Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19227
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSILVA FILHO, W. C.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9769580986882849pt_BR
dc.contributor.advisor1OLIVEIRA, Tânia Régia de.-
dc.contributor.advisor1IDOLIVEIRA, T. R.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8611716751922688pt_BR
dc.contributor.referee1SILVA , Luciano da.-
dc.contributor.referee2SANTOS, Valdonilson Barbosa dos.-
dc.description.resumoEste trabalho possui como mote a questão homossexual na contemporaneidade (ERIBON, 2008), principalmente levando-se em conta sua especificidade na intersecção com a seara educacional. (LOURO, 2015), objetivando analisar, por meio da categoria do discurso e da análise do dispositivo da sexualidade sob ótica queer, as práticas discursivas dos docentes da formação geral e da formação técnica do Campus Itabaiana do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba. A metodologia usada é qualitativa (RICHARDSON, 1999) e, para a coleta de dados, foi utilizado o instrumental da entrevista semi-estruturada , visto que a mesma é um das mais indicadas para captar subjetividades (DUARTE, 2004). Esta análise privilegiou a elucidação de como as práticas discursivas produzem os processos de subjetivação, usando a abordagem foucaultiana (FISCHER, 2001). Saliente-se ainda que a análise do discurso efetuada possui abordagem pós-estruturalista (GIL, 2003). Ressalte-se ainda que tanto para transcrição das entrevistas quanto para efetuar a análise do discurso, se fez necessário mobilizar conceitos e procedimentos para a construção de um dispositivo analítico (ORLANDI, 2009). Assim, o referencial teórico usado neste trabalho é o emanado da teoria queer (GAMSON, 2006) imbricado ao dispositivo de sexualidade foucaultiano relativo à homossexualidade (LEON, 2010). Após a transcrição das entrevistas, foram determinadas as categorias de acordo com as questões de interesse, a saber: existência da temática da homossexualidade na prática docente, abordagem científica da homossexualidade enquanto conteúdo, e homossexualidade e preconceito no ambiente escolar. As análises apontaram diferenças consideráveis entre as práticas discursivas dos professores da formação geral e da formação técnica, resultando em uma invisibilização da discussão acerca da homossexualidade entre os docentes da formação técnica e da desnecessidade desta discussão para os mesmos, ocorrendo resistências mesmo se a abordagem for de cunho científico. As análises também apontaram que ciências humanas, na maioria das vezes, é que são encarregadas de tratar da temática, porém, ainda existe, tanto entre os pares quanto em outros membros da comunidade escolar na abordagem da questão, a indicação de que, mesmo entre outras questões consideradas polêmicas, a resistência à abordagem da homossexualidade, ainda que sob o viés científico, é mais aquilatada.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.programMESTRADO PROFISSIONAL DE SOCIOLOGIA EM REDE NACIONAL - CAMPINA GRANDEpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqSociologiapt_BR
dc.titleHomossexualidade e discurso docente no contexto da educação profissional e tecnológica.pt_BR
dc.date.issued2021-05-14-
dc.description.abstractThis work has as its motto the homosexual issue in contemporary times (ERIBON, 2008), mainly taking into account its specificity at the intersection with the educational. (LOURO, 2015), aiming to analyze, through the category of discourse and analysis of the device of sexuality from a queer perspective, the discursive practices of teachers of the general training and technical training of the Itabaiana Campus of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Paraíba. The methodology used is qualitative (RICHARDSON, 1999) and, for data collection, the instrumental of the semi-structured interview was used, since it is one of the most suitable for capturing subjectivities (DUARTE, 2004). This analysis the elucidation of how discursive practices produce the processes of subjectivation, using the Foucaultian approach (FISCHER, 2001). It should also be noted that the discourse analysis has a post-structuralist approach (GIL, 2003). Stand out although both for the transcription of the interviews and for the analysis of the discourse, made it necessary to mobilize concepts and procedures for the construction of a (ORLANDI, 2009). Thus, the theoretical framework used in this work is the emanated queer theory (GAMSON, 2006) imbricated to the foucaultian sexuality device on homosexuality (LEON, 2010). After the transcription of the interviews, categories according to the questions of interest, i.e. the existence of the theme of homosexuality in teaching practice, scientific approach to homosexuality as content, and homosexuality and prejudice in the school environment. The analyses significant differences between the discursive practices of teachers in vocational training and technical training, resulting in an invisibility of the discussion about the homosexuality among teachers of technical training and the need for this discussion resistances occur even if the approach is scientific in nature.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19227-
dc.date.accessioned2021-06-04T14:15:53Z-
dc.date.available2021-06-04-
dc.date.available2021-06-04T14:15:53Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectDiscourse analysispt_BR
dc.subjectHomosexualitypt_BR
dc.subjectTeaching practicept_BR
dc.subjectHomossexualidadept_BR
dc.subjectHomosexualidadpt_BR
dc.subjectAnálise do discursopt_BR
dc.subjectAnálisis del discursopt_BR
dc.subjectPrática docentept_BR
dc.subjectDiscurso docente e homossexualidadept_BR
dc.subjectEducação profissional e tecnológicapt_BR
dc.subjectÓtica queer - análise do discursopt_BR
dc.subjectQuestão homossexual - contemporaneidadept_BR
dc.subjectTeoria queerpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSILVA FILHO, Weyden Cunha e.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeHomosexuality and teaching discourse in the context of professional and technological educationpt_BR
dc.identifier.citationSILVA FILHO, W. C. e. Homossexualidade e discurso docente no contexto da educação profissional e tecnológica. 2021. 128 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia), Programa de Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional, Centro de Ciências e Tecnologia, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19227pt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional - Campus de Campina Grande

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
WEYDEN CUNHA E SILVA FILHO – DISSERTAÇÃO PROFSOCIO CH 2021.pdfWeyden Cunha e Silva Filho - Dissertação PROFSOCIO CH 2021934.52 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.