Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19709
Title: A presença feminina nos cursos de física e matemática.
Other Titles: The female presence in physics and mathematics courses.
La presencia femenina en los cursos de física y matemáticas.
???metadata.dc.creator???: ALVES, Maria Eduarda de Oliveira.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: COSTA, Nayara Tatianna Santos da.
???metadata.dc.contributor.referee1???: COSTA, Kiara Tatianny Santos da.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SOUZA, Glageane da Silva.
Keywords: Feminismo;Patriarcado;Mulheres - educação superior - presença;Curso de física - presença feminina;Curso de matemática;Feminism Patriarchy;Women - higher education - presence.;Physics course - female presence;Course of math;Mujeres - educación superior - presencia
Issue Date: 19-May-2021
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: ALVES, Maria Eduarda de Oliveira. A presença feminina nos cursos de física e matemática. 2021. 39 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2021.
???metadata.dc.description.resumo???: Mesmo com a luta pela igualdade de gênero acontecendo há muito tempo, ainda existe na sociedade obstáculos que atrapalham a vida da mulher, para citar alguns temos, violência doméstica, assédio moral e sexual, estupro, entre outros. Esses obstáculos são reforçados pelos estereótipos de gênero, que conseguem influenciar até na escolha da profissão das mulheres. Por esse ser um problema atual devemos desenvolver pesquisas como essa para podermos comprovar essa realidade de que a presença feminina é pequena em cursos de exatas. Com isso o objetivo geral deste trabalho é verificar e discutir a presença feminina nos cursos de Física e Matemática, visto que são cursos tradicionalmente masculinos. Os dados da pesquisa foram coletados na Unidade Acadêmica de Física e Matemática, sendo eles o quantitativo dos ingressantes homens e mulheres dos últimos quatro anos. Foi realizada a análise descritiva analítica e com os dados foram feitos tabelas e gráficos para podermos analisar a presença feminina nesses cursos sendo eles relacionados com a leitura de livros e artigos sobre o tema. Encontramos como resultados que a presença feminina é menor em todos os cursos e turnos confirmando nossa hipótese de que nos cursos de exatas ainda é pequeno o número de mulheres, como consequência da presença de estereótipos na sociedade que influenciam na escolha de suas carreiras.
Abstract: Even with the fight for gender equality going on for a long time, there are still obstacles in society that hinder women's lives, to name a few, domestic violence, moral and sexual harassment, rape, among others. These obstacles are reinforced by gender stereotypes, which can even influence women's choice of profession. Because this is a current problem, we must develop research like this in order to prove this reality that the female presence is small in exact science courses. Thus, the general objective of this work is to verify and discuss the female presence in Physics and Mathematics courses, as they are traditionally male courses. The research data were collected at the Academic Unit of Physics and Mathematics, and they are the number of men and women entering the last four years. A descriptive analytical analysis was carried out and tables and graphs were made with the data so that we could analyze the female presence in these courses, which were related to the reading of books and articles on the subject. We found as a result that the female presence is lower in all courses and shifts, confirming our hypothesis that in exact science courses the number of women is still small, as a consequence of the presence of stereotypes in society that influence the choice of their careers.
???metadata.dc.description.resumen???: Incluso con la lucha por la igualdad de género durante mucho tiempo, todavía hay obstáculos en la sociedad que entorpecen la vida de las mujeres, para citar algunos los tenemos, violencia intrafamiliar, acoso moral y sexual, violación, entre otros. Estos obstáculos se ven reforzados por los estereotipos de género, que logran incluso influyen en la elección de profesión de las mujeres. Porque esto es un problema actual debemos desarrollar una investigación como esta para poder demostrar esta realidad de que la presencia femenina es pequeña en los cursos de ciencias exactas. Así, el objetivo general de este trabajo es verificar y discutir la presencia femenina en cursos de Física y Matemáticas, ya que tradicionalmente son cursos masculino. Los datos de la encuesta fueron recolectados en la Unidad Académica de Física y Matemáticas, siendo el número de hombres y mujeres de los últimos cuatro años. Análisis analítico descriptivo y Se hicieron tablas y gráficos con los datos para que pudiéramos analizar la presencia mujeres en estos cursos, que están relacionados con la lectura de libros y artículos. Sobre el tema. Encontramos como resultado que la presencia femenina es menor en todos los cursos y turnos, lo que confirma nuestra hipótesis de que exacto, el número de mujeres es todavía pequeño, como consecuencia de la presencia estereotipos en la sociedad que influyen en la elección de sus carreras.
Keywords: Feminismo
Patriarcado
Mulheres - educação superior - presença
Curso de física - presença feminina
Curso de matemática
Feminism Patriarchy
Women - higher education - presence.
Physics course - female presence
Course of math
Mujeres - educación superior - presencia
???metadata.dc.subject.cnpq???: Ciências Biológicas
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19709
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas - CES - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARIA EDUARDA DE OLIVEIRA ALVES - TCC LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS CES 2021.pdfMaria Eduarda de Oliveira Alves - TCC Licenciatura em Ciências Biológicas CES 2021492.2 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.