Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19698
Title: Diálogo museu - escola: práticas e possibilidades do ensino - aprendizagem.
Other Titles: Museum-school dialogue: teaching-learning practices and possibilities.
Diálogo museo-escuela: prácticas y posibilidades de enseñanza-aprendizaje.
???metadata.dc.creator???: ARAUJO, Israel da Silva.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: MARTINS, André Antunes.
???metadata.dc.contributor.referee1???: OLIVEIRA, Anderson Scardua.
???metadata.dc.contributor.referee2???: PEREIRA, Marli Hermenegilda.
Keywords: Museu;Sala de aula;Diálogos;Educação formal e não formal;Museum;Classroom;Dialogues;Formal and non-formal education;Museo;Salón de clases;Educación formal y no formal
Issue Date: 2011
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: ARAUJO, Israel da Silva. Diálogo museu - escola: práticas e possibilidades do ensino - aprendizagem. 2011. 58 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Especialização em Educação com foco em Ensino e Aprendizagem, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2011.
???metadata.dc.description.resumo???: Este trabalho busca refletir sobre a possibilidade de práticas de diálogo entre museu e sala de aula, discutindo tendências e procedimentos que estão sendo apropriadas por estudiosos da educação e da museologia, sobre utilização/diálogo da educação formal com a não formal na construção do conhecimento atual. Retratamos lugares, sujeitos e conceitos sobre o ensino- aprendizagem e algumas possibilidades de diálogos entre eles: utilizamos como exemplo prático o Museu do Homem do Curimataú, espaço museológico do município de Cuité-PB, algumas escolas circo-vizinhas e seus sujeitos. Optamos como metodologia a oralidade: entrevista/conversas, reforçada por cadernos de campo e relatórios, os quais demonstram caminhos para os atuais espaços praticados pelos sujeitos da educação. Tópicos separados (em dois capítulos) que se entrecruzam, tecidos numa trilha do saber pelas vozes dos colaboradores. Buscamos dialogar acerca dos discursos (teoria) de/com alguns autores/interlocutores que nos ajudaram a pensar sobre as possibilidades (e dificuldades) da construção do conhecimento, também, para a além da sala de aula.
Abstract: This work seeks to reflect on the possibility of dialogue practices between museum and classroom. class, discussing trends and procedures that are being appropriated by scholars of the education and museology, on the use/dialogue of formal and non-formal education in construction of current knowledge. We portray places, subjects and concepts about teaching and learning and some possibilities of dialogues between them: we use as an example the Museu do Homem do Curimataú, a museum in the municipality of Cuité-PB, some neighboring circus schools and their subjects. We chose orality as a methodology: interview/conversations, reinforced by field notebooks and reports, which demonstrate paths to the current spaces practiced by the subjects of education. separate topics (in two chapters) that intertwine, woven in a path of knowledge by the voices of the contributors. We seek to dialogue about the discourses (theory) of/with some authors/interlocutors who helped us to think about the possibilities (and difficulties) of the construction of knowledge, also, beyond the classroom.
???metadata.dc.description.resumen???: Este trabajo busca reflexionar sobre la posibilidad de prácticas de diálogo entre museo y aula. clase, discutiendo tendencias y procedimientos de los que se están apropiando los estudiosos de la educación y museología, sobre el uso / diálogo de la educación formal y no formal en construcción del conocimiento actual. Retratamos lugares, materias y conceptos sobre la enseñanza- aprendizaje y algunas posibilidades de diálogo entre ellos: usamos como ejemplo el Museu do Homem do Curimataú, un museo en el municipio de Cuité-PB, algunas escuelas de circo vecinas y sus temas. Elegimos la oralidad como metodología: entrevistas / conversaciones, reforzadas por cuadernos de campo e informes, que demuestran caminos hacia los espacios actuales practicados por los sujetos de educación. temas separados (en dos capítulos) que se entrelazan, entretejidos en un camino de conocimiento por las voces de los contribuyentes. Buscamos dialogar sobre los discursos (teoría) de / con algunos autores / interlocutores que nos ayudaron a pensar en las posibilidades (y dificultades) de la construcción del conocimiento, también, más allá del aula.
Keywords: Museu
Sala de aula
Diálogos
Educação formal e não formal
Museum
Classroom
Dialogues
Formal and non-formal education
Museo
Salón de clases
Educación formal y no formal
???metadata.dc.subject.cnpq???: Ensino-Aprendizagem
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19698
Appears in Collections:Curso de Especialização em Educação com Foco em Ensino e Aprendizagem - CES - Monografias 02

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ISRAEL DA SILVA ARAÚJO - TCC ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO COM FOCO EM ENSINO APRENDIZAGEM CES 2011.pdfIsrael da Silva Araújo - TCC Especialização em Educação com Foco em Ensino Aprendizagem CES 201112.93 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.