Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19572
Title: Formação continuada de professores de química á luz da BNCC: um estudo na Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação - 18ª CREDE/CE.
Other Titles: Continuing education of chemistry teachers in the light of BNCC: a study at the Regional Education Development Coordination - 18th CREDE/CE.
Formación continua de profesores de química a la luz del BNCC: un estudio en la Coordinación Regional de Desarrollo Educativo - XVIII CREDE / CE.
???metadata.dc.creator???: ARAÚJO, Franisco Jonathan de Oliveira.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: COSTA, Kiara Tatianny Santos da.
???metadata.dc.contributor.referee1???: COSTA, Nayara Tatianna Santos da.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SILVA, Thiago Pereira da.
Keywords: Professores de Química;Química - ensino médio;Formação de professores de química;Química - BNCC - formação continuada;Continuing Education;Chemistry Teachers;Chemistry - High School;Chemistry teacher training;Chemistry - BNCC - continuing education;Educación continua;Química - Escuela secundaria;Formación de profesores de química;Química - BNCC - educación continua;Formação Continuada
Issue Date: 18-May-2021
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: ARAÚJO, Francisco Jonathan de Oliveira. Formação continuada de professores de química á luz da BNCC: um estudo na Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação - 18ª CREDE/CE. 2021. 52 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Química, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2021.
???metadata.dc.description.resumo???: A formação continuada é inerente a função de professor e vem se consolidando ao longo dos séculos XX e XXI, sendo de grande notoriedade a sua importância, no processo de construção da identidade do profissional docente e o fortalecimento de sua prática frente a relação teoria/ prática voltada para o fazer pedagógico. No entanto, essa formação é um grande desafio previsto durante a implementação da BNCC-EM (Base Nacional Comum Curricular do ensino médio). Na medida que, para melhorar a aprendizagem, estimular e desenvolver nos alunos competências e habilidades, a capacitação dos professores é a iniciativa mais acessível e eficiente. Tendo em vista esta realidade, é necessário que os professores cada vez mais sejam capazes de se inserir em práticas didáticas que façam o aluno aprender a aprender, a ter convivência democrática, buscando refletir sobre o processo de ensino e aprendizagem, a partir da incorporação de conteúdos úteis para a formação do cidadão, e não no sentido de ser apenas um transmissor de conteúdos básicos. Dessa forma, mediante as reflexões previamente realizadas e considerando a relevância do Estado no fomento de ações de formação continuada de professores, o estudo tem como objetivo realizar um mapeamento acerca das ações de formação continuada de professores de Química na 18ª Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação/CE, além disso, busca-se identificar as características nos documentos oficiais na 18ª CREDE quanto às atividades de formação continuada dos professores de química; averiguar quais temáticas são abordadas; analisar a existência de formação continuada específica para os professores de Química que atuam na rede estadual de ensino no que tange a CREDE-18 A pesquisa apresenta caráter qualitativo, a delimitação temporal da pesquisa circunda entre (2018 a 2020), o contexto da pesquisa consiste na CREDE 18ª situada na região do cariri cearense, sediada na cidade de Crato – CE. A elegibilidade dos dados foi subsidiada pela análise de conteúdo (AC) de Bardin, posteriormente inseridas em mapa conceitual utilizando-se o software camp tools®. Alguns resultados indicam que há uma tentativa de aproximação e preocupação de levar a BNCC-ME para o professor que se encontra no seu fazer educacional, além da necessidade de aplicação de ações que visem melhorar aspectos como a didática e uso de metodologias concernente à disciplina de Química.
