Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19383
Title: Microbiologia para o ensino médio: descrevendo a realidade de uma escola da cidade de Cuité - PB.
Other Titles: Microbiology for secondary education: describing the reality of a school in the city of Cuité - PB.
Microbiología para la educación secundaria: describiendo la realidad de una escuela en la ciudad de Cuité - PB.
???metadata.dc.creator???: CÂNDIDO, Mirilene dos Santos Casado.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SANTOS, Michelle Gomes.
???metadata.dc.contributor.referee1???: CHAVES, Márcio Frazão.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SODRÉ NETO, Luiz.
???metadata.dc.contributor.referee3???: APOLINÁRIO, Marisa de Oliveira.
Keywords: Ensino de Biologia;Aulas práticas;Biology teaching;Practical classes;Enseñanza de la biología;Clases prácticas
Issue Date: 25-Nov-2011
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: CÂNDIDO, Mirilene dos Santos Casado. Microbiologia para o ensino médio: descrevendo a realidade de uma escola da cidade de Cuité — PB. 2011. 75 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2011.
???metadata.dc.description.resumo???: A Microbiologia é classicamente definida como a área da ciência que se dedica ao estudo de organismos que somente podem ser visualizados ao microscópio. Inúmeras vezes é esquecida pelos professores e esse fato é decorrente da grande dificuldade que os mesmos encontram para desenvolver estratégias de ensino-aprendizagem que sejam dinâmicas e atraentes para os alunos. Diante dessa visão, o objetivo deste estudo foi descrever a realidade do ensino de Microbiologia no cenário do ensino médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Orlando Venâncio dos Santos, localizada no municipio de Cuité —— PB. O estudo foi realizado durante o periodo de agosto a outubro de 2011, com a docente de Biologia e alunos do segundo ano do ensino médio, numa frequência semanal. O procedimento adotado baseou-se na aplicação de questionários semi estruturados, observação direta, entrevistas e levantamento de atividades práticas de Microbiologia. O livro didático utilizado na escola segue alguns princípios relacionados aos Parâmetros Curriculares Nacionais - PCNs. Tanto a professora quanto a maioria dos alunos entrevistados consideram a Microbiologia um tema importante e que está relacionada ao nosso cotidiano. Quanto às aulas práticas de Microbiologia, a docente não fez uso dessa modalidade didática. Entretanto, a maioria dos estudantes prefere esse tipo de aula, pois, segundo eles, é mais atraente e dinâmica, além de despertar a sua curiosidade. Desenvolvemos duas atividades práticas junto à docente de Biologia da escola investigada e, posteriormente, também desenvolvemos uma das duas experiências junto com os alunos, os quais demonstraram interesse e atenção. Uma apostila contendo algumas experiências e informações/curiosidades sobre a temática foi elaborada com o objetivo de auxiliar a professora na execução de aulas práticas envolvendo os temas microbiológicos. Os dados obtidos neste estudo reforçam a necessidade de desenvolver novos trabalhos que tenham como finalidade aprimorar o ensino de Microbiologia nas escolas de Cuité — PB.
Abstract: Microbiology is classically defined as the area of science that dedicates to the study of organisms that only can be visualized under a microscope. Many times this area is forgotten by teachers and this fact occurs because the great difficulty they find to develop dynamic and attractive strategies of teaching/learning for the students. The objective of this research was to describe the reality of the Microbiology teaching in the high school of the Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Orlando Venâncio dos Santos located in Cuité city, in Paraíba (PB). The study was conducted during the period of August-October 2011, weekly, with the Biology teacher and high school students of the second year. The procedure adopted was based on the application of semi-structured questionnaires, direct observation, interviews and a survey of practical activities of Microbiology. The textbook used at school follows some of the principles of Parâmetros Curriculares Nacionais — PCNs. Both teacher and most of the students interviewed consider the Microbiology an important topic and that is related to our everyday lives. in relation to the practical classes of Microbiology the teacher does not use this didactic modality. However, most of the students prefer this kind of class because they consider it more attractive and dynamic, beyond arousing their curiosity. We have developed two practical activities with the Biology teacher of the school already mentioned and, after that we also developed one of the two experiences with the students of the second year of high school, who demonstrated interest and attention. We have made a didactic revision aid having some experiences and informations/curiosities about the theme with the objective of helping the teacher during the practical classes involving microbiological topics. The data obtained in this research reinforce the necessity in developing new works that have as objective to perfect the Microbiology teaching in the schools of Cuité- PB.
???metadata.dc.description.resumen???: La microbiología se define clásicamente como el área de la ciencia que dedicada al estudio de organismos que solo pueden ser visualizados por el microscopio. A menudo es olvidado por los profesores y este hecho es debido a la gran dificultad que encuentran para desarrollar estrategias de enseñanza-aprendizaje dinámicas y atractivas para estudiantes. Ante esta visión, el objetivo de este estudio fue describir la realidad de la enseñanza de Microbiología en el entorno de la escuela secundaria de la Escuela Estatal de Escuela Primaria y Secundaria Orlando Venâncio dos Santos, ubicada en municipio de Cuité —— PB. El estudio se llevó a cabo durante el período de agosto a Octubre de 2011, con el profesor de Biología y alumnos de segundo año de la secundaria, semanalmente. El procedimiento adoptado se basó en en la aplicación de cuestionarios semiestructurados, observación directa, entrevistas y estudio de actividades prácticas de microbiología. el libro de texto utilizado en la escuela sigue algunos principios relacionados con los parámetros Plan de estudios nacional - PCN. Tanto el profesor como la mayoría de los estudiantes Los entrevistados consideran que la microbiología es un tema importante y que es relacionado con nuestra vida diaria. En cuanto a las clases prácticas de Microbiología, el El profesor no utilizó esta modalidad didáctica. Sin embargo, la mayor parte de los estudiantes prefieren este tipo de clase porque, según ellos, es más atractiva y dinámico, además de despertar tu curiosidad. Desarrollamos dos actividades prácticas con el profesor de Biología de la escuela investigada y, más tarde, también desarrollamos uno de los dos experimentos junto con los estudiantes, quienes mostraron interés y atención. Un folleto que contiene algunas experiencias e información / curiosidades sobre el tema fue elaborado con el objetivo de asistir al docente en la ejecución de clases prácticas relacionadas con temas microbiológicos. Los datos obtenidos en este estudio reforzar la necesidad de desarrollar nuevos trabajos que tengan como propósito de mejorar la enseñanza de la Microbiología en las escuelas de Cuité - PB.
Keywords: Ensino de Biologia
Aulas práticas
Biology teaching
Practical classes
Enseñanza de la biología
Clases prácticas
???metadata.dc.subject.cnpq???: Microbiologia
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19383
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas - CES - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MIRILENE DOS SANTOS CASADO CÂNDIDO - TCC LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGIAS CES 2011.pdfMirilene dos Santos Casado Cândido - TCC Licenciatura em Ciências Biológicas CES 201160.35 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.