Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19280
Title: A (des)construção das diferenças sexuais: da perspectiva identitária à Teoria Queer.
Other Titles: The (de)construction of sexual differences: from the identity perspective to queer theory.
???metadata.dc.creator???: DANTAS, Elizângela Vieira Pessoa.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: DANTAS, Nozângela Maria Rolim.
???metadata.dc.contributor.referee1???: JOCA, Alexandre Martins.
???metadata.dc.contributor.referee2???: GUIDOTTI, Viviane.
Keywords: Teoria Queer;Sexualidade;Identidade;Gênero;Educação;Queer theory;Sexuality;Identity;Gender;Education
Issue Date: 2-Dec-2020
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: DANTAS, Elizângela Vieira Pessoa. A (des)construção das diferenças sexuais: da perspectiva identitária à teoria Queer. 2020. 36f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2020.
???metadata.dc.description.resumo???: O presente trabalho tem como objetivo geral fazer uma reflexão sobre as (des)construções das diferenças a partir das políticas de identidade da Teoria Queer, tendo em vista a desestruturação do preconceito e da valorização das diferenças por meio da literatura pertinente ao assunto. Para a realização da pesquisa e sua análise, buscou-se desenvolver uma pesquisa qualitativa e bibliográfica. Este estudo se utilizou de revisão bibliográfica, com consulta do Google Scholar na busca de artigos, pesquisas cientificas e livros que abordam a temática proposta para discussão, levantamento de dados e análise. O referencial teórico está organizado em duas partes: a primeira traz uma abordagem sobre a Teoria Queer, do seu surgimento e alguns conceitos até à discussão e reflexões mais atuais. A segunda procurou se deter a temática da sexualidade e da construção de identidades. Inserido nesta discussão está o ser humano quando se relaciona com questões referentes a sexualidade, a dualidade sexo/gênero e a não aceitação e imposição de outra parte da sociedade que se denomina heteronormativa. Desse modo, o debate envolve uma problemática bastante relevante por se tratar de uma abordagem que se refere ao direito de ser ou apresentar-se enquanto pessoa LGBTQ+. A partir das análises da teoria, a pesquisa observou que ainda tem um longo caminho a ser percorrido pela comunidade LGBTQ+ e um deles é por meio de uma proposta curricular nas escolas, onde se possa trabalhar essa temática com a comunidade escolar. Além do mais, a discussão também ainda gira em torno do preconceito ético-moral e religioso que é um dos principais obstáculos a ser vencido pelo movimento, em especial nas escolas, pois há muita interferência dos pais e políticos conservadores. No entanto, os teóricos demonstram que, apesar das dificuldades enfrentadas, houve avanços por parte dos movimentos realizados por esses sujeitos em busca de igualdade de direitos para afirmação de suas identidades na sociedade em que vive e no mundo.
Abstract: The present study has the idea of making a reflexion on the differences deconstruction as a general goal, based on the Queer Theory policies, taking in consideration the prejudice deconstruction and the differences appreciation through the literature related to the subject. In order to succeed on doing the research and its analysis, it has been developed a qualitative and bibliographic study. This study used bibliographic review, consulting Google Scholar on searching for articles, scientific researches, books on the subject presented to discuss, data survey and analysis. The theoretical framework is organized in two parts: the first one, brings an approach on the Queer Theory, from its begining and some definitions until the discussion and reflexion from todays context. The second one, tried to sustain the sexuality and identity constrution thematic. Inside this discussion context is the human being when its related to sexuality matter, gender duality matter, the non acception and imposition from parts of society that defines it self as heteronormative. In conclusion, the debate presents an extreme relevant thematic, becouse it brings an approach on the rights of beign or presenting yourself as a member on the LGBTQ+ comunity. Usin the analysis on the theory, the research has observed that there is still a long way to the LGBTQ+ comunity to go over, and one way of doing it is through a curricular proposal at schools, enabling the thematic to work along with the schoolar comunity. Plus, the discussion also relates on the moral, ethic and religious prejudice, that is one of the most difficult obstacles to be beaten by the cause, specialy at schools becouse there are parents interventions and conservadors policies. All though, the theorics demonstrates that even with the strugles, there has been advances on the comunity movements that searches the rights equality to ensure its identities inside the society and in the world.
Keywords: Teoria Queer
Sexualidade
Identidade
Gênero
Educação
Queer theory
Sexuality
Identity
Gender
Education
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19280
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ELIZÂNGELA VIEIRA PESSOA DANTAS. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2020.pdfElizângela Vieira Pessoa Dantas. Monografia Pedagogia. CFP 2020.386.31 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.