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Title: A arte digital: ferramenta para a promoção de saúde nas redes sociais.
Other Titles: Digital art: a tool for promoting health on social networks.
???metadata.dc.creator???: PEDROSA, Francisco Lucas Farias.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: DANTAS, Rosimery Cruz de Oliveira.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SILVA , Francisco Fábio Marques da.
???metadata.dc.contributor.referee2???: CABRAL , Symara Abrantes Albuquerque de Oliveira.
Keywords: Promoção de saúde;Redes sociais;Enfermagem;Educação em saúde;Serviços de informação;Health promotion;Social networks;Nursing;Health education;Information services
Issue Date: 20-Nov-2020
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: PEDROSA, Francisco Lucas Farias. A arte digital: ferramenta para a promoção de saúde nas redes sociais. 2020. 50f. Monografia (Bacharelado em Enfermagem) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2020.
???metadata.dc.description.resumo???: A promoção de saúde representa uma mudança no direcionamento das ações sociais. Dentre os diversos profissionais envolvidos em tal promoção, destaca-se o profissional de enfermagem, cujo principal objeto de trabalho é o cuidado ao ser humano, que se dá pela interação enfermeiro-cliente em situações tanto de adoecimento como de saúde. Objetivou-se avaliar a prática de promoção da saúde a partir da utilização da arte gráfica digital nas redes sociais como ferramenta nesse processo. Trata-se de um estudo transversal, observacional, de abordagem quantitativa e qualitativa, realizada com a população que utiliza a rede social Instagram, a partir da criação da conta de perfil “Saúde nas mãos”. Adotou-se como critérios de inclusão: ser residente na federação brasileira, sem restrição de idade, sexo, cor ou etnia. Foram produzidas 20 imagens pelo próprio pesquisador, sendo utilizadas 10 após sorteio. Os dados foram coletados no domínio. A conta do instagram “Saúde nas mãos” contou com 1.029 seguidores, dos quais a maioria era do gênero feminino, na faixa etária de 25 a 34 anos. As imagens publicadas apresentaram influência positiva, com maior destaque Atividade Física, Câncer de Próstata, Depressão, Diabetes e Infecções Sexualmente Transmissíveis, que alcançaram acima de 25 curtidas e 486 visualizações. A partir da análise de conteúdo dos comentários das postagens, foram construídas cinco categorias: Importância da informação, Benefício da Informação, Transformação pela informação, Prevenção pela informação e Valorização da iniciativa. Conclui-se que o enfermeiro não necessariamente precisa estar em um ambiente físico para promover saúde, uma vez que, as mídias sociais possuem um grande poder de disseminação e alcance, configurando-se uma grande aliada para promoção.
Abstract: Health promotion represents a change in the direction of social actions. Among the several professionals involved in such promotion, the nursing professional stands out, whose main object of work is the care to the human being, which is given by the interaction nurse-customer in situations of both illness and health. The objective was to evaluate the practice of health promotion from the use of digital graphic art in social networks as a tool in this process. It is a transversal, observational study of quantitative and qualitative approach, performed with the population that uses Instagram social network, from the creation of the profile account "Health in hands". Inclusion criteria were adopted as: being resident in the Brazilian federation, without restrictions on age, sex, color or ethnicity. Twenty images were produced by the researcher himself, being used 10 after the raffle. The data were collected in the domain. The account of the instagram "Health in the hands" counted with 1,029 followers, the majority of which were female, in the 25 to 34 age group. The published images had a positive influence, with greater emphasis on Physical Activity, Prostate Cancer, Depression, Diabetes and Sexually Transmitted Infections, which reached over 25 tanned and 486 views. From the analysis of the content of the comments of the posts, five categories were built: Importance of Information, Benefit of Information, Transformation through Information, Prevention through Information and Valorization of the initiative. It is concluded that the nurse does not necessarily need to be in a physical environment to promote health, since social media have a great power of dissemination and reach, forming a great ally for promotion.
Keywords: Promoção de saúde
Redes sociais
Enfermagem
Educação em saúde
Serviços de informação
Health promotion
Social networks
Nursing
Health education
Information services
???metadata.dc.subject.cnpq???: Enfermagem.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19288
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