Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19534
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDVIEIRA, J. V. S.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0392500791379395pt_BR
dc.contributor.advisor1SILVA, Abdoral Inácio da.
dc.contributor.advisor1IDSILVA, A. I.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4839519539144588pt_BR
dc.contributor.referee1CORRÊA, Adriana Moreira de Souza.
dc.contributor.referee2PEREIRA, Hérica Paiva.
dc.description.resumoHarry Potter, uma coleção de sete livros publicados pela escritora inglesa J.K. Rowling, tem o poder de atrair muitos leitores para um mundo encantado. Esta pesquisa tem como objetivo geral analisar as construções mitológicas e as ações da língua latina no livro “Harry Potter e a Pedra Filosofal (2017)”, procurando construir sentidos promovidos a partir das discussões sobre a obra. Para tanto, as ações realizadas para atingir essa meta foram: primeiro apresentamos alguns aspectos sobre a mitologia Greco-romana; depois realizamos uma análise sobre a língua latina e levantamos sentidos acerca dessa língua milenar e, como última ação, suprimimos construções mitológicas, identificamos, apontamos e citamos ligações para melhor compreensão da obra em estudo. A metodologia adotada foi a pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa alicerçada nas contribuições teóricas de Eliade (1957/2000), Brandão (1986), Thomas Bulfinch (2002), Chevalier (2019), os quais se debruçam em diálogos acerca dos estudos mitológicos apontando ações ou elementos presentes nesse contexto. Sobre a teoria da língua latina, partimos dos estudos de Faraco (1998) e Oliveira (2001). O universo de pesquisa deste trabalho são as obras de J.K. Rowling. Selecionamos, dentre esse universo, como corpus a ser investigado, a obra Harry Potter e a Pedra Filosofal (2017)”, da mesma autora. Como resultados desta investigação, destacamos a presença de criaturas que nos permite visualizar o amplo campo de representações mitológicas em suas inúmeras páginas. Foi possível reconhecer ainda o uso de novos termos e expressões latinas que buscam dar conta de contextos socioculturais emergentes da produção textual contemporânea, modernos conceitos, fatos, objetos, concedidos por um determinado tempo e que são naturalmente forjadas com pedaços de outras, não dicionarizadas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLetras - Língua Portuguesa.pt_BR
dc.titleHarry Potter e a Pedra Filosofal: em uma análise dos elementos mitológicos e da influência do latim.pt_BR
dc.date.issued2021-05-18
dc.description.abstractHarry Potter, a series of seven books written by the English writer J.K. Rowling, has the power to attract many readers to an enchanted world. The general objective of this research is to analyze the mythological constructions and the role Latin language plays in the book Harry Potter and the Philosopher's Stone (2017). It is intended to build meanings from the discussions about the work. For this, the actions taken were: first, we presented some aspects about Greco-Roman mythology; then we analyzed the use of Latin language in Rowling’s book trying to build meanings in this ancient language and, as a last action, we suppressed mythological constructions, identifying, pointing out and showing links for a better understanding of the work under study. The research methodology used was bibliographic with a qualitative approach based on the theoretical contributions of Eliade (1957/2000), Brandão (1986), Thomas Bulfinch (2002), Chevalier (2019), who focus on dialogues about mythological studies pointing out actions or elements present in this context. For a theory of the Latin language, we refer to the studies by Faraco (1998) and Oliveira (2001). The research universe of our study are the works of J.K. Rowling. We selected, among them, as the corpus to be investigated, the first novel of the series Harry Potter and the Philosopher's Stone (2017) ”. As a result of this investigation, we highlight the presence of creatures that allow us to visualize the wide field of mythological representations in this novel. It was also possible to recognize the use of new Latin terms and expressions that aim at meeting, in contemporary textual production, the demands of emerging sociocultural contexts, modern concepts, facts, objects. Those terms and expressions, heavily used for a certain time, gave light to new words forged in the work of Rowling with parts of others, that do not have entries in dictionaries.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19534
dc.date.accessioned2021-06-22T12:36:02Z
dc.date.available2021-06-22
dc.date.available2021-06-22T12:36:02Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectLiteraturapt_BR
dc.subjectLíngua latinapt_BR
dc.subjectMitopt_BR
dc.subjectMitologiapt_BR
dc.subjectAnálise literáriapt_BR
dc.subjectMitologia greco-romanapt_BR
dc.subjectLiteraturept_BR
dc.subjectLatin languagept_BR
dc.subjectMythpt_BR
dc.subjectMythologypt_BR
dc.subjectliterary analysispt_BR
dc.subjectGreco-Roman mythologypt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorVIEIRA, José Venâncio Soares.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeHarry Potter and the Philosopher's Stone: an analysis of mythological elements and the influence of Latin.pt_BR
dc.identifier.citationVIEIRA, José Venâncio Soares. Harry Potter e a Pedra Filosofal: em uma análise dos elementos mitológicos e da influência do latim. 2021. 67f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2021.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JOSÉ VENÂNCIO SOARES VIEIRA. TCC. LICENCIATURA EM LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA. 2021.pdfJosé Venâncio Soares Vieira. TCC. Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa. 2021. 538.08 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.