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Title: Solos: Concepções e práticas pedagógicas dos professores de Ciências e Geografia de escolas do campo, do município de Sumé/PB
Other Titles: Soils: Pedagogical conceptions and practices of Science and Geography teachers from rural schools in the municipality of Sumé/PB
???metadata.dc.creator???: SANTOS, Viviane Vasconcelos dos.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: VITAL, Adriana de Fátima Meira.
???metadata.dc.contributor.referee1???: OLIVEIRA, Fabiano Custódio de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: BRITO, Thyago Carneiro de.
???metadata.dc.contributor.referee3???: ARAÚJO, Raunira da Costa.
Keywords: Educação em solos;Educação contextualizada;Ensino de solos;Escolas do campo – Sumé - PB;Estudo de percepção;Percepção de professores;Ensino de Geografia;Ensino de ciências.;Soil education;Contextualized education;Soil teaching;Country schools - Sumé - PB;Perception study;Teacher perception;Geography teaching;Science teaching.
Issue Date: 14-May-2021
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SANTOS, Viviane Vasconcelos dos. Solos: Concepções e práticas pedagógicas dos professores de Ciências e Geografia de escolas do campo, do município de Sumé/PB. 2021. 45f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso Superior de Tecnologia em Agroecologia, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2021. Disponível em : http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19250
???metadata.dc.description.resumo???: O solo sustenta a vida na Terra e seus conceitos precisam ser considerados desde a formação inicial de todas as pessoas, de maneira ampla e significativa de modo a gerar mudança de atitudes e a apropriação de um forte senso de identificação e responsabilidade em relação a sua conservação e proteção. O trabalho objetivou analisar como os professores do ensino fundamental das escolas do campo do município de Sumé-PB percebem o solo, a importância de trabalhar esses conteúdos e como os mesmos estão inseridos no plano pedagógico destes docentes e quais as estratégias usadas para sensibilizar os educandos sobre a importância de conhecer e cuidar do solo. Para tanto, foi elaborado um estudo de percepção a partir de um questionário enviado via Plataforma Google Forms aos professores da rede municipal, após consulta preliminar via e-mail. A análise possibilitou verificar que a percepção dos professores sobre o solo ainda carece de mais aprofundamento com capacitações na área, que a inserção dos conteúdos do solo para promover e facilitar a aprendizagem é importante, e que a utilização de estratégias para dinamizar as aulas e motivar os educandos encontra respaldo nas ações extensionistas da universidade. Além disso consideram a abordagem do tema solos nos livros didáticos de Geografia e Ciências inadequada e descontextualizada e fizeram referência às atividades de Educação em Solos a partir das ações extensionistas do Projeto Solo na Escola/UFCG, situando-as como um importante veículo para popularizar o conhecimento do solo, que deve ser compreendido como elemento integrador da paisagem e componente essencial dos diferentes ecossistemas terrestres, fundamental para a sobrevivência humana, pelos inúmeros serviços ecossistêmicos que promove para a segurança alimentar e bem estar da coletividade humana.
Abstract: Soil sustains life on Earth and its concepts must be considered from the initial formation of all people, in a broad and expressive manner in order to generate change in attitudes and the appropriate sense of identification and responsibility in relation to its conservation and protection. The work aimed to analyze how the teachers of elementary school in the schools of the city of Sumé-PB perceive the soil, the importance of the works, these contents and how they are inserted in the pedagogical plan of these teachers and which ones are used to sensitize the students about the importance to know and care for the soil. To this end, a perception study was prepared based on a questionnaire sent via the Google Forms Platform to teachers in the municipal network, after preliminary consultation via e-mail. The analysis made it possible to verify that the teachers' perception of the soil still needs further study with training in the area, that the information on the soil contents to promote and facilitate learning is important, and that the use of a strategy to dynamize the classes and motivate the students find support in the university's extension actions. In addition, we consider the approach to the theme of soils in the textbooks of Geography and Sciences inadequate and out of context, and reference is made to the activities of Education in Soils based on the extension actions of Projeto Solo na Escola / UFCG, placing them as an important vehicle to popularize the knowledge of the soil, which must be understood as an integrating element of the landscape and an essential component of the different terrestrial ecosystems, fundamental for human survival, due to the countless ecosystem services it promotes for food security and the well-being of the human community.
Keywords: Educação em solos
Educação contextualizada
Ensino de solos
Escolas do campo – Sumé - PB
Estudo de percepção
Percepção de professores
Ensino de Geografia
Ensino de ciências.
Soil education
Contextualized education
Soil teaching
Country schools - Sumé - PB
Perception study
Teacher perception
Geography teaching
Science teaching.
???metadata.dc.subject.cnpq???: Agroecologia.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19250
Appears in Collections:Curso Superior de Tecnologia em Agroecologia - CDSA - Monografias

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