Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19879
Title: A leitura significativa na sala de aula com alunos do 4° ano da Escola Estadual Fundamental André Vidal de Negreiros.
Other Titles: Meaningful reading in the classroom with 4th grade students from the André Vidal de Negreiros State Elementary School.
Lectura significativa en el aula con alumnos de 4º grado de la Escuela Primaria Estatal André Vidal de Negreiros.
???metadata.dc.creator???: SANTOS, Maria da Guia.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: GIESTA, Letícia Caporlíngua.
???metadata.dc.contributor.referee1???: MEDEIROS, Fábio Ferreira de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: ATAIDE, Jair Stefanini Pereira de.
Keywords: Leitura;Gêneros textuais;Ensino - Aprendizagem;Reading;Textual genres;Teaching - learning;Leer;Géneros textuales;Enseñanza - aprendizaje
Issue Date: 2011
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SANTOS, Maria da Guia. A leitura significativa na sala de aula com alunos do 4° ano da Escola Estadual Fundamental André Vidal de Negreiros. 2011. 53 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Especialização em Educação com foco em Ensino e Aprendizagem, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2011.
???metadata.dc.description.resumo???: Esse trabalho tem como objetivo refletir sobre minha prática como professora de leitura, focando principalmente em um projeto de leitura. Apresenta uma narrativa das experiências vivenciadas na sala de aula com os alunos do 4° ano "C" do turno da tarde da Escola Estadual de Ensino Fundamental André Vidal de Negreiros. A metodologia utilizada nesta pesquisa baseou-se no método da pesquisa narrativa, na qual se faz uma reflexão sobre a prática docente. No projeto realizado junto aos alunos foram desenvolvidas atividades para verificar o nível de leitura dos alunos, a fim de possibilitar e incentivar a prática da leitura nos anos iniciais do ensino fundamental, através da diversidade dos gêneros textuais. Diante deste estudo, os educandos apresentaram avanços significativos na leitura e compreensão textual. Considero que nas atividades propostas aos estudantes e, especialmente, no projeto relatado neste texto, tenho proporcionado metodologias didático - pedagógicas que favoreçam crescimento constante na ampliação da aprendizagem, tanto minha quanto de meus alunos. Nestas proposições, procuro entender o nível de leitura do educando, sugerindo atividades contínuas para desenvolver e avaliar o avanço de cada discente.
Abstract: This paper aims to reflect upon my practice as a teacher of reading, focusing mainly on a reading project. It presents a narrative of experiences in the classroom with the students of 4th grade "C" of the Escola Estadual de Ensino Fundamental André Vida! de Negreiros. The methodology used in this study was based on the method of narrative research. In the project carried out among students activities were developed to check the reading levei of students in order to enable and encourage reading practice in the early years of elementary school, through the diversity o f text genres. In this study, the students showed significant progress in reading and reading comprehension. I believe that with the activities proposed to students, and especially in the project reported in this text, I have provided didactic and pedagogical methodologies to promote steady growth in the expansion of learning, both for me and my students. In these propositions, I try to understand the student's reading levei, suggesting ongoing activities to develop and evaluate the progress of each student.
???metadata.dc.description.resumen???: Este trabajo tiene como objetivo reflexionar sobre mi práctica como profesora de lectura, centrándose principalmente en un proyecto de lectura. Presenta una narrativa de experiencias. con experiencia en el aula con estudiantes de 4 ° grado "C" del turno de la tarde en la Escuela Estatal de la Escuela Primaria André Vidal de Negreiros. La metodología utilizada en esta investigación se basó en el método de investigación narrativa, en el que se hace una reflexión sobre la práctica. profesor. En el proyecto realizado con los alumnos, se desarrollaron actividades para verificar la nivel de lectura de los estudiantes, con el fin de posibilitar y fomentar la práctica de la lectura en los años primaria, a través de la diversidad de géneros textuales. frente a esto En el estudio, los estudiantes mostraron avances significativos en lectura y comprensión de textos. Creo que en las actividades propuestas a los estudiantes y especialmente en el proyecto reportado en este texto he aportado metodologías didáctico-pedagógicas que favorecen Crecimiento constante en la expansión del aprendizaje, tanto mío como de mis alumnos. En estas proposiciones, trato de comprender el nivel de lectura del alumno, sugiriendo actividades para desarrollar y evaluar el progreso de cada alumno.
Keywords: Leitura
Gêneros textuais
Ensino - Aprendizagem
Reading
Textual genres
Teaching - learning
Leer
Géneros textuales
Enseñanza - aprendizaje
???metadata.dc.subject.cnpq???: Ensino - Aprendizagem
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19879
Appears in Collections:Curso de Especialização em Educação com Foco em Ensino e Aprendizagem - CES - Monografias 02

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARIA DA GUIA SANTOS - TCC ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO COM FOCO EM ENSINO E APRENDIZAGEM CES 2011.pdfMaria da Guia Santos - TCC Especialização em Educação com Foco em Ensino e Aprendizagem CES 20119.74 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.