Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19516
Title: Estudo sobre a abordagem do tema paleontologia e a análise dos livros didáticos utilizados por professores da rede pública de Cuité - PB.
Other Titles: Study on the approach of the paleontology theme and the analysis of textbooks used by public school teachers in Cuité - PB.
Estudio sobre el abordaje de la temática paleontológica y el análisis de libros de texto utilizados por profesores de escuelas públicas de Cuité - PB.
???metadata.dc.creator???: SILVA, Maxciell Ricardo Azevedo da.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: LOPES, Marcus José Conceição.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SILVA, Ana Maria da.
???metadata.dc.contributor.referee2???: LINHEIRA, Caroline Zabendzala.
Keywords: Ensino de ciências e biologia;Recursos didáticos;Fósseis e evolução;Biologia recursos didáticos;Teaching science and biology;Didactic resources;Fossils and evolution;Biology teaching resources;Enseñanza de la ciencia y la biología;Recursos didácticos;Fósiles y evolución;Recursos didácticos de biología
Issue Date: 24-Nov-2011
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SILVA, Maxciell Ricardo Azevedo da. Estudo sobre a abordagem do tema paleontologia e análise dos livros didáticos utilizados por professores da rede pública de Cuité - PB. 2011. 56 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2011.
???metadata.dc.description.resumo???: A Paleontologia é a ciência que estuda as formas de vida do passado por meio dos fósseis e ocupa lugar de grande importância para as Ciências Biológicas, exercendogrande papelnacompreensãodaevolução da vida na Terra. Os objetivos deste trabalho foramavaliar como a Paleontologia é apresentada, e como está inserida nos livros didáticos (LD) utilizados pelas escolas públicas de Cuité-PB, investigar a ocorrência de temas referentes ao conhecimento desta área, observaros recursos utilizados pelos professores de Ciências e Biologia no ensino de temas relacionados e identificar possíveis "falhas" no ensino, em contraste com outras metodologias interativas utilizadas fora do estado. Foram analisados doze LD de Ciências do ensino fundamental e três livros de Biologia do ensino médio, todos adotados pelas escolas públicas de Cuité, bem como, foram entrevistados quatorze professores responsáveis por estas disciplinas. Foi possível perceber, por meio dasanálises, que os livros didáticos abordaram diversos temas referentes à Paleontologia de maneira muito incipientee que, estes temas estãoinseridos em outros de relevância biológica. Os professores entrevistados reconheceram e concordaram que o estudo desta ciência é extremamente importantepara a formação dos alunos e enfatizaramque a sua abordagem não acontece de forma satisfatória. Apouca ênfase dada aos conteúdos paleontológicos se deve principalmente pela poucaabordagem nos LD. A utilização de novas atividades metodológicas pode ajudar na melhoria do ensino-aprendizagem destes temas e consequentemente contribuir para uma formação mais abrangente dos alunos.
Abstract: Paleontology is the science that studies the past life form sthrough fossils and occupies a place of great importance for Biological Sciences, had a bigrole inunderstanding the evolution oflife on Earth.The objectivesofthis study wasto evaluate howpaleontology is presented, and how it isinsertedin textbooks used by public schools in Cuité-PB, to investigate the occurrence o f issues concerning the know ledge o f this area, seethe resources used by teachers Science and Biology in education issues and identify potential "gaps" in education, in contrast to other interactive methodlogyes used out ofstate. We analyzed twelve ofSciences textbooks elementary school and three books o f biology in high school, adopted by ali public schools in Cuité, as well as fourteen teacher sinter viewed were responsible for these disciplines. It could be observed through the analysis, that textbook sbave addressed variouss issues related to Paleontology very simple and that these issues are in cludedin other biological relevant. The teachers interview edac know ledgedand agreed that the study of science is extremely important for the formation o f the students and emphasized that their approach does not hap pensatisfactorily. The little attention given to the paleontological contentis main lydue to the low approach in textbooks. The use of new methodological activitiescan help improve teach ingand learningof these issues and thus contribute to amore comprehensive training o f students.
???metadata.dc.description.resumen???: La paleontología es la ciencia que estudia formas de vida pasadas a través de fósiles y ocupa un lugar de gran importancia para las Ciencias Biológicas, ejerciendo gran papel en la comprensión de la evolución de la vida en la Tierra. Los objetivos de este trabajo fueron evaluar cómo se presenta la paleontología y cómo se inserta en los libros de texto (LD) utilizados por las escuelas públicas de Cuité-PB, investigar la ocurrencia de temas relacionados con la conocimiento de esta área, observar los recursos utilizados por los profesores de ciencias y Biología en la enseñanza de temas relacionados e identificación de posibles "fallas" en la enseñanza, en contrastar con otras metodologías interactivas utilizadas fuera del estado. fueron analizados doce libros de texto de ciencias de la escuela primaria y tres libros de biología de la escuela secundaria, todos adoptado por las escuelas públicas de Cuité, así como, se entrevistó a catorce profesores responsable de estas disciplinas. Se pudo notar, a través de los análisis, que los libros El personal didáctico abordó varios temas relacionados con la Paleontología de una manera muy incipiente. que, estos temas se insertan en otros de relevancia biológica. Los profesores Los entrevistados reconocieron y coincidieron en que el estudio de esta ciencia es extremadamente importante para la formación de los estudiantes y enfatizó que su enfoque no satisfactoriamente. El poco énfasis que se le da a los contenidos paleontológicos se debe principalmente a por el pequeño enfoque en los libros de texto. El uso de nuevas actividades metodológicas puede ayudar a mejorar la enseñanza-aprendizaje de estos temas y, en consecuencia, contribuir a una formación más integral de los estudiantes.
Keywords: Ensino de ciências e biologia
Recursos didáticos
Fósseis e evolução
Biologia recursos didáticos
Teaching science and biology
Didactic resources
Fossils and evolution
Biology teaching resources
Enseñanza de la ciencia y la biología
Recursos didácticos
Fósiles y evolución
Recursos didácticos de biología
???metadata.dc.subject.cnpq???: Paleontologia
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19516
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas - CES - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MAXCIELL RICARDO AZEVEDO DA SILVA - TCC LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS CES 2011.pdfMaxciell Ricardo Azevedo da Silva - TCC Licenciatura em Ciências Biológicas CES 20119.95 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.