Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/1925
Title: "Do melhor possível ao sempre alerta": Disciplinando corpos e construindo identidades no Escotismo em Campina Grande - PB (1980-1990).
Other Titles: "From The Best to the Always Alert": Disciplining bodies and building identities in scouting in Campina Grande-PB (1980-1990).
???metadata.dc.creator???: LEANDRO, Andressa Barbosa de Farias.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: NASCIMENTO, Regina Coelli Gomes.
???metadata.dc.contributor.referee1???: OLIVEIRA, Iranilson Buriti de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: MEDEIROS NETA, Olívia Morais de.
Keywords: Escotismo em Campina Grande - PB;Grupos de Escoteiros;Escoteiros;Práticas Escoteiras;Disciplinamento dos corpos;Construção de identidade;Método Escoteiro;Formação do Escoteiro;Espaços disciplinares;Práticas simbólicas;Sentimento de pertencimento;Poder disciplinar - Foucault;Memória;Representações sociais - escoteiros;Construction of identity;Scouting in Campina Grande - PB;Scout Practices;Scout Training;Feeling of belonging;Social representations - scouts
Issue Date: 2014
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: LEANDRO, Andressa Barbosa de Farias. "Do melhor possível ao sempre alerta": Disciplinando corpos e construindo identidades no Escotismo em Campina Grande - PB (1980-1990). 2014. 185f. (Dissertação de Mestrado em História), Programa de Pós-graduação em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2014.
???metadata.dc.description.resumo???: O presente estudo tem como objetivo problematizar as práticas escoteiras vivenciadas, na cidade de Campina Grande-PB, nas décadas de 1980-1990, refletindo sobre o disciplinamento dos corpos e a construção de identidades nos Grupos de Escoteiros (General Sampaio, Santos Dumont e Baturité). Deste modo, com base, na análise de fontes orais, na documentação dos arquivos dos referidos Grupos de Escoteiros, nos registros da União dos Escoteiros do Brasil, fotografias e jornais, buscamos refletir como um movimento educativo pensado para a realidade dos jovens ingleses do início do século XX, conseguiu atrair tantas crianças para as suas fileiras na cidade de Campina Grande, na década de 1980-1990, quase cem anos depois de sua criação? Partindo da premissa de que os Grupos de Escoteiros são espaços disciplinares, cujo objetivo é a formação do jovem educado, cumpridor dos seus deveres e útil para a sociedade, refletimos sobre a aplicação do Método Escoteiro, entendido em nosso trabalho como um mecanismo que cumpre a função de disciplinar o corpo, a mente e as emoções dos escoteiros. Analisamos ainda as práticas simbólicas que perpassam o escotismo, responsáveis por estabelecerem a coesão e o sentimento de pertença entre os membros escoteiros, buscando a construção de uma identidade comum. Para a concretização desta pesquisa dialogou-se como alguns autores, a exemplo de FOUCAULT (1987) e suas reflexões teóricas sobre o poder disciplinar, BOSI (1994) e HALBWACHS (1990) acerca da memória, HALL (2005) que nos deu subsídio para discutir a produção de identidades, CHARTIER (1990) e sua análise sobre as representações sociais, CERTEAU (1994) sobre as táticas de resistência, dentre outros.
Keywords: Escotismo em Campina Grande - PB
Grupos de Escoteiros
Escoteiros
Práticas Escoteiras
Disciplinamento dos corpos
Construção de identidade
Método Escoteiro
Formação do Escoteiro
Espaços disciplinares
Práticas simbólicas
Sentimento de pertencimento
Poder disciplinar - Foucault
Memória
Representações sociais - escoteiros
Construction of identity
Scouting in Campina Grande - PB
Scout Practices
Scout Training
Feeling of belonging
Social representations - scouts
???metadata.dc.subject.cnpq???: História.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/1925
Appears in Collections:Mestrado em História.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ANDRESSA BARBOSA DE FARIAS LEANDRO - DISSERTAÇÃO PPGH 2014..pdfAndressa Barbosa de Farias Leandro - Dissertação PPGH 2014.6.17 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.