Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19551
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDCASADO, A. G. M.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5379170226043838pt_BR
dc.contributor.advisor1PAULA, José Carlos de Freitas.-
dc.contributor.advisor1IDPAULA, J. C. de F.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1070998406032540pt_BR
dc.contributor.referee1SANTOS, Cláudia Patrícia Fernandes dos.-
dc.contributor.referee1IDSANTOS, CLÁUDIA P. F.pt_BR
dc.contributor.referee1IDC.P.F. dos Santos.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1061754959515693pt_BR
dc.contributor.referee2SANTOS, Carlos Alberto Garcia.-
dc.contributor.referee2IDSANTOS, C. A. G.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3280066178376014pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho de monografia estuda a importância de trabalhar Educação Ambiental (EA) nas aulas de ciências do ensino fundamental II. Sabe-se que ainda existem muitas controvérsias relacionadas à educação ambiental em relação à estruturação curricular do ensino fundamental. Apesar das diretrizes dos documentos oficiais contemplarem este tem~ existem dificuldades de adaptação por parte dos professores e gt~stores públicos da educação nas diferentes esferas administrativas. Propomos um estudo sobre a abordagem de temas transversais nas aulas de ciências, e especificamente o tema educação ambiental, sem que haja a necessidade de elaborar um projeto educacional à parte do currículo escolar. Dessa forma, o objetivo deste trabalho é estudar estratégias metodológicas para inserir o referido tema no currículo escolar dando ao ensino de ciências condições de contribuir para um ensino fundamental que cumpre seu papel na formação de cidadãos conscientes, críticos, sensíveis às questões do mundo à sua volta, aprendendo a questionar a realidade e encontrar significação nos conceitos apresentados na sala de aula. O estudo está sendo desenvolvido nas turmas do 8° ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal de Ensino Fundamental Manuel Antônio Coelho de Andrade situada na cidade de Algodão de Jandaíra, no agreste paraibano. Uma primeira etapa do trabalho consiste em realizar uma entrevista aberta com esses professores onde serão abordados temas como qual a importância de se trabalhar EA nas suas aulas, qual o papel do professor dentro do processo de EA, entre outras questões, depoimentos livres e entrevistas com os alunos. Outro momento do trabalho consiste em avaliar uma intervenção de sala feita com os alunos questionando a produção e gestão dos lixos orgânico e inorgânico, e por frm analisaremos os livros didáticos adotados pelas turmas de ciências. Percebemos deficiências importantes na formação escolar que estão relacionadas às questões curriculares, problemas no material de apoio, ausência de contextualização dos conceitos apresentados nas aulas de ciências e falta de estrutura física para o desenvolvimento de atividades diversificadas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Educação e Saúde - CESpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqPolítica Educacionalpt_BR
dc.titleA educação ambiental nas aulas de ciências do ensino fundamental II: um estudo de caso.pt_BR
dc.date.issued2011-12-
dc.description.abstractThis research monograph examines the importance of working Environmental Education (EE) in science classes of prirnary school 11. It is known th:tt there are still many controversies related to environmental education in relation to the structuring of the curriculum in elementary school. Despite the guidelines of official documents contemplate this issue, there are difficulties in adaptation by teachers and managers of public education in the different administrative leveis. We propose a study on the approach to cross-cutting issues in science classes, and specifically the theme of environmental education, without the need to develop an educational project to the part of school curriculum. Thus, the objective of this study is methodological strategies for inserting the subject into the school curriculum giving science teaching position to contribute to a school that plays its part in making people aware, criticai, sensitive to world issues to their back, leaming to question the reality and find meaning in the concepts presented in class. The study is being developed in the 8th grade classes in the School Hall Elementary School Elementary School Manuel Antonio Coelho de Andrade in the city of Cotton Jandaíra in Agreste. A frrst stage of the work consists of performing a open interviews with teachers where they will discuss topics such as what the importance of work and in their classrooms, which the teacher's role~ within the EA process, among other things, testimony and interviews with free the students. Another time the work is to evaluate an intervention performed with the room questioning students about the production and management of organic and inorganic wastes, and finally analyze the textbooks adopted by science classes. We realized significant weaknesses in the training school that are related to curriculum issues, problems in the support material, lack of contextualization of the concepts presented in science classes and lack o f physical infrastructure for the development of diversified activitiespt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19551-
dc.date.accessioned2021-06-22T19:29:14Z-
dc.date.available2021-06-22-
dc.date.available2021-06-22T19:29:14Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectEnsino Fundamental Ilpt_BR
dc.subjectResumept_BR
dc.subjectEnvironmental educationpt_BR
dc.subjectElementary School IIpt_BR
dc.subjectReanudarpt_BR
dc.subjectEducación ambientalpt_BR
dc.subjectEscuela Primaria IIpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorCASADO, Amanda Gabriela Matias.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeEnvironmental education in elementary school science classes II: a case study.pt_BR
dc.title.alternativeEducación ambiental en las clases de ciencias de la escuela primaria II: un estudio de caso.pt_BR
dc.identifier.citationCASADO, Amanda Gabriela Matias. A educação ambiental nas aulas de ciências do ensino fundamental II: um estudo de caso. 2011. 46 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Especialização em Educação com foco em Ensino e Aprendizagem, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2011.pt_BR
dc.description.resumenEste trabajo monográfico estudia la importancia de trabajar la Educación Ambiental (EA) en las clases de ciencias de la escuela primaria II. Se sabe que todavía quedan muchos controversias relacionadas con la educación ambiental en relación con la estructura curricular de la enseñanza fundamental. Aunque las pautas de los documentos oficiales contemplan esta existen dificultades de adaptación por parte de docentes y gestores públicos de la educación en los diferentes ámbitos administrativos. Proponemos un estudio sobre la enfoque de los temas transversales en las clases de ciencias, y específicamente el tema educación ambiental, sin necesidad de elaborar un proyecto educativo para la parte del plan de estudios de la escuela. Así, el objetivo de este trabajo es estudiar estrategias métodos para insertar el tema referido en el currículo escolar dando la enseñanza de condiciones de la ciencia para contribuir a una educación primaria que cumpla su función en formación de ciudadanos concienzudos, críticos, sensibles a los problemas del mundo que los rodea, aprender a cuestionar la realidad y encontrar significado en los conceptos presentados en el Salón de clases. El estudio se está desarrollando en las clases de octavo grado. Primaria de la Escuela Primaria Municipal Manuel Antônio Coelho de Andrade ubicado en la localidad de Algodão de Jandaíra, en la región rural de Paraíba. un primero El paso del trabajo es realizar una entrevista abierta con estos maestros donde Se abordarán temas como la importancia de trabajar la EE en sus clases, que el rol del docente dentro del proceso de EA, entre otros temas, testimonios y entrevistas con estudiantes. Otra parte del trabajo es evaluar un Intervención en el aula realizada con alumnos cuestionando la producción y gestión de residuos. orgánico e inorgánico, y por frm analizaremos los libros de texto adoptados por las clases de las ciencias. Notamos importantes deficiencias en la educación escolar que son relacionados con cuestiones curriculares, problemas en el material de apoyo, falta de contextualización de conceptos presentados en clases de ciencias y falta de estructura para el desarrollo de actividades diversificadas.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Especialização em Educação com Foco em Ensino e Aprendizagem - CES - Monografias 02

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AMANDA GABRIELA MATIAS CASADO - TCC ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO COM FOCO EM ENSINO APRENDIZAGEM CES 2011.pdfAmanda Gabriela Matias Casado - TCC Especialização em Educação com Foco em Ensino e Aprendizagem CES 20118.82 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.