorrendo a trajetória de suas três personagens centrais – Lorena, Ana Clara e Lia; b) averiguar a importância, bem como a possibilidade da leitura do romance em sala de aula. Como objetivos específicos: a) verificar os aspectos das identidades no percurso das personagens; b) identificar a presença ou não de relatos de prática de leitura do referido romance em sala de aula em um corpus de 10 (dez) resumos de dissertações e teses da plataforma CAPES; c) formular uma proposta de leitura para trabalhar a obra em sala de aula, em turmas do 3º ano do ensino médio, através dos círculos de Leitura e do letramento literário de Rildo Cosson (2018, 2019). Utilizamos referenciais teóricos relacionados aos objetivos do estudo proposto, tais como: Ridenti (2000), Löwy e Sayre (1995), Zygmunt Bauman (2005), Regina Dalcastagnè (1996), Rildo Cosson (2018, 2019), entre outros. Percebemos durante a pesquisa que as vozes que se intercalam e os constantes monólogos são possíveis representações do período truculento da ditadura como também das mudanças da sociedade pós-moderna que já não traz mais relatos de utopias, mas sim, uma epopeia negativa. Assim há uma redução de ação sobrepondo os fluxos de consciência e uma desorganização dos pensamentos que são fugazes e improfícuos. Esse excesso de introspecção dos personagens é a única alternativa, uma vez que as experiências externas são adversas. Ainda, com relação as pesquisas que foram selecionadas observamos que não traziam relação intrínseca do gênero romanesco com a realidade social, sendo essa a justificativa de analisarmos a obra do ponto de vista sociológico e também de formularmos uma proposta plausível para a leitura do referido romance em sala de aula, haja vista que ainda há entraves para leitura de textos mais complexos e extensos em aulas de literatura nas escolas e assim possamos refletir e repensar nossas práticas enquanto professores pesquisadores.
Abstract: Considering the writing process on the novel As Meninas and its possible relations with the context about the military dictatorship in Brazil, we aimed, in our research, to analyze the identity trace on the three main characters on the narrative – Lorena, Lia and Ana Clara. Published in 1973, by Lygia Fagundes Telles, the work has as background the military dictatorship and it makes a parallel among the lives of the three young girls, built in a transitory, fragmentary and incomplete way, using the concepts of simulated identity and discard identity by Zigmunt Bauman (2005), which discusses about the fluidity in the liquid-modern world and the condition of the contemporary subject as it develops questions such as belonging, fragmentation, subclass, and so many others. Henceforth, the guidance question of the searching refers to the traces and reflections on the historical context: Would they be the inspiration for the complex and transitory construction on the narrative focus? We also questioned about the possibility of reading of the mentioned literature work in the classroom, as we did not find any report on the journals from CAPES platform. Then, we identify as our main objectives: a) to analyze the work As Meninas from the mutable, diffuse and complex construction on its perspective of narrative, traveling through the trajectory of its three main characters – Lorena, Ana Clara and Lia; b) to investigate the importance as we as the possibility of the reading of the novel in the classroom. As specific objectives: a) to verify the aspects of the identities on the journey of the characters; b) to identify the presence or no presence of reports of practice of reading on the referred novel in classrooms in a corpus of 10 (ten) abstracts of dissertations and theses on CAPES platform (A Brazilian foundation responsible for quality assurance in undergraduate and postgraduate institutions in Brazil); c) to formulate a reading proposal in order to work with the novel in classrooms in 3rd grade High School, through Reading Circles and the Literary Literacy from Rildo Cosson (2018, 2019). We used theorical references related to objectives on the proposed study, such as: Ridenti (2000), Löwy and Sayre (1995), Zygmunt Bauman (2005), Regina Dalcastagnè (1996), Rildo Cosson (2018, 2019), and some others. We observed during the research that the voices which self-intercalate and the constant monologues are possible representations of the truculent period of the dictatorship as well as of the changes of a pos-modern society which do not bring reports about utopias, but actually negative epic events. Then, there is a reduction of action over-placing the flows of conscious and a chaos of thoughts which are fleeting and useless. This massive introspectiveness of the characters is the only alternative, since the external experiences are different. In addition, concerning to the researches which were selected, we observed that they did not have reports about practices in classrooms with the analyzes of the romance. On the other hand, we presented a proposal so that, in a future academic experience, we may promote the reading and share the results. This research was developed considering the intrinsic relationship on the novelist genre with social reality, being this the reason to analyze the novel in a sociologic perspective as well as to formulate a plausive proposal for the reading of the referred novel in classroom, taking in consideration that there are still obstacles to the reading of texts more complex and long in literature classes in schools and therefore we can reflect and rethink our practices as researcher teachers/educators.
Keywords: As Meninas
Identities
Dictatorship
Romance Teaching
Identidades
Ditadura
Dictadura
Ensino de romance
Enseñanza del romance
Análise de personagens
Lygia Fagundes Telles - Personagens
Análise do percurso narrativo - Lygia Fagundes Telles
Leitura em sala de aula
???metadata.dc.subject.cnpq???: Lingüística
Letras
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19223
Appears in Collections:Mestrado em Linguagem e Ensino.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JANILE SIMONY RODRIGUES BANDEIRA – DISSERTAÇÃO PPGLE CH 2021.pdfJanile Simony Rodrigues Bandeira - Dissertação - PPGLE CH 2021 796.07 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.