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Title: As redes sociais e o marketing eleitoral: um estudo de caso nas eleições/2020 em Amparo-PB.
Other Titles: Social networks and electoral marketing: a case study in the elections/2020 in Amparo-PB.
???metadata.dc.creator???: OLIVEIRA JUNIOR, Valdir Ramos de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: NASCIMENTO, Alex Bruno Ferreira Marques do.
???metadata.dc.contributor.referee1???: NÓBREGA JÚNIOR, José Maria Pereira da.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SILVA, Luiz Antônio Coelho da.
Keywords: Marketing eleitoral;Redes sociais e eleições;Amparo – PB – Eleições 2020;Eleições 2020 em Amparo - PB;Eleições municipais;Redes sociais e marketing eleitoral;Electoral marketing;Social networks and elections;Amparo – PB – 2020 Elections;Social networks and electoral marketing;2020 Elections in Amparo - PB;Municipal elections
Issue Date: 28-May-2021
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: OLIVEIRA JUNIOR, Valdir Ramos de. As redes sociais e o marketing eleitoral: um estudo de caso nas eleições 2020 em Amparo-PB. 2021. 39f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Artigo), Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19304
???metadata.dc.description.resumo???: O presente artigo apresenta uma discussão sobre o marketing eleitoral, e a importância das redes sociais como ferramenta de marketing, na eleição para prefeito no município de Amparo-PB no ano de 2020, este trabalho tem o seguinte objetivo geral: Identificar a influência das redes sociais nas campanhas eleitorais no município de Amparo/PB a partir da visão dos eleitores e dos candidatos à prefeitura, entendendo como as estratégias e ferramentas de marketing eleitoral que foram utilizadas pelos candidatos à prefeitura e qual seu impacto no resultado da disputa eleitoral no atual contexto de canais digitais. Neste trabalho também é demonstrado algumas definições e discussões sobre marketing, marketing político e marketing eleitoral. Este conta também com três focos de análise, a primeira se trata de um acompanhamento das redes sociais (Instagram e Facebook) dos candidatos João Luiz Lacerda Júnior do partido PDT (candidato 1) e Inácio Nóbrega do DEM (candidato 2), no qual foi levantado o número de amigos no Facebook, e no Instagram foram levantados número de seguidores, de pessoas que seguidas e quantidade de publicações, no segundo foco foi desenvolvido e aplicado um questionário com o público (eleitores do município de AmparoPB), o qual contou com 51 participantes com idade entre 16 a 58 anos. No terceiro foco foi realizada entrevista com os dois candidatos à prefeitura no pleito de 2020, com o candidato 1 a entrevista foi feita por meio do Whatsapp por motivos de logística para o trabalho e a com o candidato 2 a entrevista foi feita pessoalmente em seu gabinete, a entrevista continha nove questões e com base nos dados coletados por estes instrumentos podemos identificar o grau de importância das redes sociais nas eleições municipais de 2020 em Amparo-PB.
Abstract: This article presents a discussion on electoral marketing, and the importance of social networks as a marketing tool, in the election for mayor in the city of Amparo-PB in 2020, this work has the following general objective: Identify the influence of networks social campaigns in the city of Amparo/PB from the viewpoint of voters and candidates for mayor, understanding how electoral marketing strategies and tools are used by mayoral candidates and what is their impact on the outcome of the electoral dispute in the current context of digital channels. This work also demonstrates some definitions and discussions on marketing, political marketing and electoral marketing. It also has three focuses of analysis, the first is a monitoring of social networks (Instagram and Facebook) of the candidates João Luiz Lacerda Júnior of the PDT party (candidate 1) and Inácio Nóbrega of the DEM (candidate 2), in which he was the number of friends on Facebook was surveyed, and on Instagram the number of followers, people followed and number of publications were surveyed. In the second focus, a questionnaire was developed and applied to the public (electors in the municipality of Amparo-PB), which had 51 participants aged between 16 and 58 years. In the third focus, an interview was conducted with the two candidates for mayor in the 2020 election, with candidate 1 the interview was conducted through Whatsapp for reasons of work logistics and with candidate 2 the interview was conducted in person in his office , the interview contained nine questions and based on the data collected by these instruments, we can identify the degree of importance of social networks in the 2020 municipal elections in Amparo-PB.
Keywords: Marketing eleitoral
Redes sociais e eleições
Amparo – PB – Eleições 2020
Eleições 2020 em Amparo - PB
Eleições municipais
Redes sociais e marketing eleitoral
Electoral marketing
Social networks and elections
Amparo – PB – 2020 Elections
Social networks and electoral marketing
2020 Elections in Amparo - PB
Municipal elections
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19304
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