Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19692
Title: Projetos educacionais do Centro de Educação e Saúde: compromisso social com a comunidade local.
Other Titles: Educational and Health Center educational projects: social commitment to the local community.
Proyectos educativos del Centro Educativo y de Salud: compromiso social con la comunidad local.
???metadata.dc.creator???: LOPES, Fernanda Pereira.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: COSTA, Ramilton Marinho.
???metadata.dc.contributor.referee1???: MEDEIROS, Fábio Ferreira de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: JUSTINO FILHO, José.
Keywords: Projetos;Compromisso social;Conhecimentos;Educação transforrnadora;Projects;Social commitment;knowledge;Transformative education;Proyectos;Conocimiento;Educación transformadora
Issue Date: 5-Dec-2011
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: LOPES, Fernanda Pereira, Projetos educacionais do Centro de Educação e Saúde: compromisso social com a comunidade local. 2011. 59 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Especialização em Educação com foco em Ensino e Aprendizagem, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2011.
???metadata.dc.description.resumo???: Todo país que aspira a um desenvolvimento social mais elevado deve buscar, dentre outras coisas. um sistema de educação superior consolidadamente forte. Para isso. é preciso que as instituições de ensino superior. além de contribuírem com a produção cultural e intelectual da humanidade, envidem seus esforços para responder às necessidades da sociedade, buscando soluções para as questões atuais. Nesse contexto. o Centro de Educação e Saúde, da Universidade Federal de Campina Grande, câmpus de Cuité, foi criado com dois objetivos maiores: contribuir com o fortalecimento da educação básica e formar profissionais da saúde para atuar na região, atentos aos problemas/necessidades locais. Seguindo-se este raciocínio, o presente estudo averiguou, por intermédio de pesquisa bibliográfica, quais as carências e potencialidades emergentes do município de Cuité e das cidades vizinhas. Posteriormente. verificou-se o grau de comprometimento social dos projetos de pesquisa, de extensão e do programa Prolicen, com essas questões, no intuito de ajudar em algum aspecto de seu desenvolvimento econômico, educacional, sanitário, ambiental etc. Optou-se pelo uso de métodos qualitativos c quantitativos, nos quais se realizaram entrevistas não estruturadas. a fim de proceder-se a urna abordagem hermenêutica e ao estabelecimento de dados estatísticos a respeito da classificação dos 155 projetos analisados. conforme seu grau de aplicabilidade social e local. Também foram analisados os projetos de pesquisa quanto ã sua aplicabilidade (local ou não) e os projetos de extensão de acordo com seu foco (formação de profissionais ou atendimento ao público). Por oportuno, discorreu-se sobre outros programas e atividades que têm relação direta com a sociedade e com os objetivos do CES. Um pouco da história das universidades também está presente neste texto, bem como as funções destas instituições e da educação como prática transformadora. Essa concepção educacional vigora, principalmente. nas teorias de Paulo Freire c em documentos oficiais como o Plano Nacional da Educação e a Lei de Diretrizes c Bases da Educação Nacional, por exemplo, estando em consonância com a Metodologia da Problematização, que também foi explicitada nesta pesquisa. Assim, este trabalho monográfico espera poder contribuir com a reflexão sobre as práticas educacionais do CES. transfigurando ou reafirmando-as.
