Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19635
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSANTOS, F. A. C.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5337344084163197pt_BR
dc.contributor.advisor1FREITAS, Ladjane Pereira da Silva Rufino de.-
dc.contributor.advisor1IDFREITAS, L. P. R. S.pt_BR
dc.contributor.advisor1IDSILVA, Ladjane P.pt_BR
dc.contributor.advisor1IDSilva, Ladjane P. dapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4724917853774709pt_BR
dc.contributor.referee1SILVA, Paulo Sérgio Gomes da.-
dc.contributor.referee1IDSilva P S Gpt_BR
dc.contributor.referee1IDSILVA, PAULO S. G.pt_BR
dc.contributor.referee1IDDA SILVA, PAULO SÉRGIO GOMESpt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9463069127508798pt_BR
dc.contributor.referee2FREITAS, Juliano Carlo Rufino de.-
dc.contributor.referee2IDFREITAS, J. C. R.pt_BR
dc.contributor.referee2IDde FREITAS, J. C. R.pt_BR
dc.contributor.referee2IDde Freitas, J. C. R.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6552913556583647pt_BR
dc.description.resumoO ensino CTS/CTSA configurado em seu papel formador do pensamento crítico envolvendo problemáticas e ações contextuais do cotidiano do aluno tem a capacidade de desenvolver uma postura crítica/reflexiva frente à sociedade e suas distintas dimensões auxiliando na formação da cidadania do indivíduo. Atualmente, com o avanço acelerado e a obsolescência dos chamados equipamentos eletroeletrônicos em períodos de tempo relativamente curtos, um grave problema situacional está se desencadeando na sociedade atual. Estes problemas estão relacionados ao descarte inadequado do lixo eletrônico que pode causar grandes danos à saúde e ao meio ambiente. Logo, desenvolver o tema lixo eletrônico em sala de aula é uma forma de desenvolver o pensamento crítico dos alunos frente às características específicas do e-lixo realçando a preocupação ambiental em relação à disposição inadequada do mesmo. Este trabalho tem por objetivo envolver as diferentes áreas de Ciências, a saber, Química, Física e Biologia, sobre um mesmo tema, onde se propôs a investigar de que forma a educação escolar, a partir de uma relação interdisciplinar, pode contribuir para a minimização dos impactos ambientais causados pelo descarte inadequado de eletroeletrônicos em desuso pela população. Assim, nos propusemos a investigar um breve histórico das principais conferências ambientais mundiais que, por sua vez, desencadearam urna série de confrontos educacionais em prol da educação ambiental. A partir de um questionário socioeconômico efetuado na cidade de Picuí - PB identificamos a real situação do uso e descarte do lixo eletrônico na cidade bem como o nível de conscientização da população quanto à temática Por fim, realizamos uma intervenção didática numa turma de 2° ano do Ensino Médio na Escola Professor Lordão da cidade citada, a fun de estimularmos a educação ambiental abordando uma série de argumentos e proposições educacionais quanto ao uso e descarte dos resíduos r eletrônicos em uma escola pública da região.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Educação e Saúde - CESpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEnsino-Aprendizagempt_BR
dc.titleMovimento CTS e a perspectiva de educação ambiental para o ensino de química - caminhos para a reutilização do lixo eletrônico.pt_BR
dc.date.issued2015-02-27-
dc.description.abstractCTS/CTSA teaching configured in its role as a trainer of critical thinking involving problems and contextual actions in the daily life of the student has the ability to develop a critical/reflective posture towards society and its different dimensions helping in the formation of individual citizenship. Currently, with accelerated advancement and obsolescence of so-called electronic equipment in relatively short periods of time, a serious situational problem is unleashing in today's society. These problems are related to improper disposal of electronic waste that can cause great harm to health and the environment. Therefore, developing the topic of electronic waste in the classroom is a way of develop students' critical thinking regarding the specific characteristics of e-lixo highlighting the environmental concern in relation to its inadequate disposal. This one This work aims to involve the different areas of Science, namely, Chemistry, Physics and Biology, on the same topic, where he proposed to investigate how school education, from an interdisciplinary relationship, it can contribute to minimizing the impacts caused by the inadequate disposal of electronics that are not being used by the population. Thus, we set out to investigate a brief history of the main conferences environmental impacts that, in turn, have unleashed a series of educational confrontations. in favor of environmental education. From a socioeconomic questionnaire carried out in the city ​​of Picuí - PB we identified the real situation of the use and disposal of electronic waste in the city ​​as well as the level of awareness of the population regarding the theme. we performed a didactic intervention in a 2nd year high school class at the School Professor Lordão of the city mentioned, in order to encourage environmental education addressing a series of arguments and educational propositions regarding the use and disposal of waste r at a public school in the area.