Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19365
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1NOGUEIRA, José Rômulo Feitosa.-
dc.contributor.advisor1IDNOGUEIRA, José Rômulo Feitosa.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3908692085613288pt_BR
dc.contributor.referee1CUNHA, Maria Ane Cristine Hermínio.-
dc.contributor.referee2CAMPOS, Maria de Lourdes.-
dc.description.resumoEsta pesquisa abordou o tema aprendizagem, com foco no acompanhamento das famílias nas atividades escolares das crianças durante a pandemia de COVID-19 sob a representação de docentes. Diante das mudanças causadas pelo referido mal no cenário educativo, principalmente com a implantação de aulas remotas, para as quais o acompanhamento da família é indispensável, surgiu a necessidade de investigar essa nova realidade com o seguinte objetivo: Conhecer como os docentes do Ensino Fundamental percebem a capacidade das famílias em contribuir com a aprendizagem escolar das crianças durante a referida pandemia. O principal aporte teórico envolve: Vasconcelos (1989), Parolim (2003), Lacasa (2007), Oliveira e Marinho-Araújo (2010), Crepaldi (2017), Campos-Ramos (2016), Moreira e silva (2015), Soares (2010), Souza (2009), Estrella e Lima (2020), Vieira e Ricci (2020). Trata-se de um estudo de campo com pesquisa qualitativa e tem como lócus o município de Umari – CE. O instrumento de coleta de dados foi o questionário e os sujeitos foram docentes. Os dados foram analisados usando a técnica de Análise de Conteúdo. Os resultados apontam que o acompanhamento das famílias nas atividades escolares das crianças de forma remota é fundamental como suporte ao trabalho da escola e para a aprendizagem dos alunos; algumas crianças não recebem esse acompanhamento por falta de estrutura de equipamentos de informática adequados e de acesso à internet; as famílias mais dedicadas são aquelas que valorizam o estudo como meio de progresso na vida. Com o ensino remoto foi possível perceber mais evidentemente a importância da parceria entre família e escola no processo de ensino e aprendizagem da criança.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleAcompanhamento familiar das atividades escolares de crianças durante a pandemia de Covid-19 sob a representação de docentes.pt_BR
dc.date.issued2020-12-02-
dc.description.abstractThis research addressed the topic of learning, with a focus on monitoring families in school activities of children during the COVID-19 pandemic under the representation of teachers. In view of the changes caused by the aforementioned illness in the educational scenario, mainly with the implementation of remote classes, for which family monitoring is essential, the need arose to investigate this new reality with the following objective: Knowing how Elementary School teachers perceive the ability of families to contribute to children's school learning during that pandemic. The main theoretical contribution involves: Vasconcelos (1989), Parolim (2003), Lacasa (2007), Oliveira and Marinho-Araújo (2010), Crepaldi (2017), Campos-Ramos (2016), Moreira and silva (2015), Soares (2010), Souza (2009), Estrella and Lima (2020), Vieira and Ricci (2020). It is a field study with qualitative research and its locus is the municipality of Umari – CE. The data collection instrument was the questionnaire and the subjects were teachers. The data were analyzed using the Content Analysis technique. The results show that the monitoring of families in children's school activities remotely is essential to support school work and student learning; some children do not receive this monitoring due to the lack of adequate computer equipment and internet access; the most dedicated families are those who value study as a means of progress in life. With remote teaching it was possible to perceive more evidently the importance of the partnership between family and school in the process of teaching and learning of the child.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19365-
dc.date.accessioned2021-06-14T13:52:38Z-
dc.date.available2021-06-14-
dc.date.available2021-06-14T13:52:38Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectPandemiapt_BR
dc.subjectFamíliapt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectEnsino remotopt_BR
dc.subjectAprendizagem.pt_BR
dc.subjectPandemicpt_BR
dc.subjectFamilypt_BR
dc.subjectSchoolpt_BR
dc.subjectRemote teachingpt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorROGÉRIO, Francisca Janaide Torres.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeFamily monitoring of children's school activities during the Covid-19 pandemic under the representation of teachers.pt_BR
dc.identifier.citationROGÉRIO, Francisca Janaide Torres. Acompanhamento familiar das atividades escolares de crianças durante a pandemia de Covid-19 sob a representação de docentes. 2020. 43f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2020.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FRANCISCA JANAIDE TORRES ROGÉRIO. MONOGRAFIA PEDAGOGIA . CFP 2020.pdfFrancisca Janaide Torres Rogério. Monografia Pedagogia. CFP 2020.429.95 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.