Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19855
Title: O cuidar e o educar na Creche Municipal Dr. Diomedes Lucas de Carvalho.
Other Titles: Caring and educating at the Dr. Diomedes Lucas de Carvalho Municipal Nursery.
Cuidando y educando en la Guardería Municipal Dr. Diomedes Lucas de Carvalho.
???metadata.dc.creator???: FRANCO, Lucineide Martins Barros.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SILVA, João Batista da.
???metadata.dc.contributor.advisor-co1???: MARTINS, André Antunes.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SANTOS, Cláudia Patrícia Fernandes dos.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SILVA, Denise Domingos da.
Keywords: Educação infantil;Educar - cuidar;Educação infantil - cuidar;Cuidar;Educar;Child education;Educate - care;Early childhood education - care;To care;To educate;Educación Infantil;Educación infantil - cuidado;Importar
Issue Date: 7-Dec-2011
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: FRANCO, Lucineide Martins Barros. O cuidar e o educar na Creche Municipal Dr. Diomedes Lucas de Carvalho. 2011. 53 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Especialização em Educação com foco em Ensino e Aprendizagem, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2011.
???metadata.dc.description.resumo???: Durante muito tempo a educação infantil foi vista apenas como uma instituição assistencialista onde as mães deixavam seus filhos com as monitoras de creche, na qual recebiam cuidados pessoais como: higiene, alimentação e recreação. Com o passar do tempo percebeu-se que além de cuidar, dever-se-ia também educar, integrando-os numa ação mútua. Entretanto, para concretizar essa interação do cuidar e educar se faz necessário que o profissional de educação infantil seja capacitado e habilitado a transpor obstáculos, pois integrar o cuidar e o educar não é tarefa fácil, é algo complexo, que exige compromisso e dedicação. Diante de tamanho desafio é imprescindível um estudo sobre a efetivação dessa temática. Neste trabalho observamos o processo de cuidar e educar na Creche Municipal Dr. Diomedes Lucas de Carvalho da Cidade de Cuité-PB, com o intuito de identificar as principais dificuldades sentidas pelos educadores no processo de cuidar e educar, conhecer as suas práticas e metodologias, além de compreender como acontece a interação do cuidar e educar no ambiente da creche. A pesquisa desenvolvida traz uma abordagem qualitativa visando obter informações significativas que possam auxiliar o processo de interação do cuidar e educar na educação infantil, tendo como objetivo verificar se de fato acontece a efetivação do cuidar e educar na referida instituição. Para isto, utilizamos como instrumento de pesquisa um questionário, cuidadosamente elaborado para obtenção de dados e informações onde as educadoras puderam discorrer sobre suas concepções e praticas pedagógicas relacionadas ao cuidar e educar de crianças na creche. Os dados revelam que as educadoras superam a concepção assistencialista da creche, compreendendo ser impossível dissociar as funções de cuidar e educar.
Abstract: During much time th.e infantile education was seen only as a welfare institution where the mothers left its children with the day-care center monitorial, where they received cares personal as: hygiene, feeding and recreation. With passing of the time it was perceived that beyond taking care of, it would have also to be educated. integrating them in a mutual action. However, to materialize this interaction o f taking care of and to educate if it makes necessary that the professional of infantile education is enabled and qualified to transpose obstacles, therefore to integrate taking care of and educating they are not easy task, is something complex, that it demands commitment and devotion. Ahead of so great challenge it is essential a study on the effective ofthis thematic one. In this work we observe the process to take care of and to educate in the Municipal Day-care center Dr. Diomedes Lucas de Carvalho o f the City o f Cuité-PB, with intention to identify the maio difficulties felt for the educators in the process to take care of and to educate, to know its practical and methodologies, beyond understanding as the interaction of taking care of happens and to educate in the environment of the day-care center. The developed research brings a qualitative boarding aiming at to get significant infonnation that can assist the process of interaction of taking care of and educate in the infantile education, being had as objective to verify if in fact the effective of taking care of happens and to educate in the cited institution. For this, we use as research instrument a questionnaire, carefully elaborated for attainment o f data and infonnation where the educators had been able to discourse on its conceptions and its practical pedagogical related when taking care of and to educate of children in the day-care center. Tbe data disclose that the educators surpass the welfare conception of the day-care center, understanding to be impossible to dissociate the functions to take care o f and to educate
???metadata.dc.description.resumen???: Durante mucho tiempo, la educación de la primera infancia se consideró solo como una institución. asistencia donde las madres dejaban a sus hijos con monitores de guardería, en la que recibieron cuidados personales como: higiene, alimentación y esparcimiento. Con el paso del tiempo se comprendió que, además de cuidar, también se debe educar, integrándolos en la acción mutua. Sin embargo, para lograr esta interacción de cuidado y educación, es necesario que el El profesional de la educación infantil está capacitado y capacitado para superar obstáculos, porque Integrar el cuidado y la educación no es una tarea fácil, es algo complejo, que requiere compromiso y Dedicación. Ante tal desafío, un estudio sobre la efectividad de este temático. En este trabajo, observamos el proceso de cuidar y educar en la Guardería Municipal Dr. Diomedes Lucas de Carvalho del Ayuntamiento de Cuité-PB, con el fin de identificar el principales dificultades que experimentan los educadores en el proceso de cuidar y educar, conociendo el sus prácticas y metodologías, además de comprender cómo la interacción del cuidado y educar en el entorno de la guardería. La investigación desarrollada aporta un enfoque cualitativo con el fin de obtener información significativa que pueda ayudar al proceso de interacción del cuidar y educar en la educación infantil, con el objetivo de verificar si el realización de cuidados y educación en esa institución. Para ello utilizamos como instrumento un cuestionario, cuidadosamente diseñado para obtener datos y información donde los educadores puedan hablar sobre sus concepciones y prácticas relacionados con el cuidado y la educación de los niños en las guarderías. Los datos revelan que el los educadores superan la concepción asistencialista de la guardería, entendiendo que es imposible. disociar las funciones de cuidar y educar.
Keywords: Educação infantil
Educar - cuidar
Educação infantil - cuidar
Cuidar
Educar
Child education
Educate - care
Early childhood education - care
To care
To educate
Educación Infantil
Educación infantil - cuidado
Importar
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação Pré-escolar
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19855
Appears in Collections:Curso de Especialização em Educação com Foco em Ensino e Aprendizagem - CES - Monografias 02

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LUCINEIDE MARTINS BARROS FRANCO - TCC ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO COM FOCO EM ENSINO E APRENDIZAGEM CES 2011.pdfLucineide Martins Barros Franco - TCC Especialização em Educação com Foco em Ensino e Aprendizagem CES 201110.93 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.