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dc.creator.IDAZEVEDO, F. S.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5414822379882377pt_BR
dc.contributor.advisor1SILVA, Elisângela Pereira da.-
dc.contributor.advisor1IDSILVA, E. P.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7427231236185885pt_BR
dc.contributor.referee1SOUSA NETO, Valter Ferreira de.-
dc.contributor.referee1IDNETO, Valter Ferreira de Sousa.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2556654243832003pt_BR
dc.contributor.referee2CARVALHO, Carlos Maviael de.-
dc.contributor.referee2IDCARVALHO, C. M.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4227007017273673pt_BR
dc.description.resumoTendo em vista a importância que o modal ferroviário teve para o município de Pombal-PB, proporcionando em épocas passadas o crescimento econômico, social e cultural da região. A Secretaria de Esportes Cultura e Turismo da cidade paraibana planeja realizar a reativação de um pequeno trecho da linha férrea situada no município. Dessa forma, torna-se indispensável para que isso ocorra, a execução de estudos que apontem a real situação deste trecho. Assim, o presente trabalho buscou identificar os diversos tipos de patologias que incidem nos elementos da superestrutura da via permanente, em um trecho situado entre a antiga estação ferroviária e a Ponte Vermelha, totalizando 4,5 km de extensão. Para isto, se optou por dividir o trecho em nove subtrechos de 500 metros cada, e assim, realizar uma vistoria in loco, contando com o registro fotográfico das patologias encontradas e com as medições realizadas na geometria da via. Dessa forma, foi possível identificar ao todo 392 patologias, sendo as mais recorrentes: a incidência de vegetação excessiva na faixa de domínio da via, a ausência ou insuficiência do material granular denominado lastro, os defeitos encontrados nos trilhos, dormentes, fixações e juntas ferroviárias, e as patologias apresentadas pela geometria da via. Além disso, foi possível constatar que em todos os nove subtrechos foram encontradas manifestações patológicas, com uma média de 43,55 problemas por subtrecho. Por fim, foi possível verificar que o percurso examinado encontra-se bastante desgastado, apresentando anomalias em todos os elementos da superestrutura da via permanente, o que impõe a constatação de que para ocorrer uma possível recuperação da linha férrea, será necessário reparar alguns elementos defeituosos, ou até mesmo substitui-los.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar - CCTApt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEngenharia Civil.pt_BR
dc.titleLevantamento das patologias na superestrutura da via permanente de uma antiga linha férrea: um estudo de caso de um trecho da via férrea localizada no município de Pombal-PB.pt_BR
dc.date.issued2021-05-13-
dc.description.abstractIn view of the importance that the railway modal had for the municipality of Pombal-PB, providing in the past economic, social and cultural growth in the region. The Department of Sports Culture and Tourism of the city of Paraíba plans to carry out the reactivation of a small section of the railway line located in the municipality. Thus, it is essential for this to happen, the execution of studies that point out the real situation of this stretch. Thus, the present work sought to identify the different types of pathologies that affect the elements of the superstructure of the permanent track, in a stretch located between the old railway station and the Red Bridge, totaling 4.5 km in length. For this, it was decided to divide the section into nine 500 meter sub-sections each, and thus carry out an on-site survey, with the photographic record of the pathologies found and the measurements made in the geometry of the road. Thus, it was possible to identify a total of 392 pathologies, the most recurring of which: the incidence of excessive vegetation in the area of the track, the absence or insufficiency of granular material called ballast, the defects found in the tracks, sleepers, fixings and railway joints , and the pathologies presented by the geometry of the road. In addition, it was found that pathological manifestations were found in all nine subsections, with an average of 43.55 problems per subset. Finally, it was possible to verify that the examined route is quite worn, presenting anomalies in all the elements of the superstructure of the permanent track, which imposes the observation that to occur a possible recovery of the railroad, it will be necessary to repair some defective elements , or even replace them.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19567-
dc.date.accessioned2021-06-23T17:15:30Z-
dc.date.available2021-06-23-
dc.date.available2021-06-23T17:15:30Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectFerroviapt_BR
dc.subjectRailroadpt_BR
dc.subjectFerrovia - patologiaspt_BR
dc.subjectRailroad - pathologiespt_BR
dc.subjectFerrovia - Pombal - Paraíbapt_BR
dc.subjectRailway - Pombal - Paraíbapt_BR
dc.subjectEstrada de ferro - patologiapt_BR
dc.subjectRailroad - Pathologypt_BR
dc.subjectVia férrea - Pombal - Paraíbapt_BR
dc.subjectRail - Pombal - Paraíbapt_BR
dc.subjectVia permanente - ferroviapt_BR
dc.subjectPermanent way - Railwaypt_BR
dc.subjectPatologiaspt_BR
dc.subjectPathologiespt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorAZEVEDO, Fernando Saldanha.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeSurvey of pathologies in the superstructure of the permanent way of an old railway: a case study of a section of the railway located in the city of Pombal-PB.pt_BR
dc.identifier.citationAZEVEDO, F. S. Levantamento das patologias na superestrutura da via permanente de uma antiga linha férrea: um estudo de caso de um trecho da via férrea localizada no município de Pombal-PB. 2021. 139 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) - Centro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar, Universidade Federal de Campina Grande, Pombal, Paraíba, Brasil, 2021.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Engenharia Civil - CCTA

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FERNANDO SALDANHA AZEVEDO – TCC – BACHARELADO EM ENGENHARIA CIVIL 2021.pdfFernando Saldanha Azevedo - TCC - Bacharelado em Engenharia Civil 2021.26.73 MBAdobe PDFView/Open


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