Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19397
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDFONSÊCA, M. S.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6070516709591417pt_BR
dc.contributor.advisor1OLIVEIRA, Anderson Scardua.-
dc.contributor.advisor1IDScardua, Anderson.pt_BR
dc.contributor.advisor1IDOliveira, Anderson Scardua.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8819541970132330pt_BR
dc.contributor.referee1LINHEIRA, Caroline Zabendzala.-
dc.contributor.referee2ATAIDE, Jair Stefanini Pereira de.-
dc.description.resumoO processo educativo foi discutido neste trabalho visando entender como o mesmo, na visão de pais de alunos, ocorre em uma região da zona rural da cidade de Cuité—PB. O trabalho consistiu em levantar dados gerais da localidade em estudo, o sítio Bujari, bem como das particularidades do grupo social representado por pais de alunos, em seguida foi traçado o entendimento que esses pais têm a respeito da educação e seu papel em suas vivências e nas Vivências educacionais de seus filhos. A utilização da Teoria das Representações Sociais nesse trabalho se deve ao fato de que ela proporciona um caminho para investigar como se formam e como funcionam os pensamentos de pessoas e grupos bem como para interpretar o seu cotidiano. Os participantes da pesquisa foram oito indivíduos, sendo a amostra assim distribuída: um pai, cinco mães e duas avós (responsáveis pela criação dos netos) de alunos moradores do sítio Bujari e vizinhanças. A coleta de dados foi feita através de uma entrevista semi-estruturada com 20 questões, cujas respostas foram submetidas à análise de conteúdo temática. Através da análise das entrevistas podemos perceber que todos os entrevistados se baseiam em primeiro lugar na ideia de comportamento moral para definir a educação. A ideia de estudo ou escola vai aparecendo depois conforme as respostas se relacionam a utilidade da educação ou ao seu papel no futuro. De acordo com os entrevistados a educação acontece principalmente em casa, com os pais, onde eles ressaltam bastante o valor do bom comportamento. Posteriormente eles citam a escola e a dependência da contribuição da própria pessoa ao querer se educar. Para eles, para se ter educação a pessoa deve buscar se educar recebendo conselhos e incentivos dos pais e da escola. Os pais entrevistados em sua maioria depositam no futuro a aplicação da educação escolar, eles afirmam que e' através dela que os filhos conseguirão emprego e poderão se diferenciar da vida levada por seus país. Com esta pesquisa, podemos concluir que devido ao pouco contato dos pais com a escola em suas experiências de vida bem como a inexistência de projetos que valorizem a participação efetiva dos pais de alunos na vida escolar dos filhos, há muito a ser feito em termos de incentivos e conscientizações educacionais, já que para que a educação ocorra de maneira satisfatória são necessários incentivos e acompanhamentos diversos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Educação e Saúde - CESpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.titleRepresentações sociais sobre educação por pais de alunos da zona rural de Cuité - PB.pt_BR
dc.date.issued2011-07-16-
dc.description.abstractThe educational process was discussed in this paper to understand how it, in the view of parents, occurs in a rural area of the city of Cuité—PB. The work consisted of research general data about the region of the study, Bujari, as well as the particularities of the social group represented by parents, then to analyze the understanding that these parents have about education and its role in their experiences and in the educational experiences of their children. Using the Theory of Social Representations in this work is due to the fact that it provides a way to investigate how they are formed and how the thoughts of people and groups are used to interpret their daily lives, The participants were eight individuals, being: a father, five mothers and two grandmothers (responsible for the creation of the grandchildren) of students living at Bujari and neighborhoods. Data collection was performed through a semi—structured interview With 20 questions, and the answers were submitted to thematic content analysis. Through analysis of the interviews we can see that all respondents are based primarily on the idea of moral behavior to define education. Secondly, the idea of studying or going to school appeared with the answers related to the usefulness of education and its role in the future. According to the respondents education takes place mainly at home, with parents, where they emphasize the value of good behavior. Later, they cite the school and the importance of the individual to want to educate himself. For them, to have education a person