Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/1957
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSILVA, R. S.pt_BR
dc.contributor.advisor1ARAÚJO, Eronides Câmara de.-
dc.contributor.advisor1IDARAÚJO, E. C.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9669893840583648pt_BR
dc.contributor.referee1NASCIMENTO, Regina Coelli Gomes.-
dc.contributor.referee2CAVALCANTE, Silêde Leila.-
dc.description.resumoO texto, objetiva analisar, como foram significadas e resignificadas, identidades de gênero e sexualidades, na escola municipal Padre Simão Fileto, da cidade de Cubati-PB, dos anos de 1970 aos dias atuais. Para tanto, a pesquisa foi desenvolvida com sujeitos escolares (professores, diretores, secretários escolares e de educação, alunos e alunas). Partindo das suas histórias de vida, contadas por meio de entrevistas orais gravadas e textos escritos digitalizados, faço um exercício de (des)construção de concepções discursivas, experienciadas em seus corpos e nos de outros, que dão vida a escola. Nesse sentido, houve um esforço, para mostrar, que categorias como gênero, corpo e sexualidades se alteram no tempo, modificando assim, as novas cartografias de pedagogizações e a própria escola. Assim, problematizo como a escola se tornou uma instituição que marca o silêncio, a disciplina e os dispositivos sobre as sexualidades. Tornando-se distante dos sujeitos que a (de)formam. Dialoguei teoricamente com Michel Foucault, para pensar a “ordem do discurso” e das sexualidades, somando contribuições de diversas(os) teóricas(os), que compõem estudos na área de gênero e sexualidades, com destaque para Judith Butler e Guacira Lopes Louro. Além de me apropriar de conceitos como desconstrução, na perspectiva de Derrida e, da concepção de sociedade de controle de Deleuze e da bioascese de Francisco Ortega. Remetendo-me a transição entre a sociedade da disciplina e a do controle ou da bioascese, proposta por Deleuze e Ortega. Portanto, esse estudo trata de uma transição que envolve o sujeito de corpo e alma, no mo(vi)mento onde o cuidado de si toma território em detrimento do panoptismo do olhar de fora. O que arregimenta noções de gênero, corpo, sexualidades e identidades, que vem sendo vertiginosamente problematizadas, na sociedade do “espetáculo”. Na qual o corpo é movente e plural. Demonstrando a urgência de uma reconfiguração do espaço escolar, assim como, de suas práticas pedagogizantes.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIApt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqHistória.pt_BR
dc.titleGênero e sexualidades em intersecção e mo(vi)mento no cenário escolar cubatiense.pt_BR
dc.date.issued2014-
dc.description.abstractThe paper aims to analyze how were meant and resignified, gender identities and sexualities in the municipal Padre Simão Fileto, in the city of Cubati-PB, from 1970s to today. Therefore, the research was conducted with school subjects (teachers, principals, school secretaries and education, students). Starting with their life stories, told through recorded oral interviews anddigitized texts written, I do an exercise of (de)construction of discursive conceptions, experienced in their bodies and in others, that give life to school. In this sense, there was an effort to show that categories like gender, body and sexuality change over time, thus modifying the new mappings and pedagogical school. So, I question how the school became an institution that marks the silence, discipline and devices on sexualities. Becoming distant subjects that (de)form. Theoretically dialogued with Michel Foucault, to think the "order of discourse" and sexualities, adding several theoretical contributions, which comprise studies on gender and sexuality, especially Judith Butler and Guacira Lopes Louro. Besides I borrow concepts as deconstruction, the prospect of Derrida and designing control Deleuze and bioascese Franciso Ortega society. It refers to transition from the society of discipline and control, or bioascese proposed by Deleuze and Ortega. Therefore, this study is a transition that involves the subject of soul and body, in which the mo(ve)ment takes care of itself over the territory panoptism look out. What regiments notions of gender, body, sexuality and identity, which has been sharply problematized in the "performance" society. In which the body is moving and plural. It is demonstrating the urgency of a reconfiguration of the school environment, as well as their pedagogical practices.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/1957-
dc.date.accessioned2018-10-11T16:16:18Z-
dc.date.available2018-10-11-
dc.date.available2018-10-11T16:16:18Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectGênero e Sexualidadespt_BR
dc.subjectIdentidades de Gêneropt_BR
dc.subjectEscola Municipal Padre Simão Fileto - Cubati - PBpt_BR
dc.subjectEscola e Sexualidadept_BR
dc.subjectEscola e Questão de Gêneropt_BR
dc.subjectCorpo e Sexualidadespt_BR
dc.subjectOrdem do Discurso - Foucaultpt_BR
dc.subjectJudith Butlerpt_BR
dc.subjectSociedade de Controlept_BR
dc.subjectGuacira Lopes Louropt_BR
dc.subjectGender and Sexualitypt_BR
dc.subjectGender Identitiespt_BR
dc.subjectCubati - PB - Educaçãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSILVA, Rafaella de Sousa.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeGender and sexuality in intersection and movement in the cubatiense school scene.pt_BR
dc.description.sponsorshipCapespt_BR
dc.identifier.citationSILVA, Rafaella de Sousa. Gênero e sexualidades em intersecção e mo(vi)mento no cenário escolar cubatiense. 2014. 175f. (Dissertação de Mestrado em História), Programa de Pós-graduação em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/1957pt_BR
Appears in Collections:Mestrado em História - PPGH UFCG

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RAFAELLA DE SOUSA SILVA - DISSERTAÇÃO PPGH CH 2014.pdfRafaella de Sousa Silva - Dissertação PPGH CH 2014.2.5 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.