Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19740
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDFEITOSA, A. C. A.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2313460000745021pt_BR
dc.contributor.advisor1NEGREIROS, Mônica Martins.-
dc.contributor.advisor1IDNEGREIROS, M. Mpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2383235196053330pt_BR
dc.contributor.referee1TORRES, Denise Xavier.-
dc.contributor.referee1IDTORRES, D. X.pt_BR
dc.contributor.referee2DANTAS, Nadege da Silva.-
dc.contributor.referee2IDDANTAS, N. S.pt_BR
dc.identifier.doihttps://dx.doi.org/10.52446/espeducacaocontexCDSA.2021.tccmon.feitosa-
dc.description.resumoEste estudo busca apresentar a importância do trabalho com as Estratégias de Leitura e Escrita em sala de aula, vinculadas ao gênero textual História em Quadrinhos (HQ) e à perspectiva da Educação Contextualizada, como uma ferramenta pedagógica que poderá contribuir para o desenvolvimento de habilidades essenciais ao exercício proficiente das práticas de leitura e escrita. Do ponto de vista teórico, este estudo realça pesquisas como as de Solé (1998), Cafiero (2010), Larrosa (2013), Lima (2014), Vergueiro (2009), Marcuschi (2010), Malvezzi (2007), além de outros fundamentos teóricos que defendem uma abordagem reflexiva no ensino-aprendizagem das Estratégias de leitura e escrita a partir dos princípios da Educação Contextualizada, e do uso do Gênero História em Quadrinhos (HQ) como recurso didático-pedagógico. Metodologicamente, este trabalho se desenvolveu a partir da pesquisa qualitativa, objetivando, de modo geral, analisar o desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa nas turmas do 6º e 9° anos do Ensino Fundamental de uma Escola do Campo, situada em São João do Tigre-PB, propondo a utilização de estratégias de Leitura e Escrita a partir do gênero textual Histórias em Quadrinhos. Para viabilizar a coleta de dados no campo de pesquisa utilizamos questionários e realizamos intervenções em sala de aula por meio de atividades previamente planejadas. Devido ao contexto de isolamento e distanciamento social, causado pela pandemia da Covid-19, o que resultou na implementação de aulas remotas nas escolas, e, considerando a dificuldade dos alunos em relação ao acesso à internet, criamos, para fins de comunicação com as turmas participantes da pesquisa, um grupo no WhatsApp. Por meio desse grupo efetuamos todas as etapas do trabalho, com produção de vídeos explicativos para orientação de cada atividade, troca de mensagens de texto, gravação de áudios, além do envio de textos em PDF. Dentre os resultados alcançados, percebemos uma maior desenvoltura por parte dos alunos no que concerne à produção escrita, à leitura e à compreensão/interpretação de textos, com o uso das Histórias em Quadrinhos. Observamos também que os alunos apresentaram maior interesse pelos temas abordados, talvez, pelo aspecto lúdico desse gênero, permeado por imagens, além da objetividade da linguagem verbal. Além disso, verificamos que as histórias criadas por eles possibilitaram a construção e projetaram elementos do meio social em que vivem de forma positiva em relação ao ambiente caracterizado como Semiárido. Como consequência da execução desse trabalho, esperamos ainda ter contribuído para despertar nos sujeitos participantes da pesquisa o gosto pela leitura, promovendo a formação de um público leitor. Por fim, a execução dessa proposta possibilitou a construção de uma Sequência Didática que poderá ser usada nas aulas de língua portuguesa para o trabalho com as atividades de leitura e escrita em turmas do Ensino Fundamental.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSApt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleEstratégias de leitura e escrita a partir das histórias em quadrinhos: um novo olhar sobre as aulas de Língua Portuguesa no contexto do semiárido.pt_BR
dc.date.issued2021-05-27-