Abstract: Continuing education is inherent to the function of teacher and has been consolidating over the twentieth and twenty-first centuries, being of great importance in the process of building the identity of the professional teacher and the strengthening of its practice facing the relationship between theory and practice focused on the pedagogical work. However, this training is a major challenge foreseen during the implementation of the BNCC-EM (Common National Curricular Base for high school). To the extent that, in order to improve learning, stimulate and develop skills and abilities in students, teacher training is the most accessible and efficient initiative. In view of this reality, it is necessary that teachers are increasingly able to insert themselves in teaching practices that make the student learn how to learn, to have democratic coexistence, seeking to reflect on the process of teaching and learning, from the incorporation of useful content for the formation of citizens, and not just in the sense of being a transmitter of basic content. Thus, through the reflections previously made and considering the relevance of the State in the promotion of actions for the continuing education of teachers, the study aims to map the actions of continuing education for Chemistry teachers in the 18th Regional Coordinator for the Development of Education/CE, in addition, it seeks to identify the characteristics in the official documents in the 18th CREDE regarding the activities of continuing education for chemistry teachers; The research presents a qualitative character, the delimitation of the time of the research surrounds between (2018 to 2020), the context of the research consists of the 18th CREDE located in the region of Cariri Ceará, based in the city of Crato - CE. The eligibility of the data was subsidized by Bardin's content analysis (CA), later inserted into a concept map using the camp tools® software. Some results indicate that there is an attempt to approach and concern to take the BNCC-ME to the teacher who is in their educational practice, in addition to the need to apply actions aimed at improving aspects such as teaching and use of methodologies concerning the subject of chemistry.
???metadata.dc.description.resumen???: La formación continua es inherente al rol del docente y se ha ido consolidando a lo largo de la Siglos XX y XXI, siendo de gran notoriedad su importancia en el proceso constructivo de la identidad del profesional docente y el fortalecimiento de su práctica en relación con la teoría / práctica centrada en la práctica pedagógica. Sin embargo, esta formación es un gran desafío esperado. durante la implementación del BNCC-EM (Base Curricular Común Nacional para la Educación Secundaria). Como, para mejorar el aprendizaje, estimular y desarrollar en los estudiantes. competencias y habilidades, la formación del profesorado es la iniciativa más accesible y eficiente. Ante esta realidad, es necesario que los docentes estén cada vez más capaces de insertarse en prácticas didácticas que hagan que el alumno aprenda a aprender, a tener convivencia democrática, buscando reflexionar sobre el proceso de enseñanza y aprendizaje, a partir de de la incorporación de contenidos útiles para la formación del ciudadano, y no en el sentido de solo ser un transmisor de contenido básico. De esta forma, a través de las reflexiones anteriormente realizadas y considerando la relevancia del Estado en la promoción de acciones de educación continua de docentes, el estudio tiene como objetivo realizar un mapeo de las acciones de formación continuada del profesorado de Química en la XVIII Coordinación Regional de Desarrollo de la Educación / CE, además, busca identificar las características en el documentos oficiales de la 18a CREDE sobre las actividades de educación continua de la profesores de química; averigüe qué temas se abordan; analizar la existencia de educación continua específica para profesores de Química que trabajan en la red estatal de docencia sobre CREDE-18 La investigación tiene un carácter cualitativo, la delimitación el tiempo de investigación se extiende entre (2018 a 2020), el contexto de investigación consiste en CREDE 18 ubicada en la región Cariri de Ceará, con sede en la ciudad de Crato - CE. La elegibilidad de Los datos fueron subvencionados por el análisis de contenido (CA) de Bardin, posteriormente insertado en mapa conceptual utilizando el software camp tools®. Algunos resultados indican que hay una un intento de acercamiento y preocupación por acercar el BNCC-ME al maestro actual. en su labor educativa, además de la necesidad de aplicar acciones encaminadas a mejorar aspectos como la didáctica y el uso de metodologías relacionadas con la asignatura de Química.
Keywords: Professores de Química
Química - ensino médio
Formação de professores de química
Química - BNCC - formação continuada
Continuing Education
Chemistry Teachers
Chemistry - High School
Chemistry teacher training
Chemistry - BNCC - continuing education
Educación continua
Química - Escuela secundaria
Formación de profesores de química
Química - BNCC - educación continua
Formação Continuada
???metadata.dc.subject.cnpq???: Ensino-Aprendizagem
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19572
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Química - CES - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FRANCISCO JONATHAN DE OLIVEIRA ARAÚJO - TCC LICENCIATURA EM QUÍMICA CES 2021.pdfFrancisco Jonathan de Oliveira Araújo - TCC Licenciatura em Química CES 2021936.65 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.