Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19739
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDCARVALHO, G. S.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4647491883497798pt_BR
dc.contributor.advisor1OLIVEIRA, Fabiano Custódio de.-
dc.contributor.advisor1IDOLIVEIRA, F. C.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8863482545802399pt_BR
dc.contributor.referee1FARIAS, Tiago José Vasconcelos de.-
dc.contributor.referee2ALENCAR, Alisson Clauber Mendes de.-
dc.identifier.doihttps://dx.doi.org/10.52446/espeducacaocontexCDSA.2021.tccmon.carvalho-
dc.description.resumoO ensino de Geografia nas escolas do campo de forma contextualizada é de suma importância para que os alunos compreendam os elementos que compõem o espaço geográfico. Ou seja, o mundo e suas problemáticas sociais e ambientais. Contudo, para que o ensino desse componente curricular seja proveitoso, devem-se considerar as necessidades dos alunos e os seus dia a dia, pois é fazendo a relação com o meio em que convivem que é possível se ter um ensino de qualidade na Geografia. Dessa forma, esta pesquisa, tem por objetivo relatar o processo de construção de recursos didáticos utilizando grãos das sementes da paixão, tendo por base a temática “O PROCESSO DE REGIONALIZAÇÃO DO TERRITÓRIO BRASILEIRO” no âmbito da pesquisa-ação, identificando sua contribuição no processo de ensino-aprendizagem de forma contextualizada no contexto escolar. Para execução dessa pesquisa, utilizamos os pressupostos da pesquisa qualitativa, através da Pesquisa-Ação, que foi dividida em momentos de capacitações/produções e experimentação nos contextos acadêmico e escolar. Verificamos que a produção e experimentação desse recurso didático foi de grande importância na compreensão da temática por parte dos alunos, a interação foi bastante positiva em relação aos conteúdos abordados, desde atenção com a intervenção, trazendo as sementes, até a confecção das figuras representando os mapas. Feito a avaliação, podemos observar que os alunos aprenderam a identificar cada critério de regionalização do Brasil e suas respectivas características, desta forma identificamos o quanto foi válido a oportunidade de produzir com os próprios alunos esse recurso didático na aprendizagem dos mesmos, contribuindo para um ensino de qualidade na disciplina de Geografia para as escolas do campo de forma contextualizada.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSApt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.titleA produção de recursos didáticos com grãos de sementes da paixão: uma abordagem contextualizada na compreensão do processo de regionalização do território brasileiro.pt_BR
dc.date.issued2021-06-10-
dc.description.abstractTeaching Geography in rural schools in a contextualized way is of paramount importance for students to understand the elements that make up the geographic space. In other words, the world and its social and environmental issues. However, for the teaching of this discipline to be profitable, the needs of students and their daily lives must be considered, as it is by making a relationship with the environment in which they live that it is possible to have quality teaching in Geography. Thus, this research aims to report the process of construction of teaching resources using seeds of passion seeds, based on the theme "THE PROCESS OF REGIONALIZATION OF THE BRAZILIAN TERRITORY" in the context of action research, identifying its contribution in the process of teaching-learning in a contextualized way in the school context. To carry out this research, we used the assumptions of qualitative research, through Action Research, which was divided into moments of training/production and experimentation in academic and school contexts. We found that the production and experimentation of this didactic resource was of great importance in the understanding of the theme by the students, the interaction was quite positive in relation to the contents covered, from attention to the intervention, bringing the seeds, to the making of figures representing the maps. After the evaluation, we can observe that the students learned to identify each regionalization criterion in Brazil and their respective characteristics, in this way we identified how valid the opportunity was to produce with the students this didactic resource in their learning, contributing to a teaching of quality in the Geography discipline for rural schools in a contextualized way.en
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19739-
dc.date.accessioned2021-06-30T20:07:36Z-
dc.date.available2021-06-30-
dc.date.available2021-06-30T20:07:36Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectProdução de recursos didáticospt_BR
dc.subjectEducação contextualizadapt_BR
dc.subjectEnsino de geografiapt_BR
dc.subjectRecursos didáticospt_BR
dc.subjectSementes da paixão – recurso didáticopt_BR
dc.subjectSemiárido Brasileiro e educação contextualizadapt_BR
dc.subjectPesquisa-Açãopt_BR
dc.subjectRegionalização do território brasileiropt_BR
dc.subjectOcupação do semiáridopt_BR
dc.subjectSemiárido Brasileiro – características geográficaspt_BR
dc.subjectProduction of teaching resourcespt_BR
dc.subjectcontextualized educationpt_BR
dc.subjectgeography teachingpt_BR
dc.subjectDidactic resourcespt_BR
dc.subjectSeeds of passion - teaching resourcept_BR
dc.subjectBrazilian semiarid and contextualized educationpt_BR
dc.subjectAction Researchpt_BR
dc.subjectRegionalization of the Brazilian territorypt_BR
dc.subjectSemiarid occupationpt_BR
dc.subjectBrazilian Semiarid - geographic characteristicspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorCARVALHO, Genilda da Silva.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe production of teaching resources with seeds of passion seeds: a contextualized approach in understanding the process of regionalization of the Brazilian territory.pt_BR
dc.identifier.citationCARVALHO, Genilda da Silva. A produção de recursos didáticos com grãos de sementes da paixão: uma abordagem contextualizada na compreensão do processo de regionalização do território brasileiro. 2021. 54f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19739pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GENILDA DA SILVA CARVALHO - ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO CONTEXTUALIZADA 2021.pdfGenilda da Silva Carvalho - Especialização em Educação Contextualizada 2021.2.29 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.