Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/1931
Title: Trabalho e Fé: A cruz da menina e o patrimônio cultural voltado ao turismo religioso na Cidade de Patos 1993 a 2010.
Other Titles: Work and Faith: Cross of the girl and the cultural patrimony focused on religious tourism in the City of Patos from 1993 to 2010.
???metadata.dc.creator???: SIRINO, Jean François de Figueiredo.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: LIMA, Marinalva Vilar de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: GNERRE, Maria Lucia Abaurre.
???metadata.dc.contributor.referee2???: NASCIMENTO, Regina Coelli Gomes do.
Keywords: Turismo religioso - Patos - PB;Cruz da Menina - Patos - PB;Religiosidade popular;Patrimônio Cultural e Religião;Memória e Patrimônio;Espetacularização do sagrado;Políticas Públicas de Turismo Religioso;Crença - Patrimônio imaterial;Patrimônio Imaterial;Santuário Cruz da Menina - Patos - PB;Método Indiciário - Carlo Ginsburg;Carlo Ginsburg - Método Indiciário;Tourisme religieux;Patrimoine culturel;Mémoire
Issue Date: 30-Mar-2012
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SIRINO, Jean François de Figueiredo. Trabalho e Fé: A cruz da menina e o patrimônio cultural voltado ao turismo religioso na Cidade de Patos 1993 a 2010. 2012. 141f. (Dissertação de Mestrado em História), Programa de Pós-graduação em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2012.
???metadata.dc.description.resumo???: A presente dissertação discuti o turismo religioso em seu imbricamento com o patrimônio cultural na cidade de Patos, tendo como locus de estudo o Santuário Religioso Cruz da Menina, localizado na saída da cidade em direção ao alto sertão paraibano. Nosso recorte temporal vai de 1993 à atualidade, embora que em determinados momentos, sejamos obrigados a retornar em décadas anteriores para melhor explicar os fatos. Nesse ínterim, procuramos perceber as transformações ocorridas a partir da construção do santuário pelo poder político em 1993, transformações essas que adentram o campo do visível e do sensível. Nessa perspectiva, buscamos observar os interesses políticos envolvidos na construção do santuário religioso da cruz menina, levando em conta a reação da população de Patos no que diz respeito à espetacularização da fé a partir de 1993, ano de inauguração do parque e das novas sensibilidades geradas a partir daí, haja vista que, ocorreu uma mudança na cartografia urbana de Patos, e por sua vez, fundaram novas sociabilidades. Enfim, na busca por respostas para as nossas perguntas sobre o aparecimento do turismo religioso na cidade de Patos, nos servimos de diferentes fontes historiográficas, entre elas: livros de memória, relatos orais de memória, romances, jornais e fotografias. No diálogo com essa diversidade de fontes o método indiciário do pesquisador e historiador Carlo Ginsburg foi de grande valia. Um estudo que trás a possibilidade de pensar os bens religiosos enquanto patrimônio cultural imaterial de um grupo, como no caso da cidade de Patos.
Keywords: Turismo religioso - Patos - PB
Cruz da Menina - Patos - PB
Religiosidade popular
Patrimônio Cultural e Religião
Memória e Patrimônio
Espetacularização do sagrado
Políticas Públicas de Turismo Religioso
Crença - Patrimônio imaterial
Patrimônio Imaterial
Santuário Cruz da Menina - Patos - PB
Método Indiciário - Carlo Ginsburg
Carlo Ginsburg - Método Indiciário
Tourisme religieux
Patrimoine culturel
Mémoire
???metadata.dc.subject.cnpq???: História.
Turismo.
Ciência das Religiões.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/1931
Appears in Collections:Mestrado em História.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JEAN FRANÇOIS DE FIGUEIREDO SIRINO - DISSERTAÇÃO PPGH 2012..pdfJean François de Figueiredo Sirino - Dissertação PPGH 2012.3.64 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.