Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19897
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1DIAS, Daise Lilian Fonseca.
dc.contributor.advisor1IDDIAS, D. L. F.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4229082666899564pt_BR
dc.contributor.referee1ALVES, Francisco Francimar de Sousa.
dc.contributor.referee2SILVA, Fabione Gomes da.
dc.description.resumoEsta pesquisa tem como objetivo analisar O morro dos Ventos Uivastes (1847) da autora inglesa Emily Brontë (1818­1848), na perspectiva do Bildungsroman feminino, isto é, o Romance de Formação de autoria feminina, destacando a jornada da infância, à adolescência e a vida adulta de dois protagonistas, Cathy e Heathcliff. Esta obra é um Bildungsroman duplo, ou seja, fugindo da tradição masculina e feminina de até então, uma vez que a autora se debruça sobre o conturbado processo de amadurecimento de dois protagonistas, Cathy e Heathcliff, enquanto mulher e homem, e isto é construído tanto em termos de raça, classe quanto de gênero, especialmente por ele ser um pobre imigrante estrangeiro de pele escura e ela uma inglesa branca e de classe elevada. Para tanto, utilizamos de uma pesquisa qualitativa, de natureza bibliográfica, contaremos com o aporte teórico de Gilbert e Gubar (1996), Woolf (1882), Showalter (1977), Mass (2000), Pinto (1992),Godman (1983), dentre outros, na análise também de questões relacionadas à bildung/formação intelectual, cultural e sexual dos protagonistas. Além disso, será abordado a literatura feminista no contexto do século XIX, e as dificuldades das escritoras na produção de suas obras, muitas das quais se tornaram canônicas, como O morro dos Ventos Uivantes, e a trajetória de Emily Brontë no processo de produção de seu romance, assim como suas irmãs, as quais mudaram o cenário literário inglês e ocidental, construindo uma tradição literária de autoria feminina. Esta pesquisa é original porque analisa o romance em foco na perspectiva do Bildungsroman feminino, visto que poucos textos foram encontrados sobre esta questão, de sorte que aqui serão lançadas luzes sobre o clássico de Brontë que ajudarão a entendê­lo de um ponto de vista diferente.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLetras- Língua Inglesa.pt_BR
dc.titleO morro dos Ventos Uivantes: um Bildungsroman feminino.pt_BR
dc.date.issued2021-05-24
dc.description.abstractThis research aims to analyze O Morro dos Ventos Uivastes (1847) by the English author Emily Brontë (18181848), from the perspective of the female Bildungsroman, that is, the Formation Romance of female authorship, highlighting the journey from childhood, to adolescence and the adult life of two protagonists, Cathy and Heathcliff. This work is a double Bildungsroman, that is, fleeing from the male and female tradition of until then, as the author focuses on the troubled maturation process of two protagonists, Cathy and Heathcliff, as a woman and a man, and this is constructed both in terms of race, class and gender, especially since he was a poor dark-skinned foreign immigrant and she was an upper-class, white Englishwoman. For this, we used a qualitative research, bibliographical in nature, we will rely on the theoretical contribution of Gilbert and Gubar (1996), Woolf (1882), Showalter (1977), Mass (2000), Pinto (1992), Godman (1983) , among others, also in the analysis of issues related to bildung/intellectual, cultural and sexual formation of the protagonists. In addition, feminist literature in the context of the nineteenth century will be addressed, and the difficulties of writers in producing their works, many of which have become canonical, such as O Morro dos Ventos Uivantes, and Emily Brontë's trajectory in the production process of her novel, as well as her sisters, which changed the English and Western literary scene, building a literary tradition of female authorship. This research is original because it analyzes the novel in focus from the perspective of the female Bildungsroman, since few texts were found on this issue, so that here light will be shed on Brontë's classic that will help to understand it from a different point of view.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19897
dc.date.accessioned2021-07-07T12:50:02Z
dc.date.available2021-07-07
dc.date.available2021-07-07T12:50:02Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectAnálise literáriapt_BR
dc.subjectLiteratura inglesapt_BR
dc.subjectO Morro dos Ventos Uivantespt_BR
dc.subject Bildungsroman femininopt_BR
dc.subjectPrática de Emily Brantept_BR
dc.subject Cathy e Heathcliff.pt_BR
dc.subjectLiterary analysispt_BR
dc.subjectEnglish literaturept_BR
dc.subjectThe Hill of Howling Windspt_BR
dc.subjectFemale bildungsromanpt_BR
dc.subjectEmily Brante's Practicept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorMORAIS, Marília Gabriela Fernandes.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe Hill of Howling Winds: a female Bildungsroman.pt_BR
dc.identifier.citationMorais, Marília Gabriela Fernandes. O morro dos Ventos Uivantes: um Bildungsroman feminino. 2021. 64f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Inglesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2021.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras - Língua Inglesa CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARILIA GABRIELA FERNANDES MORAIS. TCC. LICENCIATURA EM LETRAS- LÍNGUA INGLESA.2021.pdfMarília Gabriela Fernandes Morais. TCC. Licenciatura em letras- Língua Inglesa. 2021.468 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.