dc.description.abstractThis study seeks to present the importance of working with the Reading and Writing Strategies in the classroom, linked to the textual genre Comic Book (HQ) and the perspective of Contextualized Education, as a pedagogical tool that can contribute to the development of skills essential to the proficient exercise of reading and writing practices. From a theoretical point of view, this study highlights research such as Solé (1998), Cafiero (2010), Larrosa (2013), Lima (2014), Vergueiro (2009), Marcuschi (2010), Malvezzi (2007), in addition to other theoretical foundations that advocate a reflexive approach in the teaching-learning of reading and writing Strategies based on the principles of Contextualized Education, and the use of the Gender History in Comics (HQ) as a didactic-pedagogical resource. Methodologically, this work was developed from qualitative research, aiming, in general, to analyze the development of the teaching-learning process of Portuguese language in the 6th and 9th years of Elementary School of a Escola do Campo, located in São Paulo. João do Tigre-PB, proposing the use of Reading and Writing strategies based on the textual genre Comics. To enable data collection in the research field, we used questionnaires and performed classroom intervent ions through previously planned activities. Due to the context of isolation and social detachment, caused by the Covid-19 pandemic, which resulted in the implementation of remote classes in schools, and, considering the difficulty of students in relation to internet access, we created, for the purpose of communicating with groups participating in the survey, a group on WhatsApp. Through this group we carry out all stages of the work, with the production of explanatory videos to guide each activity, exchange text messages, record audios, in addition to sending PDF texts. Among the results achieved, we perceive a greater resourcefulness on the part of the students with regard to written production, reading and the comprehension / interpretation of texts, with the use of Comics. We also observed that the students were more interested in the topics covered, perhaps due to the playful aspect of this genre, permeated by images, in addition to the objectivity of verbal language. Furthermore, we verified that the stories created by them enabled the construction and projected elements of the social environment in which they live in a positive way in relation to the environment characterized as semiarid. As a result of the execution of this work, we hope to have also contributed to awaken in the subjects participating in the research a taste for reading, promoting the formation of a readership. Finally, the execution of this proposal enabled the construction of a Didactic Sequence that can be used in Portuguese language classes to work with reading and writing activities in elementary school classes.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19740-
dc.date.accessioned2021-06-30T20:17:08Z-
dc.date.available2021-06-30-
dc.date.available2021-06-30T20:17:08Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEstratégias de leitura e escritapt_BR
dc.subjectHistórias em quadrinhospt_BR
dc.subjectEducação Contextualizadapt_BR
dc.subjectLíngua Portuguesa - aulaspt_BR
dc.subjectSequência didáticapt_BR
dc.subjectProcesso de ensino aprendizagem – Língua Portuguesa.pt_BR
dc.subjectRecurso didático – história em quadrinhospt_BR
dc.subjectGrupo de Whats App – ferramenta de ensinopt_BR
dc.subjectFormação de leitorespt_BR
dc.subjectAulas de leiturapt_BR
dc.subjectReading and writing strategiespt_BR
dc.subjectComicspt_BR
dc.subjectContextualized Educationpt_BR
dc.subjectPortuguese language - lessonspt_BR
dc.subjectFollowing teachingpt_BR
dc.subjectTeaching and learning process – Portuguese language.pt_BR
dc.subjectTeaching resource - comic bookpt_BR
dc.subjectWhats App Group – teaching toolpt_BR
dc.subjectReader trainingpt_BR
dc.subjectReading lessonspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorFEITOSA, Audenice da Costa Alves.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeReading and writing strategies based on comic books: a new look at lessons of Portuguese Language in the semiarid context.pt_BR
dc.identifier.citationFEITOSA, Audenice da Costa Alves. Estratégias de leitura e escrita a partir das histórias em quadrinhos: um novo olhar sobre as aulas de Língua Portuguesa no contexto do semiárido. 2021. 89f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19740pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AUDENICE DA COSTA ALVES FEITOSA - TCC EDUCAÇÃO CONTEXTUALIZADA 2021.pdfAudenice da Costa Alves Feitosa - TCC Educação Contextualizada 2021.2.62 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.