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19635-
dc.date.accessioned2021-06-25T17:17:21Z-
dc.date.available2021-06-25-
dc.date.available2021-06-25T17:17:21Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectMovimento CTS/CTSApt_BR
dc.subjectLixo eletrônicopt_BR
dc.subjectConscientização ambientalpt_BR
dc.subjectEcodesenvolvimentopt_BR
dc.subjectLixo eletrônico - reutilizaçãopt_BR
dc.subjectEnsino de química - educação ambientalpt_BR
dc.subjectCTS/CTSA Movementpt_BR
dc.subjectJunk mailpt_BR
dc.subjectEnvironmental awarenesspt_BR
dc.subjectEcodevelopmentpt_BR
dc.subjectE-waste - reusept_BR
dc.subjectChemistry teaching - environmental educationpt_BR
dc.subjectBasura electronicapt_BR
dc.subjectAdvertencia ambientalpt_BR
dc.subjectEcodesarrollopt_BR
dc.subjectResiduos electrónicos - reutilizaciónpt_BR
dc.subjectEnseñanza de la química - educación ambientalpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSANTOS, Felipe Antônio da Costa.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeCTS movement and the perspective of environmental education for teaching chemistry - ways to reuse electronic waste.pt_BR
dc.title.alternativeEl movimiento CTS y la perspectiva de la educación ambiental para la enseñanza de la química: formas de reutilizar los desechos electrónicos.pt_BR
dc.identifier.citationSantos, Felipe Antônio da Costa. Movimento CTS e a perspectiva de educação ambiental para o ensino de química: caminhos para a reutilização do lixo eletrônico. 2015. 92 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em química, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2015.pt_BR
dc.description.resumenLa docencia CTS / CTSA configurada en su rol de formador de pensamiento crítico involucrando problemas y acciones contextuales en la vida diaria del alumno tiene la capacidad de desarrollar una postura crítica / reflexiva hacia la sociedad y sus diferentes dimensiones ayudando en la formación de ciudadanía individual. Actualmente, con avance acelerado y obsolescencia de los llamados equipos electrónicos en períodos de tiempo relativamente cortos, Se está desencadenando un grave problema situacional en la sociedad actual. Estos problemas son relacionados con la eliminación inadecuada de desechos electrónicos que pueden causar un gran daño a la salud y el medio ambiente. Por tanto, desarrollar el tema de los residuos electrónicos en el aula es una forma de Desarrollar el pensamiento crítico de los estudiantes sobre las características específicas de e-lixo. destacando la preocupación ambiental en relación con su disposición inadecuada. Éste Este trabajo tiene como objetivo involucrar las diferentes áreas de la ciencia, a saber, Química, Física y Biología, sobre el mismo tema, donde propuso investigar cómo la educación escolar, desde una relación interdisciplinar, puede contribuir a minimizar los impactos causado por la eliminación inadecuada de productos electrónicos que no están siendo utilizados por la población. Así, nos propusimos investigar una breve historia de las principales conferencias impactos ambientales que, a su vez, han desencadenado una serie de enfrentamientos educativos. a favor de la educación ambiental. A partir de un cuestionario socioeconómico realizado en el ciudad de Picuí - PB identificamos la situación real del uso y disposición de residuos electrónicos en el ciudad, así como el nivel de conciencia de la población sobre el tema. realizamos una intervención didáctica en una clase de segundo año de bachillerato en la escuela El profesor Lordão de la ciudad mencionó, con el fin de fomentar la educación ambiental abordando una serie de argumentos y proposiciones educativas sobre el uso y eliminación de residuos r en una escuela pública de la zona.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Química - CES - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FELIPE ANTÔNIO DA COSTA SANTOS - TCC LICENCIATURA EM QUÍMICA CES 2015.pdf Felipe Antônio da Costa santos - TCC Licenciatura em Química CES 201518.64 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.