Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19467
Title: Letramento e atividades de retextualização nos anos iniciais do Ensino Fundamental: abordagens didático-pedagógicas.
Other Titles: Literacy and retextualization activities in the early years of elementary school: didactic-pedagogical approaches.
???metadata.dc.creator???: MEDEIROS, Thaise Mendes Pedrosa de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SOUSA, José Wanderley Alves de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SOUSA, Rozilene Lopes de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SILVA, Abdoral Inácio da.
Keywords: Língua portuguesa;Ensino;Letramento;Retextualização;Gêneros textuais;Ensino Fundamental;Parlenda;Conto;Escrita;Portuguese language;Teaching;literacy;Retextualization;Textual genres;Elementary School;Parlenda;tale;writing
Issue Date: 1-Jun-2021
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: MEDEIROS, Thaíse Mendes Pedrosa de. Letramento e atividades de recontextualização nos anos iniciais do Ensino Fundamental: abordagens didático-pedagógicas. 2021. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2021.
???metadata.dc.description.resumo???: O presente trabalho caracteriza-se como um estudo bibliográfico, de natureza qualitativa, que se apoia em teorias e bases legais que são fundamentais para o ensino de língua portuguesa, enfocando em metodologias e práticas pedagógicas voltadas para o letramento e, de modo mais específico para as atividades de retextualização, a partir do uso de gêneros textuais. A pesquisa, de modo geral, objetiva evidenciar a importância da retextualização para as práticas de letramento nos anos finais do Ensino Fundamental, a partir da adoção dos gêneros textuais parlenda e conto. Especificamente, o trabalho objetiva discutir pressupostos teóricos de língua portuguesa; caracterizar o conceito de letramento e sua importância para o ensino de língua portuguesa; destacar a importância dos gêneros textuais para as práticas de letramento; propor atividades de retextualização do gênero parlenda para o conto, aplicáveis, especialmente, aos anos finais do Ensino Fundamental. Como produto, apresenta-se uma sugestão de sequência didática que apresenta sugestões de atividades de retextualização do gênero textual parlenda para o conto. Conclui-se pelo presente estudo que a escola deve conceber o letramento como uma imersão que a criança ou o jovem tem no mundo da escrita, e diante dessa nova visão e concepção, o educador pode observar que são inúmeras as possibilidades de práticas pedagógicas para se trabalhar o ensino de língua portuguesa, no que diz respeito a escrita e a leitura, dentre elas, a retextualização assume papel fundamental.
Abstract: The present work is characterized as a bibliographic study, of a qualitative nature, which is based on theories and legal bases that fundamentals the teaching of the Portuguese language, focusing on methodologies and pedagogical practices focused on literacy and, more specifically for teaching activities. retextualization, from the use of textual genres. The research, in general, aims to highlight the importance of retextualization for literacy practices in the final years of elementary school, from the adoption of the textual genres parlenda and short story. Specifically, the work aims to discuss theoretical assumptions of the Portuguese language; characterize the concept of literacy and its importance for Portuguese language teaching; highlight the importance of textual genres for literacy practices; propose retextualization activities of the genre parlenda for the short story, applicable, especially, to the final years of elementary school. As a product, a didactic sequence suggestion is presented, which presents suggestions for retextualization activities from the textual genre parlenda for the short story. It is concluded by the present study that the school must conceive literacy as an immersion that the child or young person has in the world of writing, and in view of this new vision and conception, the educator can observe that there are countless possibilities for pedagogical practices to working the teaching of Portuguese language, with regard to writing and reading, among them, retextualization assumes a fundamental role.
Keywords: Língua portuguesa
Ensino
Letramento
Retextualização
Gêneros textuais
Ensino Fundamental
Parlenda
Conto
Escrita
Portuguese language
Teaching
literacy
Retextualization
Textual genres
Elementary School
Parlenda
tale
writing
???metadata.dc.subject.cnpq???: Letras - Língua Portuguesa.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19467
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
THAÍSE MENDES PEDROSA DE MEDEIROS. TCC. LICENCIATURA EM LETRAS LÍNGUA - PORTUGUESA. 2021.pdfThaíse Mendes Pedrosa de Medeiros. TCC. Licenciatura em Letras Língua - Portuguesa. 2021.257.29 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.