Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/1952
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDMELO, T. S.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5112610592894698pt_BR
dc.contributor.advisor1APOLINÁRIO, Juciene Ricarte.-
dc.contributor.advisor1IDAPOLINÁRIO, J. R.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6938937338148950pt_BR
dc.contributor.referee1NASCIMENTO, Regina Coelli Gomes.-
dc.contributor.referee2ARAÚJO, Patrícia Cristina de Aragão.-
dc.description.resumoNeste trabalho problematizamos em torno da aplicabilidade da Lei 10.639/2003, que instituiu o ensino da História e Cultura Afro-brasileira nos currículos e bancos escolares de nossa educação. Dessa forma, pautados no discurso da História Cultural, realizamos uma abordagem direcionada à prática docente e os livros didáticos do ensino médio, adotados por escolas públicas da rede estadual de ensino, localizadas no município de Campina Grande - PB. Assim, elencamos uma abordagem sobre o ensino da História e Cultura afro-brasileira e africana em sala de aula, bem como a forma com que os professores manuseiam o livro didático e repassam suas informações aos alunos, percebendo de que maneira esse material de apoio aborda e trás em suas discussões a figura dos negros e negras e sua contribuição para a formação da sociedade brasileira, em consonância com a Lei 10.639/2003. Portanto, nossa proposta, a partir desse trabalho, é perceber como a discussão em torno da educação para as relações etnicorraciais está sendo, ou não, desenvolvida no contexto escolar. Como referencial teórico, trabalhamos a partir dos estudos de Chartier (1990), com o conceito de representação, dos postulados de Certeau (1994), utilizando a categoria cotidiano, e utilizamo-nos ainda do conceito de identidade a partir das análises de Moreira e Câmara (2008), bem como o Tomáz Tadeu (2009). Ainda trazemos as leituras de autores como Nilma Lino Gomes (2003), Anderson Oliva (2009), entre outros que discutem a perspectiva da educação etnicorracial. Realizamos a presente pesquisa na perspectiva da História Oral em interface com a análise de conteúdo, a partir dos estudos de Franco (2007), onde tomamos como recurso as narrativas de professores da escola pública que atuam no ensino médio e utilizam o material didático investigado. Como fontes, trabalhamos com o livro didático, entrevista com professores, e documentos oficiais, a exemplo da Lei 10.639/2003 e dos PCNEM. Esta pesquisa nos mostrou que, mesmo onze anos após a promulgação da Lei, ainda presenciamos uma desconfortante situação no tocante à abordagem da temática negra nas aulas de História das escolas observadas, tanto através dos materiais didáticos analisados, quanto do discurso de alguns professores entrevistados, onde atribuímos essa situação, entre outros fatores, à falta de iniciativa institucional dos órgãos públicos com relação à preparação desses professores ou à falta cuidado na seleção dos materiais didáticos que, por muitas vezes invisibilizam a história e cultura afro-brasileira.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIApt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqHistória.pt_BR
dc.titleRepresentação da história e cultura afro-brasileira e africana no livro didático de história do ensino médio (Campina Grande-PB).pt_BR
dc.date.issued2014-03-24-
dc.description.abstractIn this we problematic work around the applicability of Law 10.639 / 2003, which established the teaching of History and Afro-Brazilian culture in school curricula and banks of our education. Thus, guided by the discourse of Cultural History, we conducted a targeted approach to teaching practice and textbooks of high school, adopted by public schools in the state schools, located in the city of Campina Grande - PB. Thus, we selected an approach to the teaching of history and African-Brazilian Culture and African in the classroom as well as the way teachers handle the textbook and pass your information to students, realizing how this support material addresses and back in their discussions the figure of black men and women and their contribution to the formation of Brazilian society, in accordance with Law 10.639/2003. Therefore, our proposal from this work is to understand how the discussion on education for ethnic racial relations is being or not developed in the school context. The theoretical work from Chartier studies (1990), with the concept of representation, the postulates of Certeau (1994), using the everyday category, and we use them even the concept of identity from Moreira analyzes and Hall (2008), as well as Tomáz Thaddeus (2009). Still bring the readings of authors such as Nilma Lino Gomes (2003), Anderson Oliva (2009), among others discussing the prospect of racial ethnic education. We conducted this research in connection with the Oral History interface with the content analysis, from Franco's studies (2007), where we take action as the public school teacher‟s narratives that operate in high school and use teaching materials investigated. As sources, we work with the textbook, interviews with teachers, and official documents, such as the Law 10.639 / 2003 and PCNEM. This research showed us that even eleven years after the enactment of Law also observed an uncomfortable situation regarding the approach of the black subject in history classes of the schools surveyed, both through the learning materials analyzed, as the discourse of some teachers interviewed, which we attribute this situation, among other factors, the lack of institutional initiative of public bodies regarding the preparation of these teachers or lack of care in the selection of teaching materials that, for often erasing the history and African-Brazilian culture.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/1952-
dc.date.accessioned2018-10-11T13:37:43Z-
dc.date.available2018-10-11-
dc.date.available2018-10-11T13:37:43Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectLivro Didático de História - Ensino Médiopt_BR
dc.subjectHistória Afro-Brasileira - Representação Livro Didáticopt_BR
dc.subjectCultura Afro-Brasileira - Representação Livro Didáticopt_BR
dc.subjectCultura Africanapt_BR
dc.subjectAnálise de Livro Didáticopt_BR
dc.subjectRepresentações Afro-Brasileiras - Livro Didáticopt_BR
dc.subjectLei 10.639/2003pt_BR
dc.subjectEnsino de História e Cultura Afro-Brasileirapt_BR
dc.subjectHistória Culturalpt_BR
dc.subjectRelações Etnicorraciaispt_BR
dc.subjectNegros e Formação da Sociedade Brasileirapt_BR
dc.subjectConceito de Representação - Certeaupt_BR
dc.subjectIdentidadept_BR
dc.subjectEducação Etnicorracialpt_BR
dc.subjectHistória Oralpt_BR
dc.subjectAnálise de Conteúdopt_BR
dc.subjectBlacks and Formation of the Brazilian Societypt_BR
dc.subjectEthnic-Racial Relationspt_BR
dc.subjectAfro-Brazilian Culture - Textbook Representationpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorMELO, Thiago Silveira de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeRepresentation of Afro-Brazilian and African History and Culture in the textbook of history of High School (Campina Grande - PB).pt_BR
dc.identifier.citationMELO, Thiago Silveira de. Representação da história e cultura afro-brasileira e africana no livro didático de história do ensino médio (Campina Grande-PB). 2014. 110f. (Dissertação de Mestrado em História), Programa de Pós-graduação em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/1952pt_BR
Appears in Collections:Mestrado em História - PPGH UFCG

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
THIAGO SILVEIRA DE MELO PPGH 2014 - DISSERTAÇÃO PPGH CH 2014.pdfThiago Silveira de Melo - Dissertação PPGH CH 2014.2.05 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.