Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19284
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDCASIMIRO, M. P.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8162063530566571pt_BR
dc.contributor.advisor1LIMA, Maria Janete de.-
dc.contributor.advisor1IDLIMA, Maria Janete de.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5915176278735581pt_BR
dc.contributor.referee1CUNHA, Ane Cristine Hermínio.-
dc.contributor.referee2NOGUEIRA, José Rômulo Feitosa.-
dc.description.resumoO presente trabalho abordou o uso das Tecnologias Digitais e os Processos de ensino e aprendizagem nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, que teve como objetivo geral: Identificar o uso das tecnologias nas práticas pedagógicas nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, e os objetivos específicos foram: Analisar o entendimento de professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental sobre as tecnologias e os jogos educativos no processo de ensino e aprendizagem e Pesquisar quais os Jogos Educativos Digitais que têm sido usados no processo de ensino e aprendizagem. Para alcançar os objetivos citados, foi realizado um levantamento teórico utilizando artigos, revistas sobre o tema estudado e uma pesquisa qualitativa de tipo descritiva, utilizando como instrumento de coleta de dados um questionário. A pesquisa foi realizada em duas escolas públicas, tendo como sujeitos duas gestoras, uma coordenadora e duas professoras. A análise dos dados deu-se mediante as respostas do questionário. Após a análise dos dados observou-se que uso das tecnologias e dos jogos digitais na prática pedagógica não acontece de maneira repentina, requer algumas adaptações, estudos, condições de formação e trabalho para que assim o uso das tecnologias na escola aconteça de forma efetiva contribuindo de maneira significativa no desempenho escolar do educando.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleTecnologias digitais e os processos de ensino e aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental.pt_BR
dc.date.issued2020-12-01-
dc.description.abstractThe present work addressed the use of Digital Technologies and the Teaching- Learning Processes in the Early Years of Elementary School, which had as its general objective: To identify the use of technologies in teaching practices in the Early Years of Elementary School. The specific objectives were: To investigate the use of digital information and communication technologies in the school curriculum; Analyze the understanding of teachers of the Early Years of Elementary Education about technologies and educational games in the teaching-learning process and Research which Digital Educational Games have been used in the teaching-learning process. In order to achieve the aforementioned objectives, a theoretical survey was carried out using articles, magazines on the studied subject and a qualitative exploratory research, using a questionnaire as a data collection instrument. The research was carried out in two public schools, with two managers, one coordinator and two teachers as subjects. The analysis of the data took place through the answers of the questionnaire. After analyzing the data, it was observed that the use of technologies and digital games in pedagogical practice does not happen suddenly, it requires some adaptations, studies, training and work conditions so that the use of technologies in schools happens effectively contributing significantly in the school performance of the student.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19284-
dc.date.accessioned2021-06-08T12:43:35Z-
dc.date.available2020-06-08-
dc.date.available2021-06-08T12:43:35Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectTecnologiapt_BR
dc.subjectTDCICspt_BR
dc.subjectJogos digitaispt_BR
dc.subjectPráticas pedagógicaspt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectTechnologypt_BR
dc.subjectDigital gamespt_BR
dc.subjectPedagogical practicespt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorCASIMIRO, Magali Pedrosa.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeDigital technologies and teaching and learning processes in the early years of elementary school.pt_BR
dc.identifier.citationCASIMIRO, Magali Pedrosa. Tecnologias digitais e os processos de ensino e aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental. 2020. 51f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2020.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MAGALI PEDROSA CASIMIRO. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2020.pdfMagali Pedrosa Casimiro. Monografia Pedagogia. CFP 2020.762.67 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.