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dc.contributor.advisor1GOMES, Herman Martins.-
dc.contributor.advisor1IDGOMES, H. M.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4223020694433271pt_BR
dc.contributor.referee1BARROS , Marcelo Alves de.-
dc.contributor.referee2MASSONI , Tiago Lima.-
dc.description.resumoA experiência do jogador é um importante fator no desenvolvimento de jogos e precisa ser instigada sempre. Cria atividades diversificadas no jogo que reforcem esse fator é fundamental para agregar valor e coerência ao jogo, assim como fomentar que jogadores voltem a experimentá-lo. No entanto, a geração manual deste tipo de conteúdo é custosa e pode resultar em divergência da experiência projetada. Dessa forma, utilizar eventos dinâmicos se torna uma estratégia interessante para permitir uma diversidade coerente, pois são atividades em constante alteração pela interação com os sistemas do jogo. Neste contexto, a técnica de design sistêmico aplicada a jogos se mostra uma abordagem promissora, pois utiliza a interação entre os próprios sistemas do jogo para criar a experiência do jogador. Assim, este trabalho propõe um modelo para a geração de eventos dinâmicos utilizando o design sistêmico como fundamento. Para isso, a abstração de um jogo digital foi criada para demonstrar tal modelo. A abstração é dividida em sistemas simples, que utilizam a interação de suas propriedades e atributos para criar atividades variadas e coerentes. O modelo foi testado e resultados mostram que quanto mais eventos são gerados, menor é a taxa de dissimilaridade entre eles.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEIpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqCiência da Computaçãopt_BR
dc.titleGeração de eventos dinâmicos para jogos digitais: uma abordagem sistêmica.pt_BR
dc.date.issued2021-05-25-
dc.description.abstractThe player experience is an important factor in game development and needs to be instigated at all times. Creating diversified activities in the game that reinforces this factor is essential to add value and consistency to the game, as well as to encourage players to try it again. However, the manual generation of this type of content is costly and may result in a divergence from the projected experience. Therefore, using dynamic events becomes an interesting strategy to allow coherent diversity, as these activities are constantly changing due to interaction with the game systems. In this context, the systemic design technique applied to games proves to be a promising approach, as it uses the interaction between the game's own systems to create the player's experience. Thus, this work proposes a model for dynamic events generation using the systemic design as a foundation. For this, an abstraction of a digital game was created to demonstrate such a model. The abstraction is divided into simple systems, which use the interaction of its properties and attributes to create varied and coherent activities. The model was tested and results show that the more events are generated, the lower the dissimilarity rate between them.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19707-
dc.date.accessioned2021-06-30T11:57:34Z-
dc.date.available2021-06-30-
dc.date.available2021-06-30T11:57:34Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEventos dinâmicospt_BR
dc.subjectDynamic eventspt_BR
dc.subjectÉvénements dynamiquespt_BR
dc.subjectJogos digitaispt_BR
dc.subjectJeux numériquespt_BR
dc.subjectJuegos digitalespt_BR
dc.subjectDigital gamespt_BR
dc.subjectDesenvolvimento de jogospt_BR
dc.subjectGame developmentpt_BR
dc.subjectDesarrollo de juegospt_BR
dc.subjectDéveloppement de jeuxpt_BR
dc.subjectDesign sistêmicopt_BR
dc.subjectConception systémiquept_BR
dc.subjectDiseño sistémicopt_BR
dc.subjectSystemic designpt_BR
dc.subjectGeração de conteúdopt_BR
dc.subjectGeneration contentpt_BR
dc.subjectGeneración contenidopt_BR
dc.subjectGénération contenupt_BR
dc.subjectAbstração de jogo digitalpt_BR
dc.subjectAbstraction de jeu numériquept_BR
dc.subjectAbstracción de juegos digitalespt_BR
dc.subjectDigital game abstractionpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorALMEIDA, João Marcos Aristides.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeDynamic event generation for digital games: a systemic approach.pt_BR
dc.identifier.citationALMEIDA, J. M. A. Geração de eventos dinâmicos para jogos digitais: uma abordagem sistêmica. 2021. 13 f. Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo (Curso de Bacharelado em Ciência da Computação) Graduação em Ciência da Computação, Centro de Engenharia Elétrica e Informática, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2021.pt_BR
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