Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19737
Title: Novas metodologias aplicadas no ensino do Filo Annelida em uma escola pública do município de Cuité - PB.
Other Titles: New methodologies applied in the teaching of the annelida phylum in a public school in Cuité - PB.
Nuevas metodologías aplicadas en la enseñanza del filo annelida en un colegio público de Cuité - PB.
???metadata.dc.creator???: NEGREIROS, João Paulo Dantas.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: APOLINÁRIO, Marisa de Oliveira.
???metadata.dc.contributor.referee1???: MEDEIROS, Maria Franco Trindade.
???metadata.dc.contributor.referee2???: BELMINO, José Franscidavid Barbosa.
???metadata.dc.contributor.referee3???: CASTRO, Francisco José Victor de.
Keywords: Ensino de Zoologia;Modelos didáticos;Blogs - ensino de zoologia;Teaching of Zoology;Didactic models;Blogs - teaching zoology;Enseñanza de Zoología;Modelos didácticos;Blogs - enseñanza de zoología
Issue Date: 24-May-2016
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: Negreiros, João Paulo Dantas. Novas metodologias aplicadas no ensino do Filo Annelida em uma escola pública do município de Cuité - PB. 2016. 68 fl. 2016. 49 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2016.
???metadata.dc.description.resumo???: A educação brasileira busca adotar novos métodos de ensino que supram as carências apresentadas pela mesma no que diz respeito a metodologias tradicionais ainda vigentes. Neste cenário, surgem alternativas como os modelos didático-pedagógicos e as tecnologias da informação e comunicação (TIC's) que buscam tornar o ensino na Zoologia mais atrativo. Tais abordagens vêm sendo empregadas nas aulas de Ciências e Biologia da EEEM Orlando Venâncio dos Santos (Cuité - PB), de modo diferenciado associando os conteúdos de sala com as vivencias dos indivíduos contribuindo na construção do conhecimento dos estudantes. Objetivou-se levar ao conhecimento dos alunos um estudo mais detalhado do filo Arme/ida e da importância ecológica das minhocas. Dentre as atividades desenvolvidas listam-se: Aplicar questionários semiestruturados, analisar concepções dos aprendentes, ministrar aulas práticas com auxílio do minhobox, confeccionar modelos didáticos de representantes do filo, possibilitar a construção de blogs onde foram postadas as atividades desenvolvidas em sala de aula. Tais atividades foram realizadas no período de setembro a dezembro de 2015, com a turma da 2° série C (total de 31 alunos). Ainda, foram aplicados questionários avaliativos que referendavam os conteúdos teóricos e práLil.:o~ abordados na sala, visando reforçar os assuntos. Na dinâmica das atividades práticas, os discentes foram separados em grupos, para a construção dos modelos didáticos, todos interagiram positivamente dentro da temática. Quanto às TIC's, a constante atualização dos blogs com informações e curiosidades sobre os anelídeos tomaram-se marcante no cotidiano dos educandos. Destacaram-se também atitudes positivas como participação, empenho, criatividade e dedicação durante as abordagens práticas contribuiu para a compreensão dos anelídeos.
Abstract: Brazilian education seeks to adopt new teaching methods that address the needs presented by the same with respect to traditional methodologies still in force. In this scenario, alternatives such as didactic-pedagogical models and technologies of information and communication (TIC's) that seek to make teaching in Zoology more attractive. Such approaches have been used in the Science and Biology classes at EEEM Orlando Venâncio dos Santos (Cuité - PB), in a different way associating the room contents with the experiences of individuals contributing to the construction of students' knowledge. The objective was to make the students aware of a more detailed study of the Arme/ida e the ecological importance of earthworms. Among the activities developed are listed: Apply semi-structured questionnaires, analyze learners' conceptions, teach practical classes with the help of the minhobox, make didactic models of representatives of the phylum, enable the construction of blogs where the activities developed in the classroom were posted. class. Such activities were carried out from September to December 2015, with the 2nd grade C class (total of 31 students). In addition, evaluation questionnaires were applied. endorsed the theoretical and practical contents addressed in the room, aiming to reinforce the matters. In the dynamics of practical activities, the students were separated into groups, for the construction of didactic models, all interacted positively within the theme. As for ICT's, the constant updating of blogs with information and curiosities about the annelids became prominent in the daily lives of students. Attitudes also stood out positive such as participation, commitment, creativity and dedication during the approaches practices contributed to the understanding of annelids.
???metadata.dc.description.resumen???: La educación brasileña busca adoptar nuevos métodos de enseñanza que atiendan las necesidades presentado por la misma con respecto a las metodologías tradicionales aún vigentes. En este escenario, alternativas como modelos didáctico-pedagógicos y tecnologías de información y comunicación (TIC's) que buscan hacer más atractiva la docencia en Zoología. Estos enfoques se han utilizado en las clases de ciencia y biología de EEEM Orlando. Venâncio dos Santos (Cuité - PB), de manera diferente asociando los contenidos de la sala con las experiencias de las personas que contribuyen a la construcción del conocimiento de los estudiantes. El objetivo era dar a conocer a los alumnos un estudio más detallado del Arme / ida e la importancia ecológica de las lombrices de tierra. Entre las actividades desarrolladas se enumeran: Aplicar cuestionarios semiestructurados, analizar las concepciones de los alumnos, impartir clases prácticas con la ayuda del minhobox, hacer modelos didácticos de representantes del phylum, Permitir la construcción de blogs donde se publicaron las actividades desarrolladas en el aula. clase. Dichas actividades se llevaron a cabo de septiembre a diciembre de 2015, con el Clase C de 2º grado (total de 31 alumnos). Además, se aplicaron cuestionarios de evaluación. Respaldaron los contenidos teóricos y prácticos abordados en la sala, con el objetivo de reforzar la asuntos. En la dinámica de las actividades prácticas, los estudiantes fueron separados en grupos, para el construcción de modelos didácticos, todos interactuaron positivamente dentro del tema. En cuanto a las TIC, la actualización constante de blogs con información y curiosidades sobre el Los anélidos se hicieron prominentes en la vida diaria de los estudiantes. Las actitudes también se destacaron positivos como la participación, el compromiso, la creatividad y la dedicación durante los enfoques Las prácticas contribuyeron a la comprensión de los anélidos.
Keywords: Ensino de Zoologia
Modelos didáticos
Blogs - ensino de zoologia
Teaching of Zoology
Didactic models
Blogs - teaching zoology
Enseñanza de Zoología
Modelos didácticos
Blogs - enseñanza de zoología
???metadata.dc.subject.cnpq???: Zoologia
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19737
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas - CES - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JOÃO PAULO DANTAS NEGREIROS - TCC LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGIAS CES 2016.pdfJoão Paulo Dantas Negreiros - TCC Licenciatura em Ciências Biológicas CES 201612.52 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.