Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19530
Title: De livro em livro construímos o futuro: relativo de experiência na Escola Cidadã Integral Técnica Coronel Jacob Guilherme Frantz.
Other Titles: From book to book we build the future: relative of experience at Escola Cidadã Integral Técnica Coronel Jacob Guilherme Frantz.
???metadata.dc.creator???: NASCIMENTO, Ezequiany Layany Batista do.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: LIMA ARRAES, Maria Nazareth de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: BEZERRA, Jaqueline de Jesus.
???metadata.dc.contributor.referee2???: BARBOSA, Maria Vanice Lacerda de Melo.
Keywords: Leitura;Escola;Projeto pedagógico;Língua Portuguesa;Ensino;Reading;School;Pedagogical project;Portuguese language;Teaching
Issue Date: 5-May-2021
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: NASCIMENTO, Ezequiany Layany Batista do. De livro em livro construímos o futuro: relativo de experiência na Escola Cidadã Integral Técnica Coronel Jacob Guilherme Frantz. 2021. 54f. Relatório (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2021.
???metadata.dc.description.resumo???: A leitura vai além de apenas decodificação da língua. É um processo muito mais amplo, uma vez que envolve a produção de sentidos. Por esse viés, o objetivo principal deste trabalho é relatar a experiência vivenciada na Escola Cidadã Integral Técnica Coronel Jacob Guilherme Frantz a partir de um projeto de leitura e interpretação textual. Para que isso fosse possível, discutimos conceitos sobre as concepções de leitura, com foco nas estratégias priorizadas durante a realização do projeto na escola; relatamos a experiência do projeto De livro em livro construímos o futuro; e finalmente, escrevemos as contribuições para o desenvolvimento da leitura fomentadas pelo projeto desenvolvido na escola. Para este relato, nos fundamentamos na Linguística Textual, trazendo considerações sobre as concepções de leitura segundo Koch e Elias (2010) e Zappone (2001), e sobre as estratégias de leitura discutidas segundo Solé (1998), além das orientações sobre leitura em sala de aula descritas na Base Nacional Comum Curricular em Brasil (2018). O tipo de pesquisa é a ex-post-facto, por se tratar de um relato de experiência, e a abordagem é a qualitativa. Como resultados, destacamos: aumento de frequência dos alunos na biblioteca da escola à procura de livros para lerem; melhoria na leitura dos sujeitos participantes do projeto; contribuição para o aumento da média do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB, de 2,9 para 4,1.
Abstract: Reading goes beyond just decoding the language. It is a much broader process, since it involves the production of meanings. By this bias, the main objective of this work is to report the experiment carried out at the Escola Cidadã Integral Técnica Coronel Jacob Guilherme Frantz from a project of reading and textual interpretation. To make this possible, we discussed concepts about reading conceptions, focusing on the strategies prioritized during the implementation of the project at school; we reported the experience of the project From book to book we build the future; and finally, we wrote the contributions to the development of reading promoted by the project developed at the school. For this report, we are based on Textual Linguistics, bringing considerations about the conceptions of reading according to Koch and Elias (2010) and Zappone (2001), and about the reading strategies discussed according to Solé (1998), in addition to the guidelines on classroom reading described in the National Common Curricular Base in Brazil (2018). The kind of this research is ex-post facto, as it is an experience report, and its approach is qualitative. As a result, we highlight: the increased frequency of students in the school library looking for books to read; the improvement in the reading skills of the participants of the project; the contribution to the increase in the average of the Basic Education Development Index - IDEB, from 2.9 to 4.1.
Keywords: Leitura
Escola
Projeto pedagógico
Língua Portuguesa
Ensino
Reading
School
Pedagogical project
Portuguese language
Teaching
???metadata.dc.subject.cnpq???: Letras - Língua Portuguesa.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19530
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EZEQUIANY LAYANY BATISTA DO NASCIMENTO. TCC. LICENCIATURA EM LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA. 2021.pdfEzequiany Layany Batista do Nascimento. TCC. Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa. 2021 915.7 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.