Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19896
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSOUSA, J. M.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4760104612844649pt_BR
dc.contributor.advisor1FERREIRA JÚNIOR, Nelson Eliezer.
dc.contributor.advisor1IDFERREIRA JUNIOR, Nelson.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4132315893586224pt_BR
dc.contributor.referee1DIAS, Daise Lilian Fonseca.
dc.contributor.referee2CASTRO, Luciana Parnaíba de.
dc.description.resumoEste Trabalho de Conclusão de Curso tem como propósito apontar referências e citações relacionadas à Beat Generation dentro do trabalho musical e audiovisual da cantora norte­americana Lana Del Rey, especificamente no período onde a cantora divulgou o seu EP (Extended play) Paradise, EP sendo um projeto musical que não apresenta músicas o suficiente para ser considerado um álbum. A Beat Generation foi um movimento de contracultura que ocorreu nos EUA na década de 1950, tendo sua origem na literatura, mas utilizando­se da teoria da Intermidialidade, aplicada dentro da literatura, com Clüver (2007), mas principalmente com base nos estudos da pesquisadora Irina Rajewsky (2012) que subdivide a teoria em três subcategorias para facilitar as análises, veremos que esse movimento se espalhou e passou a fazer parte de outras artes. Para entender o que foi a Beat Generation utilizamos dos dados fornecidos por pesquisadores como Almeida (2007), Junior (2013) e Zhang (2013) que nos dá suporte para uma melhor compreensão da origem do movimento e suas influências. Sendo assim, utilizaremos o conceito de Rajewsky para analisar onde a Beat Generation está presente, de forma intermidiática, nas músicas e vídeos de Del Rey, principalmente no EP Paradise (2012), no curta­metragem para a canção Ride (2012) e no curta­metragem Tropico (2013), assim podendo provar que a Geração continua presente nos dias atuais e que é possível a utilização da literatura em música popular.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLetras- Língua Inglesa.pt_BR
dc.title A presença intermidiática da Beat Generation na obra de Lana Del Rey.pt_BR
dc.description.abstractThe objective of this monograph is to point out references and citations related to the Beat Generation within the musical and audiovisual work of the American singer Lana Del Rey, specifically in the period when the singer released her EP (Extended play) Paradise, an EP is a music project that doesn't feature enough songs to be considered an album. The Beat Generation was a countercultural movement that took place in the United States in the 1950s, originated in literature, but using the theory of intermediality, applied in literature, with Clüver (2007), but mainly based on studies by researcher Irina Rajewsky (2012), which subdivides theory into three subcategories to facilitate analysis, we will see that the movement spread and became part of other artistic movements. To understand what the Beat Generation was, we use data provided by researchers such as Almeida (2007), Junior (2013) and Zhang (2013), which gives us information for a better understanding of the origin of the movement and its influences. Therefore, we will use Rajewsky's concept to analyze where the Beat Generation is present, with its intermediality, in Del Rey's music and videos, mainly in the EP Paradise (2012), in the short film for the song Ride (2012) and in the short film ­film Tropico (2013), thus proving that Generation is still present today and that it is possible to use literature in popular music.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19896
dc.date.accessioned2021-07-07T12:24:22Z
dc.date.available2021-07-07
dc.date.available2021-07-07T12:24:22Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectBeat Generationpt_BR
dc.subjectIntermidialidadept_BR
dc.subjectLiteratura Norte- americanopt_BR
dc.subjectMúsica Norte- americanopt_BR
dc.subjectMúsica popularpt_BR
dc.subjectLana Del Reypt_BR
dc.subjectIntermedialitypt_BR
dc.subjectNorth American Literaturept_BR
dc.subjectAmerican musicpt_BR
dc.subjectPopular musicpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSOUSA, João Marx de.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe intermediate presence of Beat Generation in the work of Lana Del Rey.pt_BR
dc.identifier.citationSousa, João Marx de. A presença intermidiática da Beat Generation na obra de Lana Del Rey. 2021. 55f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Inglesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2021.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras - Língua Inglesa CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JOÃO MARX DE SOUSA. TCC. LICENCIATURA EM LETRAS- LÍNGUA INGLESA.2021.pdfJoão Marx de Sousa. TCC. Licenciatura em Letras- Língua Inglesa. 2021.3.54 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.