Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19271
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDRIBEIRO, T. L. S.pt_BR
dc.contributor.advisor1LINHEIRA, Caroline Zabendzala.-
dc.contributor.advisor1IDLINHEIRA, C.Z.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6305113910618754pt_BR
dc.contributor.referee1SANTOS, Michelle Gomes dos.-
dc.contributor.referee2GIESTA, Letícia Caporlíngua.-
dc.description.resumoEsta pesquisa foi motivada pela importância de identificar e analisar as contribuições e lacunas da formação acadêmica para a prática docente no cotidiano dos alunos egressos do curso de licenciatura em Ciências Biológicas do Centro de Educação e Saúde da Universidade Federal de Campina Grande — CES/UFCG. A expansão universitária no Brasil veio com o objetivo de democratizar o acesso ao Ensino Superior, e também formar profissionais para atender a demanda especialmente no interior do país. No caso do CES vivenciamos os desafios da formação de professores em um contexto de expansão. Portanto, esta pesquisa veio na necessidade de avaliarmos o trabalho desenvolvido num campus jovem, num contexto da expansão universitária em uma região carente de professores na área de ciências da natureza, que dentre muitas ausências tem a formação de professores com atividade paralela ao desenvolvimento de pesquisas em áreas duras das Ciências Biológicas descaracterizando de certa forma o curso de licenciatura. Nossa pesquisa pretende investigar esse universo através do discurso dos professores. Os resultados obtidos demostraram que a universidade tem uma importância significativa na nossa formação acadêmica e profissional proporcionando de diversas maneiras um aprendizado único e efetivo, porém com algumas dificuldades na articulação entre a formação teórica e atuação prática. Dessa maneira, os resultados demostraram que a formação docente é globalmente idealizada segundo um modelo aplicacionista do conhecimento, onde os alunos assistem aulas de algumas disciplinas que se fundamental em teorias proposicional. É necessário que as universidades possam propor aos seus docentes o desafio de repensar o “bom ensino” e construir novos paradigmas para aprendizagem dos estudantes. Constatou—se que a maioria dos professores não pretendia seguir na área educacional e que com o passar do tempo foram se identificando com a área e atualmente são professores de Ciências e Biologia. 0 trabalho teve como finalidade apontar e analisar alguns pontos nesta formação dando espaço para que os professores demonstrassem em seus depoimentos as possíveis ausências no curso a fim de que se possa melhora-lo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Educação e Saúde - CESpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqCiências Biológicaspt_BR
dc.titleDa universidade à sala de aula: percepções dos egressos do Curso de Ciências Biológicas do CES/UFCG sobre sua formação docente.pt_BR
dc.date.issued2012-
dc.description.abstractThis research was motivated by the importance of identifying and analyzing the contributions and shortcomings of academic training for teaching practice in everyday alumni of the undergraduate program in Biological Sciences and the Center for Health Education, Federal University of Campina Grande — CES / UFCG. The university expansion in Brazil carne with the goal of democratizing access to higher education, and also train professionals to meet the demand especially in the countryside. In the case of CES experienced the challenges of teacher education in a context of expansion. Therefore, this research carne from the need to evaluate the work of a young campus, in the context of university expansion in a region devoid of teachers in the sciences of nature, that among many absences have teacher training with parallel activity to the development of research in hard areas of Biological Sciences mischaracterize somehow the degree course. Our research intends to investigate this universe through the speech of teachers. The results showed that the university has a significant importance in our academic and professional providing a learning experience in many ways unique and effective, but with some difficulties in articulating the theoretical and practical performance. T hus. the results demonstrated that teacher training is globally according to an idealized model applicationist knowledge, where students attend some classes of disciplines that are essential for propositional theories. It is necessary for universities to offer its teachers with the challenge of rethinking the " good teaching" and construct new paradigms for student learning. It was found that most teachers did not intend to follow in education and over time were identifying themselves with the area and are now teachers of Science and Biology. The study was aimed at analyzing some point and points in this formation giving space for teachers to demonstrate in their statements on the possible absences course so that we can improve it.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19271-
dc.date.accessioned2021-06-07T19:31:50Z-
dc.date.available2021-06-07-
dc.date.available2021-06-07T19:31:50Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectExpansão universitariapt_BR
dc.subjectPrática docentept_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectuniversity expansionpt_BR
dc.subjectteaching practicept_BR
dc.subjectUniversity educationpt_BR
dc.subjectexpansión universitariapt_BR
dc.subjectpráctica docentept_BR
dc.subjectEnseñanza superiorpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorRIBEIRO, Thacyana Lenize Santos.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeFrom the university to the classroom: perceptions of CES/UFCG biological science course graduates about their teacher training.pt_BR
dc.title.alternativeDe la universidad al aula: percepciones de los egresados ​​del curso de ciencias biológicas CES / UFCG sobre su formación docente.pt_BR
dc.identifier.citationRIBEIRO, Thacyana Lenize Santos. Da universidade á sala de aula: percepções dos egressos do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do CES/UFCG sobre sua formação docente. 2012. 68 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2012.pt_BR
dc.description.resumenEsta investigación estuvo motivada por la importancia de identificar y analizar contribuciones y lagunas en la formación académica para la práctica docente en la vida cotidiana de los estudiantes de posgrado de la Licenciatura en Ciencias Biológicas del Centro de Educación y Salud de Universidad Federal de Campina Grande - CES / UFCG. La expansión universitaria en Brasil vino con el objetivo de democratizar el acceso a la educación superior, y también capacitar profesionales para atender la demanda, especialmente en el interior del país. En el caso en CES, vivimos los desafíos de la formación docente en un contexto de expansión. Por tanto, esta investigación surgió de la necesidad de evaluar el trabajo desarrollado en un campus joven, en un contexto de expansión universitaria en un región carente de profesores en el área de ciencias naturales, que entre muchos Las ausencias cuentan con la formación del profesorado con actividades paralelas al desarrollo de investigaciones en áreas duras de las ciencias biológicas que caracterizan erróneamente la curso de grado. Nuestra investigación tiene la intención de investigar este universo a través de la discurso de los profesores. Los resultados obtenidos mostraron que la universidad ha una importancia significativa en nuestra formación académica y profesional. proporcionando de diferentes formas un aprendizaje único y eficaz, pero con algunas dificultades en la articulación entre formación teórica y ejecución práctica. De eso De esta forma, los resultados mostraron que la formación del profesorado está idealizada globalmente. según un modelo de conocimiento aplicacionista, donde los estudiantes asisten a clases en algunas disciplinas que se vuelven fundamentales en las teorías proposicionales. Es necesario que el las universidades pueden proponer a sus profesores el desafío de repensar la "buena enseñanza" y construir nuevos paradigmas para el aprendizaje de los estudiantes. Se encontró que el la mayoría de los docentes no pretendía continuar en el área educativa y que como el Hace tiempo que se identifican con el área y actualmente son profesores de Ciencias y Biología. El propósito del trabajo fue señalar y analizar algunos puntos de este capacitación dando espacio para que los maestros demuestren en sus testimonios la posibles ausencias del curso con el fin de mejorarlo.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas - CES - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
THACYANA LENIZE SANTOS RIBEIRO - TCC LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS CES 2012.pdfThacyana Lenize Santos Ribeiro - TCC Licenciatura em Ciências Biológicas CES 201212.37 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.