Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/1938
Title: Uma princesa centenária: desejos, expectativas e exclusões nas comemorações dos 100 anos de Caruaru - PE (1957).
Other Titles: A centennial princess: desires, expectations and exclusions in the commemorations of the 100 years of Caruaru - PE (1957).
???metadata.dc.creator???: SILVA, Gustavo Henrique.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: AGRA DO Ó, Alarcon.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SOUZA, Antonio Clarindo Barbosa de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: ADILSON FILHO, José.
Keywords: História de Caruraru - PE;Centenário de Caruaru;Emancipação política de Caruaru;História Política de Caruaru;História urbana - Caruaru;História de Pernambuco
Issue Date: 2014
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SILVA, Gustavo Henrique. Uma princesa centenária: desejos, expectativas e exclusões nas comemorações dos 100 anos de Caruaru - PE (1957). 2014. 121f. (Dissertação de Mestrado em História), Programa de Pós-graduação em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2014.
???metadata.dc.description.resumo???: Este trabalho busca analisar como as comemorações dos 100 anos de emancipação política de Caruaru-PE, ocorridas em 1957, acabaram se tornando um agente provocador de debates sobre a cidade. O centenário acabou reforçando discursos que pretendiam dar luz ao caráter progressista desta cidade do interior de Pernambuco e, ao mesmo tempo, servia como arma na reinvindicação de novos símbolos do progresso, ou para o afastamento de pessoas e práticas consideradas dissonantes em relação ao desenvolvimento. As fontes mais requisitadas para a composição desta pesquisa foram os jornais de época, Vanguarda, A Defesa e O ditador, além de publicações comemorativas dos cem anos de Caruaru - patrocinadas pelo comércio local e pelo poder público – e algumas fotografias. O primeiro capítulo aborda a festa enquanto evento que movimentou a cidade, e como este momento foi aguardado e planejado pelos poderes públicos, Igreja Católica e cronistas. O segundo capítulo se preocupa em observar alguns símbolos do progresso sonhados por uma parte da população materializados a partir de conquistas materiais. O terceiro capítulo pretende voltar olhares as ambiguidades geradas pelo sonho de progresso: pessoas consideradas indesejadas, hábitos considerados antiquados e que deveriam ser combatidos em nome do desenvolvimento e, por último, alguns sonhos de progresso que foram frustrados naquele contexto.
Keywords: História de Caruraru - PE
Centenário de Caruaru
Emancipação política de Caruaru
História Política de Caruaru
História urbana - Caruaru
História de Pernambuco
???metadata.dc.subject.cnpq???: História.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/1938
Appears in Collections:Mestrado em História.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GUSTAVO HENRIQUE SILVA - DISSERTAÇÃO PPGH 2014..pdfGustavo Henrique Silva - Dissertação PPGH 2014.2.46 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.