Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/1944
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDARAÚJO, L. N.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7272072691153918pt_BR
dc.contributor.advisor1NASCIMENTO, Regina Coelli Gomes.-
dc.contributor.advisor1IDNASCIMENTO, R. C. G.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2463263387435653pt_BR
dc.contributor.referee1ARAÚJO, Patrícia Cristina de Aragão.-
dc.contributor.referee2OLIVEIRA, Iranilson Buriti de.-
dc.description.resumoNeste trabalho analisamos as transformações socioculturais vivenciadas pelos estudantes da FAFI e UFPI em Teresina entre os anos de 1964 a 1975. O recorte temporal foi assim delimitando porque nesse período o Brasil estava vivenciando uma efervescência cultural e ao mesmo tempo um cenário político conturbado marcado pela ditadura militar, que favoreceu a emergência de uma militância estudantil no meio universitário. Desta forma problematizamos como a juventude universitária de Teresina experimentou esses anos e recepcionou novos saberes, práticas, valores e comportamentos diante do discurso disciplinar da ditadura militar e das mudanças culturais que emergiram no período. Para tanto fizemos uma análise da configuração do ensino superior em Teresina. Em seguida, analisamos as táticas de resistência empreendidas pelos jovens para contestar as estratégias dos militares e, por fim como os jovens se conectaram com as novidades que circulavam no Brasil. Metodologicamente utilizamos as fontes hemerográficas pesquisadas no Arquivo Público do Piauí, Arquivo do Jornal O Dia, Arquivo da Cúria Metropolitana. Usamos os jornais O Dia, O Estado e O Dominical, empregamos ainda a metodologia da história oral, coletamos entrevistas de sujeitos que estudaram na FAFI, visando perceber como eles significam sua vivência e experiência desse período. O trabalho está ambientado na História Cultural, tendo como aporte teórico-metodológico Michel de Certeau sua concepção de táticas e estratégias, Roger Chartier a noção de recepção, Halbwachs para pensarmos a questão da memória coletiva. Através desta pesquisa foi possível visualizar as especificidades da militância universitária em Teresina, as lutas e táticas empreendidas pelos estudantes para contestar a ordem estabelecida e os comportamentos juvenis configurados a partir da recepção das mudanças culturais vivenciadas no Brasil.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIApt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqHistória.pt_BR
dc.titleTecendo narrativas: vivências estudantis na FAFI e UFPI durante a ditadura militar (1964 a 1975).pt_BR
dc.date.issued2013-04-29-
dc.description.abstractIn this study we analyzed the socio-cultural transformations experienced by students at FAFI and UFPI in Teresina between the years 1964 and 1975. The time frame was thus outlining because in this period Brazil was experiencing a cultural effervescence and, at the same time, a troubled political scenario marked by the military dictatorship that favored the emergence of a student militancy at the universities. Thus it was discussed how the college youth in Teresina experienced these years and welcomed new knowledge, practices, values and behaviors before the disciplinary discourse of military dictatorship and the cultural changes that emerged in the period. Therefore we analyzed the configuration of higher education in Teresina. Then we analyzed the tactics of resistance undertaken by young people to challenge the strategies of the military and ultimately how young people have connected with the news circulating in Brazil. Methodologically we used sources surveyed in the Public Archives of Piaui, O Dia Newspaper Archive, Cúria Metropolitana Archive. We used the newspapers O Dia, O Estado and O Dominical, and also used the methodology of oral history, collected interviews from people who studied at FAFI, aiming to understand how they signify their living and experience of that period. The work is set in the Cultural History, with the theoretical and methodological contribution of Michel de Certeau with his conception of tactics and strategies, Roger Chartier’s notion of reception, and Halbwachs to think through the issue of collective memory. Through this research it was able to see the specifics of the university militancy in Teresina, the struggles and tactics undertaken by students to challenge the established order and the juvenile behavior configured from receipt of the cultural changes experienced in Brazil.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/1944-
dc.date.accessioned2018-10-10T15:59:08Z-
dc.date.available2018-10-10-
dc.date.available2018-10-10T15:59:08Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectDitadura Militar - Brasilpt_BR
dc.subjectResistência Estudantilpt_BR
dc.subjectMovimento Estudantil do Piauípt_BR
dc.subjectHistória Culturalpt_BR
dc.subjectJuventude Universitária de Teresina - PIpt_BR
dc.subjectTeresina - PI - Juventude Universitáriapt_BR
dc.subjectMilitância Estudantilpt_BR
dc.subjectMilitary Dictatorship in Brazilpt_BR
dc.subjectStudents Against the Dictatorshippt_BR
dc.subjectBrazilian University Students and Dictatorshippt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorARAÚJO, Lucélia Nárjera de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeWeaving narratives: student experiences at FAFI and UFPI during the military dictatorship (1964 to 1975).pt_BR
dc.identifier.citationARAÚJO, Lucélia Nárjera de Araújo. Tecendo narrativas: vivências estudantis na FAFI e UFPI durante a ditadura militar (1964 a 1975). 2013. 157f. (Dissertação de Mestrado em História), Programa de Pós-graduação em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2013. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/1944pt_BR
Appears in Collections:Mestrado em História - PPGH UFCG

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LUCÉLIA NÁRJERA DE ARAÚJO - DISSERTAÇÃO PPGH CH 2013.pdfLucélia Nárjera de Araújo - Dissertação PPGH CH 2013.1.54 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.