Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/197
Title: Leitura e produção de textos orais e escritos - uma proposta de atividades com ênfase na argumentação.
Other Titles: Reading and production of oral and written texts - a proposal for activities with an emphasis on argumentation.
???metadata.dc.creator???: PEREIRA, Francisca Rejane Silva Cunegundes.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SILVA, Jorgevaldo de Souza.
Keywords: Língua portuguesa - ensino;Oralidade;Leitura;Escrita;Argumentação;Gêneros textuais;Orality;Reading and Writing;Portuguese language - teaching;Orality;Reading;Writing;Argumentation;Textual genres
Issue Date: 2016
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: PEREIRA, Francisca Rejane Silva Cunegundes. Leitura e produção de textos orais e escritos - uma proposta de atividades com ênfase na argumentação. 78f. Dissertação. Programa de Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS - (UFCG e UFRN). Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras - Paraíba - Brasil, 2016.
???metadata.dc.description.resumo???: O presente trabalho é o resultado de uma pesquisa sobre leitura e produção de textos orais e escritos – uma proposta de atividades com ênfase na argumentação e teve como campo de intervenção a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Antônia Araújo, no município de Patos, na Paraíba. Inicialmente, demonstramos a importância de se ensinar a Língua Portuguesa a partir de textos dos mais variados gêneros, em suportes impressos ou digitais, pontuando a competência comunicativa como essencialmente argumentativa e o que propõem os PCN para o trabalho com textos orais e escritos. Objetivamos, principalmente, propor um trabalho com a produção de textos orais e escritos, considerando elementos da teoria da argumentação, para subsidiar o ensino de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental II. Dessa forma, estruturamos o trabalho, com base em seu aporte teórico, abordando questões sobre Oralidade, Leitura, Escrita, Gêneros Textuais nas relações interpessoais, Argumentação e operadores argumentativos, a fim de estabelecer o ensino de Língua Portuguesa com fulcro em gêneros textuais orais e/ou escritos, observando os fenômenos argumentativos neles presentes. O estudo comprovou que o texto é espaço social de interação argumentativa, no qual o processo é interacional e se constroem os sentidos de forma negociada e dialógica. Verificamos, também, que, ao se trabalhar textos com ênfase na argumentação, ampliam-se as competências de ler e produzir textos oralmente ou por escrito. Percebendo-se, com isso, que a argumentatividade está presente em todos os gêneros textuais, assim, esta pesquisa traz importantes contribuições para o assunto, porquanto propõe um trabalho com gêneros textuais que é interdisciplinar, considerando ser todo professor, de qualquer disciplina, um leitor que utiliza textos nas suas práticas docentes e compreende que escrever e falar são atividades do interagir, bem como concebe que o texto, enquanto lugar interativo, é construído, argumentativamente, pelos sujeitos envolvidos nessa dinâmica.
Abstract: This work is the result of a search on reading and production of written and oral texts – a proposal of activities with an emphasis on argumentation –and had as a field of intervention the Primary and High School Antonia Araujo in the Patos city, in the Paraiba. Initially, we have demonstrated the importance of teaching the Portuguese Language fromtexts of the most varied genres, on media printed or digital, punctuating communicative competence as essentially argumentative and what the NCPs propose for working with oral and written texts, considering elements of the theory of argumentation, to subsidize the teaching of Portuguese Language in Elementary Education II. Thus, we structure the work, based on its theoretical contribution, addressing questions about Orality, Reading, Writing, Textual Genres in interpersonal relations, Argumentation and argumentative operators, in order to establish the Portuguese Language teaching with fulcrum in oral and / or written textual genres, observing the argumentative phenomena present in them. The study proved that the text is a social space of argumentative interaction, in which the process is interactional and construct the senses in a negotiated and dialogical way. We also verified that, when working on texts with an emphasis on argumentation, competence to read and produce texts orally or in writing. Realizing, therefore, that argumentativeness is present in all textual genres, thus, this research brings important contributions to the subject, because it proposes a work with textual genres that is interdisciplinary, considering that he is a teacher, of any discipline, a reader who uses texts in his teaching practices and understand that writing and speaking are activities of interacting, as well as conceives that the text, as an interactive place, is constructed, arguably, by the subjects involved in this dynamic.
Keywords: Língua portuguesa - ensino
Oralidade
Leitura
Escrita
Argumentação
Gêneros textuais
Orality
Reading and Writing
Portuguese language - teaching
Orality
Reading
Writing
Argumentation
Textual genres
???metadata.dc.subject.cnpq???: Letras.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/197
Appears in Collections:Mestrado em Letras em Rede - PROFLETRAS - (Cajazeiras).

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FRANCISCA REJANE SILVA CUNEGUNDES PEREIRA - DISSERTAÇÃO PROFLETRAS. 2016.pdfFrancisca Rejane Silva Cunegundes Pereira - Dissertação PROFLETRAS. 2016.807.27 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.