Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19740
Title: Estratégias de leitura e escrita a partir das histórias em quadrinhos: um novo olhar sobre as aulas de Língua Portuguesa no contexto do semiárido.
Other Titles: Reading and writing strategies based on comic books: a new look at lessons of Portuguese Language in the semiarid context.
???metadata.dc.creator???: FEITOSA, Audenice da Costa Alves.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: NEGREIROS, Mônica Martins.
???metadata.dc.contributor.referee1???: TORRES, Denise Xavier.
???metadata.dc.contributor.referee2???: DANTAS, Nadege da Silva.
Keywords: Estratégias de leitura e escrita;Histórias em quadrinhos;Educação Contextualizada;Língua Portuguesa - aulas;Sequência didática;Processo de ensino aprendizagem – Língua Portuguesa.;Recurso didático – história em quadrinhos;Grupo de Whats App – ferramenta de ensino;Formação de leitores;Aulas de leitura;Reading and writing strategies;Comics;Contextualized Education;Portuguese language - lessons;Following teaching;Teaching and learning process – Portuguese language.;Teaching resource - comic book;Whats App Group – teaching tool;Reader training;Reading lessons
Issue Date: 27-May-2021
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: FEITOSA, Audenice da Costa Alves. Estratégias de leitura e escrita a partir das histórias em quadrinhos: um novo olhar sobre as aulas de Língua Portuguesa no contexto do semiárido. 2021. 89f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19740
???metadata.dc.description.resumo???: Este estudo busca apresentar a importância do trabalho com as Estratégias de Leitura e Escrita em sala de aula, vinculadas ao gênero textual História em Quadrinhos (HQ) e à perspectiva da Educação Contextualizada, como uma ferramenta pedagógica que poderá contribuir para o desenvolvimento de habilidades essenciais ao exercício proficiente das práticas de leitura e escrita. Do ponto de vista teórico, este estudo realça pesquisas como as de Solé (1998), Cafiero (2010), Larrosa (2013), Lima (2014), Vergueiro (2009), Marcuschi (2010), Malvezzi (2007), além de outros fundamentos teóricos que defendem uma abordagem reflexiva no ensino-aprendizagem das Estratégias de leitura e escrita a partir dos princípios da Educação Contextualizada, e do uso do Gênero História em Quadrinhos (HQ) como recurso didático-pedagógico. Metodologicamente, este trabalho se desenvolveu a partir da pesquisa qualitativa, objetivando, de modo geral, analisar o desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa nas turmas do 6º e 9° anos do Ensino Fundamental de uma Escola do Campo, situada em São João do Tigre-PB, propondo a utilização de estratégias de Leitura e Escrita a partir do gênero textual Histórias em Quadrinhos. Para viabilizar a coleta de dados no campo de pesquisa utilizamos questionários e realizamos intervenções em sala de aula por meio de atividades previamente planejadas. Devido ao contexto de isolamento e distanciamento social, causado pela pandemia da Covid-19, o que resultou na implementação de aulas remotas nas escolas, e, considerando a dificuldade dos alunos em relação ao acesso à internet, criamos, para fins de comunicação com as turmas participantes da pesquisa, um grupo no WhatsApp. Por meio desse grupo efetuamos todas as etapas do trabalho, com produção de vídeos explicativos para orientação de cada atividade, troca de mensagens de texto, gravação de áudios, além do envio de textos em PDF. Dentre os resultados alcançados, percebemos uma maior desenvoltura por parte dos alunos no que concerne à produção escrita, à leitura e à compreensão/interpretação de textos, com o uso das Histórias em Quadrinhos. Observamos também que os alunos apresentaram maior interesse pelos temas abordados, talvez, pelo aspecto lúdico desse gênero, permeado por imagens, além da objetividade da linguagem verbal. Além disso, verificamos que as histórias criadas por eles possibilitaram a construção e projetaram elementos do meio social em que vivem de forma positiva em relação ao ambiente caracterizado como Semiárido. Como consequência da execução desse trabalho, esperamos ainda ter contribuído para despertar nos sujeitos participantes da pesquisa o gosto pela leitura, promovendo a formação de um público leitor. Por fim, a execução dessa proposta possibilitou a construção de uma Sequência Didática que poderá ser usada nas aulas de língua portuguesa para o trabalho com as atividades de leitura e escrita em turmas do Ensino Fundamental.
Abstract: This study seeks to present the importance of working with the Reading and Writing Strategies in the classroom, linked to the textual genre Comic Book (HQ) and the perspective of Contextualized Education, as a pedagogical tool that can contribute to the development of skills essential to the proficient exercise of reading and writing practices. From a theoretical point of view, this study highlights research such as Solé (1998), Cafiero (2010), Larrosa (2013), Lima (2014), Vergueiro (2009), Marcuschi (2010), Malvezzi (2007), in addition to other theoretical foundations that advocate a reflexive approach in the teaching-learning of reading and writing Strategies based on the principles of Contextualized Education, and the use of the Gender History in Comics (HQ) as a didactic-pedagogical resource. Methodologically, this work was developed from qualitative research, aiming, in general, to analyze the development of the teaching-learning process of Portuguese language in the 6th and 9th years of Elementary School of a Escola do Campo, located in São Paulo. João do Tigre-PB, proposing the use of Reading and Writing strategies based on the textual genre Comics. To enable data collection in the research field, we used questionnaires and performed classroom intervent ions through previously planned activities. Due to the context of isolation and social detachment, caused by the Covid-19 pandemic, which resulted in the implementation of remote classes in schools, and, considering the difficulty of students in relation to internet access, we created, for the purpose of communicating with groups participating in the survey, a group on WhatsApp. Through this group we carry out all stages of the work, with the production of explanatory videos to guide each activity, exchange text messages, record audios, in addition to sending PDF texts. Among the results achieved, we perceive a greater resourcefulness on the part of the students with regard to written production, reading and the comprehension / interpretation of texts, with the use of Comics. We also observed that the students were more interested in the topics covered, perhaps due to the playful aspect of this genre, permeated by images, in addition to the objectivity of verbal language. Furthermore, we verified that the stories created by them enabled the construction and projected elements of the social environment in which they live in a positive way in relation to the environment characterized as semiarid. As a result of the execution of this work, we hope to have also contributed to awaken in the subjects participating in the research a taste for reading, promoting the formation of a readership. Finally, the execution of this proposal enabled the construction of a Didactic Sequence that can be used in Portuguese language classes to work with reading and writing activities in elementary school classes.
Keywords: Estratégias de leitura e escrita
Histórias em quadrinhos
Educação Contextualizada
Língua Portuguesa - aulas
Sequência didática
Processo de ensino aprendizagem – Língua Portuguesa.
Recurso didático – história em quadrinhos
Grupo de Whats App – ferramenta de ensino
Formação de leitores
Aulas de leitura
Reading and writing strategies
Comics
Contextualized Education
Portuguese language - lessons
Following teaching
Teaching and learning process – Portuguese language.
Teaching resource - comic book
Whats App Group – teaching tool
Reader training
Reading lessons
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19740
Appears in Collections:Especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AUDENICE DA COSTA ALVES FEITOSA - TCC EDUCAÇÃO CONTEXTUALIZADA 2021.pdfAudenice da Costa Alves Feitosa - TCC Educação Contextualizada 2021.2.62 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.