Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/194
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDLIRA, E. A.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3141373785938217pt_BR
dc.contributor.advisor1SILVA, Jorgevaldo de Souza.-
dc.contributor.advisor1IDSILVA, J. S.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4839768107713545pt_BR
dc.contributor.referee1FERREIRA, Hilma Ribeiro de Mendonça.-
dc.contributor.referee2LIMA ARRAIS, Maria Nazareth de.-
dc.description.resumoAs novas tecnologias adentraram de forma perceptível e definitiva em todos os segmentos sociais, numa velocidade ímpar, viabilizando mais precisão e agilidade na execução das atividades cotidianas. A educação não pode ficar à margem desse contexto. Existem várias possibilidades pertinentes de inclusão das novas tecnologias nas propostas pedagógicas. Este trabalho analisou os impactos positivos causados na aprendizagem, a partir da utilização das redes sociais, com foco no Facebook e no Blog, em atividades pedagógicas de produção textual no Ensino Fundamental. Teve como objetivos proporcionar aos discentes eventos de letramento digital e atividades para otimização do desenvolvimento das habilidades em leitura, compreensão e produção de texto. Nessa perspectiva, realizamos a presente pesquisa com alunos do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública estadual, situada na cidade de Vitória de Santo Antão, estado de Pernambuco. A pesquisa supracitada foi organizada através da aplicação de um questionário com os professores da Instituição de Ensino que sediou os trabalhos e dois questionários com os alunos que participaram da atividade. Propusemos aos referidos discentes a leitura e a produção de texto de opinião no Facebook e no Blog, criados com esse fim específico, possibilitando a interação entre eles. Essa atividade de intervenção está pautada nos postulados de Braga (2010), Coscarelli (2012), Lévy (1993, 1999), Marcuschi (2010), Moran (2013), Xavier (2010), dentre outros, que nos forneceram embasamento teórico e reflexões acerca da relevância do uso das tecnologias na escola. Os resultados da atividade pedagógica sob a mediação dos recursos tecnológicos, observados ao longo da execução da mesma, através dos constantes monitoramentos e do segundo questionário respondido pelos discentes, revelaram uma considerável motivação na realização dessas tarefas de produção textual.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS EM REDE PROFLETRAS (UFRN)pt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLetras.pt_BR
dc.titleRedes sociais: possibilidades mediadoras de produção de texto de opinião no ensino fundamental.pt_BR
dc.date.issued2015-06-16-
dc.description.abstractNew technologies stepped into in a perceptible and definitive way in all segments of society, in a unique speed, enabling more precision and agility in the execution of daily activities. Education cannot remain outside this context. There are several relevant possibilities for inclusion of new technologies in pedagogical proposals. This study analyzed the positive impacts on learning, from the use of social networks, focusing on Facebook and Blog, in pedagogical activities of textual production in Elementary Education. It aimed to provide students events of digital literacy and activities to optimize the development of reading skills, comprehension and text production. From this perspective, we conducted this research with students from 9th grade of Elementary Education of a public state school, in the city of Vitoria de Santo Antao, State of Pernambuco. The aforementioned survey was organized through the use of a questionnaire to teachers of the Educational Institution that hosted the work and two questionnaires with students who participated in the activity. We proposed to those students the reading and the text production of opinion on Facebook and Blog, created with this specific purpose, enabling the interaction between them. This intervention activity is guided in the postulates of Braga (2010), Coscarelli (2012), Levy (1993, 1999), Marcuschi (2010), Moran (2013), Xavier (2010 ), among others, who provided us the theoretical basis and reflections on the relevance of the use of technology in school. The results of pedagogical activity under the mediation of technological resources, observed during the execution of it, through constant monitoring and the second questionnaire answered by students, revealed considerable motivation in making these textual production tasks.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/194-
dc.date.accessioned2017-12-28T13:57:48Z-
dc.date.available2017-12-28-
dc.date.available2017-12-28T13:57:48Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectTecnologiaspt_BR
dc.subjectLetramento digitalpt_BR
dc.subjectProdução textualpt_BR
dc.subjectTechnologiespt_BR
dc.subjectDigital literacypt_BR
dc.subjectTextual productionpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorLIRA, Evandro Alvares de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeSocial networks: mediating possibilities of opinion text production in elementary school.pt_BR
dc.identifier.citationLIRA, Evandro Alvares de. Redes sociais: possibilidades mediadoras de produção de texto de opinião no Ensino Fundamental. 2015. 127f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS), Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2015.pt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Letras em Rede - PROFLETRAS - (Cajazeiras).

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EVANDRO ALVARES DE LIRA - DISSERTAÇÃO PROFLETRAS. 2015.pdfEvandro Alvares de Lira - Dissertação PROFLETRAS. 2015.2 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.