Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/1946
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDEULÁLIO, M. D.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6216767572984046pt_BR
dc.contributor.advisor1LIMA, Luciano Mendonça de.-
dc.contributor.advisor1IDLIMA, L. M.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4118013374734521pt_BR
dc.contributor.referee1FLORES, Élio Chaves.-
dc.contributor.referee2CABRAL FILHO, Severino.-
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo compreender como a música nordestina, o forró especificamente, foi considerado como prática sociocultural dos “de baixo” ascendendo para toda sociedade campinense. A partir daí pretendemos entender a relação entre o forró e a formação social de Campina Grande durante o período correspondente a segunda metade do século XX até 1985, dois anos após a criação de “O Maior São João do Mundo”. Nesse sentido, buscamos compreender as maneiras como os praticantes do forró compuseram cenários em bairros da cidade de Campina Grande. Analisando as experiências sociais das pessoas que frequentavam os Forrós, ambientes marcados pela cultura, hábitos e costumes de pessoas comuns vindas do campo ou de pequenos interiores da Paraíba. Somando a isso, apresentaremos a dinâmica dos agentes socioculturais, sejam institucionais ou não, como mecanismos imprescindíveis para o processo histórico de difusão dessa música popular as todas as camadas sociais da cidade. Por fim, analisaremos a música na perspectiva social e estética da obra musical quando procuraremos entender a evolução social da música e dança de Forró inserido no processo de “modernização” e urbanização, dialogando com as trajetórias individuais de alguns forrozeiros de “Campina Grande” na ascensão do forró. Para compor as fontes, utilizaremos vasto corpus documental compreendido de fontes primárias e secundárias, como jornais da época, entrevistas, revistas, processos crimes e composições musicais com objetivo de confrontá-las para dar maior credibilidade à problemática levantada na historiografia apresentada. Diante disso, nos apropriaremos da historiografia social inglesa como suporte teórico-metodológico do nosso objeto, tendo como historiadores fundamentais Edward Palmer Thompson, Eric Hobsbawn e Raymond Williams.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIApt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqHistória.pt_BR
dc.titleBate coxa em Campina Grande: história social do forró na cidade do "maior São João do mundo" (1950-1985).pt_BR
dc.date.issued2014-08-26-
dc.description.abstractThis study aims to understand how music Northeast, specifically forró, the dance was considered as social and cultural practice of "low" ascending to every society Campina Grande. From there we want to understand the relationship between the dance and the social formation of Campina Grande during the period corresponding to the second half of the twentieth century until 1985, two years after the creation of "The Maior São João do Mundo”. Accordingly, we seek to understand the ways lovers composed forró scenarios in neighborhoods in the city of Campina Grande. Analyzing the social experiences of the people who attended the liners, environments marked by culture, habits and customs of ordinary people coming from the countryside or small interior of Paraíba. Adding to that, we present the dynamics of sociocultural agents, whether institutional or not, as essential mechanisms for the dissemination of this historical process of popular music to all social strata of the city. Finally, we analyze the social perspective on music and aesthetics of the musical work as seek to understand the evolution of social music and dance forró inserted in the process of "modernization" and urbanization, dialoguing with individual trajectories of some of forró artists "Campina Grande" in rise of forró. To compose the sources, we use vast corpus of documents comprised of primary and secondary sources, such as newspapers of the time, interviews, magazines, criminal cases and musical compositions in order to compare them to give greater credibility to the issue raised in the historiography presented. Thus, in English social we appropriate of historiography as theoretical-methodological support of our object, having as fundamental historians Edward Palmer Thompson, Eric Hobsbawm and Raymond Williams.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/1946-
dc.date.accessioned2018-10-10T16:49:47Z-
dc.date.available2018-10-10-
dc.date.available2018-10-10T16:49:47Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectSão João de Campina Grande - PBpt_BR
dc.subjectHistória Social do Forrópt_BR
dc.subjectForró - Campina Grandept_BR
dc.subjectFestas Juninas em Campina Grande - PBpt_BR
dc.subjectHistória Cultural - Forrópt_BR
dc.subjectMúsica Nordestina - Forrópt_BR
dc.subjectPrática Sociocultural - Forrópt_BR
dc.subjectAscensão Social do Forrópt_BR
dc.subjectAgentes Socioculturaispt_BR
dc.subjectMúsica Popular Nordestinapt_BR
dc.subjectForrozeiros de Campina Grandept_BR
dc.subjectHistoriografia Social Inglesapt_BR
dc.subjectHistória de Campina Grandept_BR
dc.subjectSocial History of Forrópt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorEULÁLIO, Mainara Duarte.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeForró social history in the city of Campina Grande, the largest São João of the world.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPqpt_BR
dc.identifier.citationEULÁLIO, Mainara Duarte. Bate coxa em Campina Grande: história social do forró na cidade do "maior São João do mundo" (1950-1985). 2014. 152f. (Dissertação de Mestrado em História), Programa de Pós-graduação em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2014. Disponível em; http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/1946pt_BR
Appears in Collections:Mestrado em História - PPGH UFCG

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MAINARA DUARTE EULÁLIO - DISSERTAÇÃO PPGH CH 2014.pdfMainara Duarte Eulálio - Dissertação PPGH CH 2014.1.19 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.