Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19837
Title: As consequências do abandono do ensino de geometria: um estudo de caso.
Other Titles: The consequences of dropping out of teaching geometry: a case study.
Las consecuencias de abandonar la enseñanza de la geometría: un estudio de caso.
???metadata.dc.creator???: CASADO, Jocássia Emanuelle Silva.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SILVA JÚNIOR, Aluízio Freire da.
???metadata.dc.contributor.advisor-co1???: ANJOS, Marta Figueredo dos.
???metadata.dc.contributor.referee1???: FRANCO, Célia Maria Rufino.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SANTOS, Cláudia Patricia Fernandes dos.
Keywords: Ensino de geometria;Processo de aprendizagem geométrico;Teoria de Van Hiele;Geometry teaching;Geometric learning process;Van Hiele Theory;Enseñanza de geometría;Proceso de aprendizaje geométrico
Issue Date: 2011
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: CASADO, Jocássia Emanuelle Silva. As consequências do abandono do ensino de geometria: um estudo de caso. 2011. 43 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Especialização em Educação com foco em Ensino e Aprendizagem, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2011.
???metadata.dc.description.resumo???: Com o movimento da Matemática moderna. houve um maior apreço aos aspectos algébricos da Matemática nas décadas de J 960 e 1970, o que provocou o abandono, em nossos currículos escolares, no que se refere à geometria. Apesar de nos dias de hoje ser compreensível a grande importância do estudo dessa área para a formação dos alunos, ainda há muito para ser melhorado O presente trabalho surgiu mediante reflexões instigadas no decorrer de uma formação em matemática, assim como também das indagações tidas em sala de aula e mais precisamente com base na participação do projeto de extensão no Centro de Educação e Saúde, intitulado: "F.feJIO do uso dos penlaminós como material didático para o en.<;ino e aprendizagem de per/metro e área no ensino fundamental", com essa participação tivemos a oportunidade de levarmos os alunos a construírem os conceitos fundamentais para o acesso ao conhecimento matemático, mais especificamente, área e perímetro, assim como também observar o quanto é precário a aplicação da geometria em nossas salas de aula Neste trabalho, investigamos o nível de compreensão dos conceitos geométricos na turma do r ano F do ensino fundamental do Colégio Barra de Santa Rosa no município de Barra de Santa Rosa, baseando-se nas concepções de Van Hielle, apoiando-se também em teóricos como Lorenzato 1995, Nasser 2004 e Vygotsky 1997, que apresentam a geometria como ferramenta importante na matemática. Para isto, fazemos uso de atividades que visam contribuir na observação dos níveis de compreensão dos alunos, de modo a investigar os porquês das dificuldades para com o ensino de geometria. Os resultados obtidos, ao vislumbrar cada um dos níveis apresentados por Van Hielle, nos proporcionaram compreender de que forma os alunos se encontram no desenvolvimento de habilidades como observação, análise, levantamento de hipóteses, busca de suposições, reflexões e organização, os quais estão relacionados ao raciocínio lógico do aluno.
Abstract: With the movernent of modem mathematics, there was a greater appreciation to the algebraic aspects of mathernatics in the 1960s and l970s, which led to the bandonment, in our school curricula, with respect to geometry. Although today it ís understandable how i.mportant the study o f this area for the training o f students, there is still much to be improved. This paper arose during discussions instigated by a course in mathematics, as well as questions taken into the classroom and more precisely based on the participation ofthe extension project at the Center for Education and Health, whose theme was: "Effect o f use of pentominoes as teaching material for teaching and learning ofperimeter and area in the school ", with this participation had the opportunity to bring students build the basic concepts for access to mathematical k:nowledge, more specifically, area and perimeter, as well also observe how precarious is the application of geometry in our classrooms. In this paper, we investigate the levei of understanding o f geometric concepts in the class ofYear 7 F elementary school o f the College o f Barra de Santa Rosa in the town of Barra de Santa Rosa, based on the ideas of Van Hielle, relying also on theoretical and Lorenzato 1995, Nasser 2004, Vygotsky 1997, which represent the geometry as an important tool in mathematics. For this, we use activities to contribute to the observation of students' leveis of understanding, in order to investigate the whys of the difficulties for the teaching of geometry. The results, by seeing each ofthe leveis presented by Van Hielle, gave us understand how students are developing skills such as observation, analysis, raise hypotheses, seeking assumptions, ideas and organization, which are related the student's logical reasoning.
???metadata.dc.description.resumen???: Con el movimiento matemático moderno. hubo un mayor aprecio por aspectos algebraicos de las Matemáticas en las décadas de 960 y 1970, que causaron la deserción escolar, en nuestro currículo escolar, con respecto a la geometría. a pesar de nosotros hoy en día es comprensible la gran importancia que tiene el estudio de esta área para la formación de los estudiantes, aún queda mucho por mejorar El presente trabajo surgió a través de reflexiones instigadas durante una formación en matemáticas, así como las consultas realizadas en el aula y más precisamente en base a la participación en el proyecto de extensión del Centro de Educación y Salud, titulado: "F.feJIO el uso de penlaminos como material didáctico para la enseñanza y el aprendizaje por metro y área en la escuela primaria ", con esta participación tuvimos la oportunidad para que podamos guiar a los estudiantes a construir los conceptos fundamentales para el acceso al conocimiento matemático, más específicamente, área y perímetro, por lo que así como observar lo precaria que es la aplicación de la geometría en nuestras habitaciones En este trabajo, investigamos el nivel de comprensión de los conceptos geometría en la clase F de la escuela primaria en Colégio Barra de Santa Rosa en el municipio de Barra de Santa Rosa, a partir de las concepciones de Van Hielle, apoyándose también en teóricos como Lorenzato 1995, Nasser 2004 y Vygotsky 1997, quien presenta la geometría como una herramienta importante en Matemáticas. Para ello, hacemos uso de actividades que tienen como objetivo contribuir a la observación los niveles de comprensión de los estudiantes, con el fin de investigar las razones de dificultades con la enseñanza de la geometría. Los resultados obtenidos, al ver Cada uno de los niveles presentados por Van Hielle nos proporcionó una comprensión de ¿Cómo se encuentran los estudiantes en el desarrollo de habilidades como observación, análisis, planteamiento de hipótesis, búsqueda de supuestos, reflexiones y organización, que se relacionan con el razonamiento lógico del estudiante.
Keywords: Ensino de geometria
Processo de aprendizagem geométrico
Teoria de Van Hiele
Geometry teaching
Geometric learning process
Van Hiele Theory
Enseñanza de geometría
Proceso de aprendizaje geométrico
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19837
Appears in Collections:Curso de Especialização em Educação com Foco em Ensino e Aprendizagem - CES - Monografias 02

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JOCÁSSIA EMANUELLE SILVA CASADO - TCC ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO COM FOCO EM ENSINO E APRENDIZAGEM CES 2011.pdfJocássia Emanuelle Silva Casado - TCC Especialização em Educação com Foco em Ensino e Aprendizagem CES 20117.97 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.