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Title: Anima: uma técnica para criar animações a partir de imagens estáticas em jogos.
Other Titles: Anima: a technique for creating animations from still images in games.
???metadata.dc.creator???: MORAIS, Thomas Diniz Pinto de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: BARROS, Marcelo Alves de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: RAMALHO, Franklin de Souza.
???metadata.dc.contributor.referee2???: MASSONI, Tiago Lima,
Keywords: Computação gráfica - animações;Animações digitais;Imagens estáticas em jogos;OpenGL Shading Language - GLSL;Application Programming Interface;Game Maker: Studio;Estilo gráfico – jogos digitais;Shader de distorção;Animação de imagens – técnica;Jogos digitais;Computer graphics - animations;Digital animations;Static images in games;Graphic style – digital games;Distortion shader;Image animation - technique;Digital games;Gráficos por computadora - animaciones;Animaciones digitales;Imágenes estáticas en juegos;Lenguaje de Sombreado OpenGL - GLSL;Interfaz de programación de aplicaciones;Creador de juegos: Studio;Estilo gráfico - juegos digitales;Sombreador de distorsión;Animación de imágenes - técnica;Juegos digitales;Infographie - animations;Animations numériques;Images statiques dans les jeux;Langage d'ombrage OpenGL - GLSL;Interface de programmation d'applications;Créateur de jeux : Studio;Style graphique – jeux numériques;Shader de distorsion;Animation d'images - technique;Jeux numériques
Issue Date: 25-May-2021
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: MORAIS, T. D. P. de. Anima: uma técnica para criar animações a partir de imagens estáticas em jogos. 2021. 11 f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo) – Curso de Bacharelado em Ciência da Computação, Centro de Engenharia Elétrica e Informática, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2021.
???metadata.dc.description.resumo???: Um dos desafios na criação de jogos digitais é tornar os gráficos de um jogo o mais atrativo possível para os seus jogadores. Desta forma, para fazer um produto de sucesso, é necessário investir tempo e recursos para tornar os gráficos atrativos aos potenciais jogadores. Uma API (Application Programming Interface) comum em jogos é a OpenGL [1] que é utilizada para renderizar gráficos em 2D e 3D. Desenvolvedores interagem com a GPU usando as funções da OpenGL e os comandos da GLSL [1] (OpenGL Shading Language). Neste trabalho, criamos e descrevemos uma técnica de distorção para transformar imagens estáticas em animações, focando em simular o efeito das imperfeições de animações feitas à mão. Além disso, avaliamos a técnica através de uma pesquisa utilizando uma versão modificada de um jogo comercial que estamos desenvolvendo e descobrimos que dos entrevistados 96.7% preferem imagens com a técnica sendo aplicada e 93.3% responderam que se sentem mais confiantes ao desenharem com a técnica sendo aplicada.
Abstract: One of the challenges in creating games is to make the graphics of a game as attractive as possible for its players. Thus, to make a product successful, it is necessary to invest time and resources to make the graphics attractive to potential players. A common API (Application Programming Interface) in games is OpenGL [1] which is used to render 2D and 3D graphics. Developers interact with the GPU using OpenGL functions and GLSL[1] (OpenGL Shading Language) commands. In this work, we create and describe a distortion technique to transform still images into animations, focusing on simulating the effect of imperfections in hand-made animations. In addition, we evaluated the technique through a survey using a modified version of a commercial game we are developing and found that 96.7% of respondents prefer images with the technique being applied and 93.3% responded that they feel more confident when drawing with the technique being applied.
Keywords: Computação gráfica - animações
Animações digitais
Imagens estáticas em jogos
OpenGL Shading Language - GLSL
Application Programming Interface
Game Maker: Studio
Estilo gráfico – jogos digitais
Shader de distorção
Animação de imagens – técnica
Jogos digitais
Computer graphics - animations
Digital animations
Static images in games
Graphic style – digital games
Distortion shader
Image animation - technique
Digital games
Gráficos por computadora - animaciones
Animaciones digitales
Imágenes estáticas en juegos
Lenguaje de Sombreado OpenGL - GLSL
Interfaz de programación de aplicaciones
Creador de juegos: Studio
Estilo gráfico - juegos digitales
Sombreador de distorsión
Animación de imágenes - técnica
Juegos digitales
Infographie - animations
Animations numériques
Images statiques dans les jeux
Langage d'ombrage OpenGL - GLSL
Interface de programmation d'applications
Créateur de jeux : Studio
Style graphique – jeux numériques
Shader de distorsion
Animation d'images - technique
Jeux numériques
???metadata.dc.subject.cnpq???: Ciência da Computação
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19806
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