should seek to educate himself receiving advice and encouragement from parents and school. Parents interviewed mostly deposited in the future the importance of school education, they say that only with it that children will find employment and may have a different life in relation to their parents. With this research we can conclude that due to little contact that parents had with School in their life experiences as well as to the lack of projects that enhance the effective participation of parents in their childrenas school life, there is much to be done in terms of educational incentives and realizations, since that, education only occurs in a satisfactory way if there are incentives and various types of accompaniments.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19397-
dc.date.accessioned2021-06-15T12:55:01Z-
dc.date.available2021-06-15-
dc.date.available2021-06-15T12:55:01Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEducação - paispt_BR
dc.subjectEducação - representações sociaispt_BR
dc.subjectEducação - comportamentopt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectEducation - parentspt_BR
dc.subjectEducation - social representationspt_BR
dc.subjectEducation - behaviorpt_BR
dc.subjectEducaciónpt_BR
dc.subjectEducación - padrespt_BR
dc.subjectEducación - representaciones socialespt_BR
dc.subjectEducación - comportamientopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorFONSÊCA, Muriael dos Santos.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeSocial representations about education by parents of students in the rural area of ​​Cuité - PB.pt_BR
dc.title.alternativeRepresentaciones sociales sobre educación de padres de alumnos del área rural de Cuité - PB.pt_BR
dc.identifier.citationFONSÊCA, Muriael dos Santos. Representações sociais sobre educação por pais de alunos da zona rural de Cuité - PB. 2011. 81 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2011.pt_BR
dc.description.resumenEl proceso educativo fue discutido en este trabajo con el objetivo de comprender cómo, en la vista de padres de alumnos, se lleva a cabo en una zona rural de la ciudad de Cuité — PB. El trabajo consistió en recopilar datos generales del lugar en estudio, el sitio de Bujari, así como del particularidades del grupo social representado por los padres de los estudiantes, entonces el comprensión que estos padres tienen sobre la educación y su papel en sus experiencias y Las experiencias educativas de sus hijos. El uso de la teoría de las representaciones sociales en este trabajo se debe al hecho de que proporciona una forma de investigar cómo forma y cómo funcionan los pensamientos de las personas y los grupos, así como para interpretar la tu vida diaria. Los participantes de la investigación fueron ocho individuos, por lo que la muestra es distribuidos: un padre, cinco madres y dos abuelas (encargadas de criar a los nietos) de los estudiantes residentes del sitio y vecindarios de Bujari. La recolección de datos se realizó a través de una entrevista semiestructurada con 20 preguntas, cuyas respuestas fueron sometidas a análisis de contenido temático. A través del análisis de las entrevistas, podemos ver que todos los entrevistados basado principalmente en la idea de comportamiento moral para definir la educación. La idea de estudio o escuela aparecerán más tarde, ya que las respuestas se relacionan con la utilidad de la la educación o su papel en el futuro. Según los entrevistados, la educación pasa especialmente en casa, con los padres, donde enfatizan el valor del bien comportamiento. Posteriormente mencionan la escuela y la dependencia del aporte de la propia persona al querer educarse. Para ellos, para tener una educación, la persona debe buscar educar al recibir consejos y aliento de los padres y la escuela. Padres entrevistados en su la mayoría deposita en el futuro la aplicación de la educación escolar, afirman que es a través de ella que los niños conseguirán trabajo y podrán diferenciarse de la vida que vive su país. Con En esta investigación, podemos concluir que debido al escaso contacto de los padres con la escuela en su experiencias de vida, así como la falta de proyectos que valoren la participación efectiva de los padres de los estudiantes en la vida escolar de sus hijos, queda mucho por hacer en términos de incentivos y conciencia educativa, ya que para que la educación se produzca satisfactoriamente incentivos y seguimiento necesarios.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas - CES - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MURIAEL DOS SANTOS FONSÊCA - TCC LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS CES 2011.pdfMuriael dos Santos Fonsêca - TCC Licenciatura em Ciências Biológicas CES 201115.52 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.