Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19651
Title: Reviewbin: uma ferramenta de fácil uso para revisão de código.
Other Titles: Reviewbin: an easy-to-use code review tool.
???metadata.dc.creator???: LUCIANO, José Renan Silva.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: RÊGO, Matheus Gaudencio do.
???metadata.dc.contributor.referee1???: ALMEIDA, Hyggo Oliveira de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: MASSONI, Tiago Lima.
Keywords: Engenharia de Software;Revisão de Código;Desenvolvimento de Software;Ferramenta Didática para Revisão de Código;Reviewbin – Ferramenta para Revisão de Código;Aplicação Web – Revisão de Código;Arquitetura Jamstack;Teste de Usabilidade;Computer System Usability Questionnaire – CSUQ;Lógica de Back-End;Educação;Software Engineering;Code Review;Software Development;Code Review Didactic Tool;Reviewbin – Code Review Tool;Web Application - Code Review;Jamstack Architecture;Usability Test;Back-End Logic;Education;Ingeniería de Software;Revisión de Código;Desarrollo de Software;Herramienta Didáctica de Revisión de Código;Reviewbin - Herramienta de Revisión de Código;Aplicación Web: Revisión de Código;Arquitectura Jamstack;Prueba de Usabilidad;Cuestionario de Usabilidad de Sistemas Informáticos - CSUQ;Educación
Issue Date: 25-May-2021
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: LUCIANO, J. R. S. Reviewbin: uma ferramenta de fácil uso para revisão de código. 2021. 10 f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo) – Curso de Bacharelado em Ciência da Computação, Centro de Engenharia Elétrica e Informática, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2021.
???metadata.dc.description.resumo???: Revisão de código é uma das etapas mais importantes do processo de desenvolvimento de software. A prática permite uma melhor qualidade e confiabilidade dos artefatos, pois os mesmos serão analisados e discutidos por outros desenvolvedores. Existem hoje ferramentas que possibilitam esse processo, como o GitHub e ReviewBoard, porém, estas ferramentas são integradas a um Sistema de Controle de Versão (SCV), como Git e Subversion, impossibilitando seu uso por pessoas que não têm o conhecimento dessas tecnologias, como alunos iniciantes em cursos de programação. Há também ferramentas, como o Codepost.io, que se apresentam como uma solução proprietária para revisão em salas de aula, porém que se limitam à correção de atividades e adicionam uma burocracia extra para a configuração de turmas e criação de atividades na plataforma. O objetivo deste trabalho é criar uma ferramenta com foco em revisão de código, que permita que alunos e professores aproveitem os benefícios desta prática em atividades de sala de aula, sem a necessidade de ter conhecimento de nenhuma tecnologia de SCV e também que seja livre para outros casos de uso, como o envio de um trecho de código para que alguém possa tirar uma dúvida, sem a necessidade de configurações extras.
Abstract: Code review is one of the most important steps in the software development process. The practice allows for better quality and reliability of the artifacts, as they will be analyzed and discussed by other developers. Nowadays, some tools enable this process, such as GitHub and ReviewBoard, however, these tools are integrated into a Version Control System (VCS), for instance, Git and Subversion, making it impossible for people who do not know these technologies, such as students beginning in programming courses. There are also tools, like Codepost.io, which present themselves as a proprietary solution for code review in the classroom, but they are limited to correcting activities and add an extra complexity for setting up classes and creating activities on the platform. The objective of this work is to create a tool focused on code review, which allows students and teachers to enjoy the benefits of this practice in classroom activities, without the need of knowing any VCS technology and also be free for other use cases, like sending a code snippet so that someone can take a question, without the need for extra configurations.
Keywords: Engenharia de Software
Revisão de Código
Desenvolvimento de Software
Ferramenta Didática para Revisão de Código
Reviewbin – Ferramenta para Revisão de Código
Aplicação Web – Revisão de Código
Arquitetura Jamstack
Teste de Usabilidade
Computer System Usability Questionnaire – CSUQ
Lógica de Back-End
Educação
Software Engineering
Code Review
Software Development
Code Review Didactic Tool
Reviewbin – Code Review Tool
Web Application - Code Review
Jamstack Architecture
Usability Test
Back-End Logic
Education
Ingeniería de Software
Revisión de Código
Desarrollo de Software
Herramienta Didáctica de Revisión de Código
Reviewbin - Herramienta de Revisión de Código
Aplicación Web: Revisión de Código
Arquitectura Jamstack
Prueba de Usabilidad
Cuestionario de Usabilidad de Sistemas Informáticos - CSUQ
Educación
???metadata.dc.subject.cnpq???: Ciência da Computação
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19651
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo - Ciência da Computação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JOSÉ RENAN SILVA LUCIANO - TCC CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO 2021.pdf778.97 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.