Abstract: Any country that intends to have a higher social development, must look for, among other things, a system of superior education, consolidated and strong. The institutions of superior teaching, have to keep their efforts in order to meet the society's needs, and also, contribute to the cultural and intellectual production ofthe humanity, searching for solutions for the current issues. On this contcxt, the federal university of Campina Grande, campus of Cuité/PB, founded a center of education and health, with two main goals. Thc first one is to improve basic education and lhe second one, is graduating more professionals in the health field, to work in our region, taking local problems and needs into account. Following this reasoning, the actual study, through bibliographic researches, investigated what are the growing deficicncies and thc potentialitics in the town of Cuité, and its neighbor towns as well. Then, it was verified, in which extent, the research projects and the extention of the program called Policen are socially comrnitted to those matters, somehow, it is trying to help and also develop towns and t teir neighbor's economy, education, health system, environment, and so on. It was chosen qualitative and quantitative methods, and in this fashion, it was carried out some intcrviews, that weren't well-structured but, they only meant to clarify some points on the approach and present some statistics about the classification of 155 projects that were analyzcd, according to the degrcc of social and local applicability. It was also taken into consideration, the searching projects and their local applicability or not, and the extension projects, according to their focusses (professional training or public scrvice). By chance, it was discussed about their programs and activities that have some direct relation to the society and to the CES goals, too. A little bit ofthis university history, is inside o f this text, as well as the functions of those institutions and the education, as a transformative practice. This educational conception, it is found at Paulo Freire's theory, and also in official documents, such as the National Curricular Parameters (PCNs) and the Law of Guidelines and Bases for National Education (LDBEN), for example, bcing in consonance with the methodology of the problematization highJighted in this research. So, this monographic work, seeks to contribute to a reflcction on educational practices ofthe CES, transforming or reaffirming them.
???metadata.dc.description.resumen???: Todo país que aspire a un mayor desarrollo social debe buscar, entre otros cosas. un sistema de educación superior sólidamente sólido. Para eso. es necesario que el instituciones de educación superior. además de contribuir a la producción cultural e intelectual de la humanidad, hacer sus esfuerzos para dar respuesta a las necesidades de la sociedad, buscando soluciones a problemas actuales. En ese contexto. el Centro de Educación y Salud, de la La Universidad Federal de Campina Grande, campus de Cuité, se creó con dos objetivos mayor: contribuir al fortalecimiento de la educación básica y formar profesionales de la salud actuar en la región, atento a los problemas / necesidades locales. Siguiendo este razonamiento, el Este estudio investigó, a través de la investigación bibliográfica, cuáles son las necesidades y potencialidades emergentes del municipio de Cuité y ciudades vecinas. Posteriormente. el grado de compromiso social de la investigación, extensión y Prolicen, con estas preguntas, con el fin de ayudar en algún aspecto de su desarrollo económico, educativo, sanitario, ambiental, etc. Elegimos usar métodos cualitativos y cuantitativos, en los que se realizaron entrevistas no estructuradas. La para proceder a un enfoque hermenéutico y al establecimiento de datos estadísticos en cuanto a la clasificación de los 155 proyectos analizados. según su grado de aplicabilidad social y local. Los proyectos de investigación también fueron analizados en cuanto a su aplicabilidad. (locales o no) y proyectos de extensión según su enfoque (formación de profesionales o atención al público). Oportunamente, se discutieron otros programas y actividades. tienen una relación directa con la sociedad y con los objetivos del CES. Un poco de la historia de universidades también está presente en este texto, así como las funciones de estas instituciones y las la educación como práctica transformadora. Esta concepción educativa está principalmente vigente. en las teorías de Paulo Freire y en documentos oficiales como el Plan Nacional de Educación y el Ley de Lineamientos y Bases de la Educación Nacional, por ejemplo, estando en consonancia con la Metodología de problematización, que también fue explicada en esta investigación. Así que esto El trabajo monográfico pretende contribuir a la reflexión sobre las prácticas educativas. dulce. transfigurarlos o reafirmarlos.
Keywords: Projetos
Compromisso social
Conhecimentos
Educação transforrnadora
Projects
Social commitment
knowledge
Transformative education
Proyectos
Conocimiento
Educación transformadora
???metadata.dc.subject.cnpq???: Tópicos Específicos de Educação
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19692
Appears in Collections:Curso de Especialização em Educação com Foco em Ensino e Aprendizagem - CES - Monografias 02

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FERNANDA PEREIRA LOPES - TCC ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO COM FOCO EM ENSINO APRENDIZAGEM CES 2011.pdfFernanda Pereira Lopes - TCC Especialização em Educação com Foco em Ensino Aprendizagem CES 201111.51 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.