Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19282
Title: Inclusão de alunos autistas nas escolas regulares.
Other Titles: Inclusion of autistic students in regular schools.
???metadata.dc.creator???: OLIVEIRA, Joseilda Gonçalves de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: DANTAS, Nozângela Maria Rolim.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SOARES, Luisa de Marillac Ramos.
???metadata.dc.contributor.referee2???: CORRÊA, Adriana.
Keywords: Educação inclusiva;Autismo;Criança com TEA;Educação infantil;Aluno autista;Inclusive education;Autism;Child with ASD;Child education;Autistic student
Issue Date: 3-Dec-2020
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: OLIVEIRA, Joseilda Gonçalves de. Inclusão de alunos autistas nas escolas regulares. 2020. 57f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2020.
???metadata.dc.description.resumo???: O presente trabalho tem como objetivo identificar os limites e possibilidades encontrados pelos educadores na inclusão do aluno autista na Educação Infantil, por meio do estudo bibliográfico, bem como verificar a importância do trabalho pedagógico para o desenvolvimento do aluno autista na Educação Infantil e averiguar quais pontos da lei (Estatuto da Pessoa com Deficiência) estão voltados para as políticas públicas educacionais com os autistas na escola. A metodologia utilizada foi a de cunho qualitativo e bibliográfico realizado por meio de quatro trabalhos retirados da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTB). Esses trabalhos tratam da inclusão de crianças com TEA na Educação Infantil. A partir da análise desses trabalhos se observou os seguintes resultados: a importância da capacitação dos professores para lidar com os alunos com TEA; conhecer as necessidades dos alunos com TEA e suas características no intuito de desenvolver as atividades adequadas para esse aluno; as leis são importantes, mas são de difícil aplicação na escola e na sociedade; há resistência por parte dos docentes em trabalhar com essa população, entre outros. Foi feita uma reflexão sobre a importância de conhecer o processo histórico do Transtorno do Espectro Autista (TEA), com suas supostas causas e diagnóstico, bem como a importância da educação e da formação dos professores e suas práticas pedagógicas para o acompanhamento da criança com TEA, e a importância do convívio da criança autista no contexto escolar, buscou-se também fazer uma breve apresentação das principais leis da pessoa com deficiência, na perspectiva de auxiliar na busca e realização de seus direitos, em especial os direitos a saúde e a educação. Por fim, faz-se necessário mais pesquisas na área, em especial na educação infantil, pois é uma das etapas de muita importância para o desenvolvimento educacional e pessoal da criança com TEA.
Abstract: The present work aims to identify the limits and possibilities found by educators in the inclusion of the autistic student in Early Childhood Education, through bibliographic study, as well as to verify the importance of pedagogical work for the development of autistic student in Early Childhood Education and to ascertain which points of the law (Statute of the Person with Disabilities) are focused on educational public policies with autistic children at school. he methodology used was that of a qualitative and bibliographic nature carried out through four works taken from the Digital Library of Theses and Dissertations (BDTB). These works deal with the inclusion of children with ASD in Early Childhood Education. From the analysis of these works, the following results were observed: the importance of teacher training to deal with students with ASD; know the needs of students with ASD and their characteristics in order to develop the appropriate activities for that student; laws are important, but they are difficult to apply at school and in society; there is resistance on the part of teachers to work with this population, among others. A reflection was made on the importance of knowing the historical process of Autistic Spectrum Disorder (ASD), with its supposed causes and diagnosis, as well as the importance of teacher education and training and its pedagogical practices for monitoring children with ASD. , and the importance of living with autistic children in the school context, we also sought to make a brief presentation of the main laws of people with disabilities, with the perspective of assisting in the search and realization of their rights, especially the rights to health and education . Finally, more research is needed in the area, especially in early childhood education, as it is one of the most important stages for the educational and personal development of children with ASD.
Keywords: Educação inclusiva
Autismo
Criança com TEA
Educação infantil
Aluno autista
Inclusive education
Autism
Child with ASD
Child education
Autistic student
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19282
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JOSEILDA GONÇALVES DE OLIVEIRA. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2020.pdfJoseilda Gonçalves de Oliveira. Monografia Pedagogia. CFP 2020.370.3 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.