Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19286
Title: O uso das tecnologias educacionais em duas escolas do município de São Domingos-PB.
Other Titles: The use of educational technologies in two schools in the city of São Domingos-PB.
???metadata.dc.creator???: SILVA, Danilo de Sousa.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: MACHADO, Viviane Guidotti.
???metadata.dc.contributor.referee1???: DANTAS, Nozângela Maria Rolim.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SOUSA, Rozilene Lopes de.
Keywords: Tecnologias educacionais;Ensino-aprendizagem;Escola;Educação;Educational technologies;Teaching-learning;School;Education
Issue Date: 10-Jun-2020
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SILVA, Danilo de Sousa. O uso das tecnologias educacionais em duas escolas do município de São Domingos-PB. 2020. 41f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2020.
???metadata.dc.description.resumo???: A presente pesquisa realizou um estudo acerca do uso das tecnologias educacionais em duas escolas públicas locadas na cidade de São Domingos, município situado no sertão do estado da Paraíba (PB). O problema da pesquisa foi: Como se dá o uso das tecnologias educacionais em sala de aula pelos professores das escolas públicas do município de São Domingos PB? O objetivo geral da pesquisa foi: compreender como os professores das escolas públicas de São Domingos-PB estão utilizando tecnologias educacionais em sala de aula, e também teve como objetivos específicos: analisar como está se dando o uso pedagógico por parte dos professores das tecnologias educacionais nas duas escolas; identificar se há adequação na instituição que permita a utilização das tecnologias educacionais em sala de aula pelos docentes e refletir como se dá a prática dos professores frente às tecnologias educacionais em ambas as instituições. A fundamentação teórica teve base nos estudos de Bagno (2008), Cox (2008), Oliveira (2012), Tajra (2012) e Pretto (2013). E como fundamentação metodológica a pesquisa foi de abordagem qualitativa e exploratória (LÜDKE; ANDRÉ, 1986), o instrumento de coleta de dados foi: a aplicação de um questionário semiestruturado com dois professores de cada instituição. Os resultados provenientes da pesquisa apontaram que, apesar das qualificações dos professores para atuarem frente às tecnologias educacionais, ainda existem dificuldades quanto à disponibilização de equipamentos que possibilitem um eficiente uso dessas tecnologias em benefício do processo de ensino e aprendizagem. Diante dos resultados apresentados, torna-se essencial que as Escolas públicas de São Domingos em conjunto com as autoridades superiores, invistam mais no uso das tecnologias educacionais e na formação dos professores para atuarem com elas. Os resultados apontam a essa necessidade escancarada nas escolas, uma maior disponibilização de equipamentos tecnológicos tornará tanto o ensino remoto como o presencial, mais interessante e consequentemente mais eficiente.
Abstract: This research will carry out a study about the use of educational technologies in two public schools located in the city of São Domingos, a municipality located in the hinterland of the state of Paraíba (PB). The research problem will be: How is the use of educational technologies in the classroom by teachers from public schools in the city of São Domingos PB? The general objective of the research will be: to understand how teachers from public schools in São Domingos-PB are using educational technologies in the classroom, and will also have as specific objectives: to analyze how pedagogical use is taking place by teachers of educational technologies in both schools; to identify if there is adequacy in the institution that allows the use of educational technologies in the classroom by teachers and to reflect on how teachers practice in relation to educational technologies in both institutions. The theoretical basis will be based on the studies of Bagno (2008), Cox (2008), Oliveira (2012), Tajra (2012) and Pretto (2013). And as a methodological basis, the research will be of a qualitative and exploratory approach (LÜDKE; ANDRÉ, 1986), the data collection instrument will be: the application of a semi-structured questionnaire with two professors from each institution. The results from the research pointed out that, despite the teachers' qualifications to provide freight to educational technologies, there are still difficulties regarding the availability of equipment that enables an efficient use of these technologies for the benefit of the teaching and learning process. In view of the results presented, it is essential that the public schools of São Domingos, together with the higher authorities, invest more in the use of educational technologies and in the training of teachers to work with them. The results point to this gaping need in schools, a greater availability of technological equipment will make both remote and face-to-face teaching more interesting and consequently more efficient.
Keywords: Tecnologias educacionais
Ensino-aprendizagem
Escola
Educação
Educational technologies
Teaching-learning
School
Education
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19286
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DANILO DE SOUSA SILVA. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2020.pdfDanilo de Sousa Silva. Monografia Pedagogia. CFP 2020.326.46 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.