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http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19434
Title: | Agroecologia e Educação Ambiental no contexto da gestão escolar: compartilhando experiências com jovens estudantes da UMEIEF Maria Leite Rafael no município de Sumé-PB. |
Other Titles: | Agroecology and Environmental Education in the context of school management: sharing experiences with young UMEIEF students Maria Leite Rafael in Sumé-PB. |
???metadata.dc.creator???: | SIQUEIRA, Dayany Florêncio. |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | DORNELAS, Carina Seixas Maia. |
???metadata.dc.contributor.referee1???: | LACERDA, Alecksandra Vieira de. |
???metadata.dc.contributor.referee2???: | LISBOA, Ana Cristina Chacon. |
Keywords: | Agroecologia;Educação Ambiental;Escola Maria Leite Rafael;Gestão escolar;Agroecology;Environmental education;Maria Leite Rafael School;School management |
Issue Date: | 31-May-2021 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | SIQUEIRA, Dayany Florêncio. Agroecologia e Educação Ambiental no contexto da gestão escolar: compartilhando experiências com jovens estudantes da UMEIEF Maria Leite Rafael no município de Sumé-PB. 2021. 36f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso Superior de Tecnologia em Agroecologia, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2021 Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19434 |
???metadata.dc.description.resumo???: | Atividades educacionais voltadas para práticas de conservação ambiental podem promover uma melhora da qualidade de vida de jovens agricultores familiares promovendo cada vez mais o crescimento e integração social. Nesse sentido, o trabalho teve como objetivo, qualificar e acompanhar jovens estudantes do ensino fundamental, permitindo que estes desenvolvam atividades sustentáveis na região do Cariri paraibano. A pesquisa foi executada na Unidade Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Maria Leite Rafael, localizada no município de Sumé-PB, onde participaram 49 alunos de duas turmas do quarto ano, com idade entre 9 a 11 anos, durante o período de maio a dezembro de 2019. Foram aplicados módulos com os seguintes temas: Introdução a agroecologia; Utilização de técnicas agroecológicas na produção vegetal; Produção de mudas nativas, Alternativas sustentáveis para o armazenamento de sementes; e Elaboração e condução de projetos agroecológicos. As mesmas, foram divididas em dois momentos: um presencial através de vídeos, desenhos didáticos, roda de conversa, aulas e dinâmicas e o outro com aulas práticas onde os alunos colocaram em prática os conhecimentos adquiridos ao longo da pesquisa. Foram desenvolvidas diversas atividades com os alunos envolvidos, onde foram testados os conhecimentos adquiridos pelos mesmos. A utilização de metodologias participativas se apresenta como técnicas e instrumentos, que podem subsidiar para a mudança de paradigmas, pois os atores envolvidos fazem parte da construção do conhecimento, permitindo que conceitos antigos sejam quebrados. Assim, a pesquisa, apresentou uma proposta de envolvimento coletivo para desenvolvimento local da comunidade, aliada à utilização de práticas agroecológicas. Nesse sentido, o trabalho realizado com os jovens educandos promoveu o início de uma nova mudança, sendo estes, agentes da disseminação de novos conhecimentos, permitindo assim, que práticas sustentáveis sejam aos poucos inseridas em suas áreas de cultivo, diminuindo a degradação ambiental. |
Abstract: | Educational activities aimed at environmental conservation practices can improve the quality of life of young family farmers, increasingly promoting growth and social integration. In this sense, the work aimed to qualify and accompany young elementary school students, allowing them to develop sustainable activities in the Cariri region of Paraíba. The research was carried out at the Maria Leite Rafael Municipal Unit of Kindergarten and Elementary Education, located in the city of Sumé-PB, where 49 students from two fourth-year classes participated, aged between 9 and 11 years, during the period from May to December 2019. Modules with the following themes were applied: Introduction to agroecology; Use of agroecological techniques in plant production; Production of native seedlings, Sustainable alternatives for seed storage; and Preparation and conduction of agroecological projects. They were divided into two moments: one in person through videos, didactic drawings, conversation circle, classes and dynamics and the other with practical classes where students put into practice the knowledge acquired during the research. Several activities were developed with the students involved, where the knowledge acquired by them was tested. The use of participatory methodologies presents itself as techniques and instruments, which can subsidize the change of paradigms, as the actors involved are part of the construction of knowledge, allowing old concepts to be broken. Thus, the research presented a proposal for collective involvement for the local development of the community, allied to the use of agroecological practices. In this sense, the work carried out with the young students promoted the beginning of a new change, who are agents of the dissemination of new knowledge, thus allowing sustainable practices to be gradually inserted in their cultivation areas, reducing environmental degradation. |
Keywords: | Agroecologia Educação Ambiental Escola Maria Leite Rafael Gestão escolar Agroecology Environmental education Maria Leite Rafael School School management |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | Agroecologia |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19434 |
Appears in Collections: | Curso Superior de Tecnologia em Agroecologia - CDSA - Monografias |
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