Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19688
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDMEDEIROS, E. F. A.pt_BR
dc.contributor.advisor1GIESTA, Letícia Caporlíngua.-
dc.contributor.advisor1IDGIESTA, L. C.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6785460495790279pt_BR
dc.contributor.referee1MEDEIROS, Fábio Ferreira de.-
dc.contributor.referee1IDDE MEDEIROS, F. F.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7268744971022470pt_BR
dc.contributor.referee2ATAIDE, Jair Stefanini Pereira de.-
dc.contributor.referee2IDATAÍDE, J. S. P.pt_BR
dc.contributor.referee2IDDE ATAÍDE, JAIR STEFANINI PEREIRA.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3201374347373584pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho discorre sobre a importância da prática da leitura, tarefa essencial para a construção do conhecimento. Aqui ressalto a perspectiva e o empenho do ensino na Escola Pública Estadual Vidal de Negreiros na cidade de Cuité-PB no compromisso com a melhoria do desempenho escolar incentivando sempre a prática da leitura. Dessa forma, como professora de língua portuguesa nessa instituição, desenvolvi um estudo com o objetivo de refletir a respeito de como se dá o desenvolvimento da leitura e interpretação de textos em sala de aula nessa escola. O método utilizado foi pesquisa narrativa. Articulando minha formação profissional e pressupostos teóricos, descrevo atividades desenvolvidas com os alunos tais como um projeto que envolveu diversos gêneros literários, com a participação ativa entre a escola e a comunidade, obtendo resultado satisfatório em relação ao que esperávamos dos nossos alunos. Ainda acreditasse no desinteresse dos alunos pela leitura, a reflexão feita neste trabalho me levou a perceber que no cotidiano escolar, docentes e discentes da escola em que trabalho vêm sendo absorvidos em constante leitura, tanto leitura de mundo, quanto leitura e produção textual nas mais variadas linguagens, correspondendo, mesmo que tacitamente, aos pressupostos teóricos dessa monografia.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Educação e Saúde - CESpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqMétodos e Técnicas de Ensinopt_BR
dc.titleIncentivo, reflexão e interpretação na leitura em sala de aula.pt_BR
dc.date.issued2011-11-
dc.description.abstractThis paper discusses the importance of reading practice, a task essential to the construction of knowledge. Here I emphasize the ers~ect ve and effort of teaching in the Escola Pública Estadual Vidal de Negreiros in cidade de Cuité-PB and commitment to improving the school performance by always encouraging the practice of reading. Thus, as a teacher of Portuguesa language at this institution, I developed a study aiming to reflect on how the development of reading and interpretation of texts in the classroom in this school happens. The narrativa research method was used. Articulating my professional background and theoretical concepts I describe activities with students such as a project that involved various literary gemes, with the active participation of school and community, obtaining satisfactory results compared to what we expected from our students. Even though I believe in the lack of interest students have in reading, the reflection made in this worl< led me to realize that in everyday school life, teachers and students of the school where I work have been absorbed in constant reading, both reading of the world and readmg and te>ct production in various languages, corresponding to the theoretical assumptions of this monograph.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19688-
dc.date.accessioned2021-06-29T12:11:54Z-
dc.date.available2021-06-29-
dc.date.available2021-06-29T12:11:54Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectIncentivopt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectCompartilhamentopt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectInterpretaçãopt_BR
dc.subjectLeitura - incentivopt_BR
dc.subjectLeitura - compartilharpt_BR
dc.subjectIncentivept_BR
dc.subjectReadingpt_BR
dc.subjectSharingpt_BR
dc.subjectElementary Schoolpt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectInterpretationpt_BR
dc.subjectReading - encouragementpt_BR
dc.subjectReading - sharept_BR
dc.subjectLeerpt_BR
dc.subjectIntercambiopt_BR
dc.subjectEnseñanza fundamentalpt_BR
dc.subjectEducaciónpt_BR
dc.subjectInterpretaciónpt_BR
dc.subjectLectura - estímulopt_BR
dc.subjectLectura - compartirpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorMEDEIROS, Edjane Ferro Amorim de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeEncouragement, reflection and interpretation in classroom reading.pt_BR
dc.title.alternativeFomento, reflexión e interpretación en la lectura en el aula.pt_BR
dc.identifier.citationMEDEIROS, Edjane Ferro Amorim de. Incentivo, reflexão e interpretação na leitura em sala de aula. 2011 50 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Especialização em Educação com foco em Ensino e Aprendizagem, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2011.pt_BR
dc.description.resumenEn este trabajo se analiza la importancia de la práctica lectora, tarea fundamental para la construcción del conocimiento. Aquí enfatizo la perspectiva y el compromiso de la docencia. en el Colegio Público Estatal Vidal de Negreiros de la ciudad de Cuité-PB en el compromiso con la mejora del rendimiento escolar, fomentando siempre la práctica de leer. Así, como profesor de portugués en esa institución, Desarrollé un estudio con el objetivo de reflexionar sobre cómo desarrollo de la lectura e interpretación de textos en el aula de esta escuela. El método utilizado fue la investigación narrativa. Articular mi formación profesional y supuestos teóricos, describo actividades desarrolladas con estudiantes como un proyecto que involucró varios géneros literarios, con participación activa de los escuela y la comunidad, obteniendo resultados satisfactorios en relación a lo que que esperábamos de nuestros estudiantes. Todavía creía en la falta de interés de los estudiantes por leyendo, la reflexión que se hizo en este trabajo me llevó a darme cuenta de que en la vida escolar diaria, profesores y alumnos de la escuela donde trabajo se han absorbido en lectura constante, tanto la lectura del mundo, como la lectura y la producción textual en la forma más varios idiomas, correspondiendo, aunque tácitamente, a los supuestos teóricos de esta monografía.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Especialização em Educação com Foco em Ensino e Aprendizagem - CES - Monografias 02

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EDJANE FERRO AMORIM DE MEDEIROS - TCC ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO COM FOCO EM ENSINO APRENDIZAGEM CES 2011.pdfEdjane Ferro Amorim de Medeiros - TCC Especialização em Educação com Foco em Ensino Aprendizagem CES 201111.56 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.