Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19806
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDMORAIS, T. D. P.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1341429242637521pt_BR
dc.contributor.advisor1BARROS, Marcelo Alves de.-
dc.contributor.advisor1IDBARROS, M. A.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1101332313551029pt_BR
dc.contributor.referee1RAMALHO, Franklin de Souza.-
dc.contributor.referee2MASSONI, Tiago Lima,-
dc.description.resumoUm dos desafios na criação de jogos digitais é tornar os gráficos de um jogo o mais atrativo possível para os seus jogadores. Desta forma, para fazer um produto de sucesso, é necessário investir tempo e recursos para tornar os gráficos atrativos aos potenciais jogadores. Uma API (Application Programming Interface) comum em jogos é a OpenGL [1] que é utilizada para renderizar gráficos em 2D e 3D. Desenvolvedores interagem com a GPU usando as funções da OpenGL e os comandos da GLSL [1] (OpenGL Shading Language). Neste trabalho, criamos e descrevemos uma técnica de distorção para transformar imagens estáticas em animações, focando em simular o efeito das imperfeições de animações feitas à mão. Além disso, avaliamos a técnica através de uma pesquisa utilizando uma versão modificada de um jogo comercial que estamos desenvolvendo e descobrimos que dos entrevistados 96.7% preferem imagens com a técnica sendo aplicada e 93.3% responderam que se sentem mais confiantes ao desenharem com a técnica sendo aplicada.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEIpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqCiência da Computaçãopt_BR
dc.titleAnima: uma técnica para criar animações a partir de imagens estáticas em jogos.pt_BR
dc.date.issued2021-05-25-
dc.description.abstractOne of the challenges in creating games is to make the graphics of a game as attractive as possible for its players. Thus, to make a product successful, it is necessary to invest time and resources to make the graphics attractive to potential players. A common API (Application Programming Interface) in games is OpenGL [1] which is used to render 2D and 3D graphics. Developers interact with the GPU using OpenGL functions and GLSL[1] (OpenGL Shading Language) commands. In this work, we create and describe a distortion technique to transform still images into animations, focusing on simulating the effect of imperfections in hand-made animations. In addition, we evaluated the technique through a survey using a modified version of a commercial game we are developing and found that 96.7% of respondents prefer images with the technique being applied and 93.3% responded that they feel more confident when drawing with the technique being applied.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19806-
dc.date.accessioned2021-07-05T15:13:29Z-
dc.date.available2021-07-05-
dc.date.available2021-07-05T15:13:29Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectComputação gráfica - animaçõespt_BR
dc.subjectAnimações digitaispt_BR
dc.subjectImagens estáticas em jogospt_BR
dc.subjectOpenGL Shading Language - GLSLpt_BR
dc.subjectApplication Programming Interfacept_BR
dc.subjectGame Maker: Studiopt_BR
dc.subjectEstilo gráfico – jogos digitaispt_BR
dc.subjectShader de distorçãopt_BR
dc.subjectAnimação de imagens – técnicapt_BR
dc.subjectJogos digitaispt_BR
dc.subjectComputer graphics - animationspt_BR
dc.subjectDigital animationspt_BR
dc.subjectStatic images in gamespt_BR
dc.subjectGraphic style – digital gamespt_BR
dc.subjectDistortion shaderpt_BR
dc.subjectImage animation - techniquept_BR
dc.subjectDigital gamespt_BR
dc.subjectGráficos por computadora - animacionespt_BR
dc.subjectAnimaciones digitalespt_BR
dc.subjectImágenes estáticas en juegospt_BR
dc.subjectLenguaje de Sombreado OpenGL - GLSLpt_BR
dc.subjectInterfaz de programación de aplicacionespt_BR
dc.subjectCreador de juegos: Studiopt_BR
dc.subjectEstilo gráfico - juegos digitalespt_BR
dc.subjectSombreador de distorsiónpt_BR
dc.subjectAnimación de imágenes - técnicapt_BR
dc.subjectJuegos digitalespt_BR
dc.subjectInfographie - animationspt_BR
dc.subjectAnimations numériquespt_BR
dc.subjectImages statiques dans les jeuxpt_BR
dc.subjectLangage d'ombrage OpenGL - GLSLpt_BR
dc.subjectInterface de programmation d'applicationspt_BR
dc.subjectCréateur de jeux : Studiopt_BR
dc.subjectStyle graphique – jeux numériquespt_BR
dc.subjectShader de distorsionpt_BR
dc.subjectAnimation d'images - techniquept_BR
dc.subjectJeux numériquespt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorMORAIS, Thomas Diniz Pinto de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeAnima: a technique for creating animations from still images in games.pt_BR
dc.identifier.citationMORAIS, T. D. P. de. Anima: uma técnica para criar animações a partir de imagens estáticas em jogos. 2021. 11 f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo) – Curso de Bacharelado em Ciência da Computação, Centro de Engenharia Elétrica e Informática, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2021.pt_BR
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo - Ciência da Computação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
THOMAZ DINIZ PINTO DE MORAIS - TCC CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO 2021.pdf668.03 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.