Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19899
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDWANDERLEY, P. F.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6841948749279336pt_BR
dc.contributor.advisor1BAPTISTA, Cláudio de Souza.-
dc.contributor.advisor1IDBAPTISTA, C. S.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0104124422364023pt_BR
dc.contributor.referee1FARIAS, Adalberto Cajueiro de.-
dc.contributor.referee2MASSONI , Tiago Lima.-
dc.description.resumoNa área de educação, a quantidade massiva de dados que são pro duzidos anualmente é um ponto chave para o progresso deste segmento, que é tão importante para o desenvolvimento humano, econômico e social de uma nação. Sistemas de Apoio à Decisão, principalmente os que utilizam técnicas de Business Intelligence (BI), têm um papel crucial na gestão, pois conseguem traduzir tais in formações para uma linguagem mais amigável e direta, facilitando os processos decisórios de gestores e levando informação para a população em geral. Neste trabalho, apresentamos uma solução de BI voltada para a construção de painéis de indicadores de de sempenho (KPI) que, de forma interativa, fornecem informações de desempenho escolar na educação básica em municípios do estado do Acre. Essa solução tem potencial para auxiliar os gestores na avaliação da eiciência e eicácia das políticas públicas educacionais implantadas, bem como para planejar novas diretrizes e ações para melhorar o desempenho na educação básica.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEIpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqCiência da Computaçãopt_BR
dc.titleUso de business intelligence para avaliação de indicadores de desempenho na educação básica: um estudo de caso no Estado do Acre.pt_BR
dc.date.issued2021-05-25-
dc.description.abstractIn education, the massive amount of data produced annually is a critical asset to the area’s progress. And progress in this area is essential to the human, economic, and social development of a country. Decision Support Systems, in particular the ones that apply Business Intelligence (BI) techniques, have a vital role in management. These systems can translate massive amounts of information into a more straightforward and friendly language, aiding managers’ decision-making processes and information sharing within the community. With that in mind, we present a BI solution that uses interactive panels to display educational key performance indicators (KPIs). These panels contain information about primary and secondary school performance from cities in the Brazilian state of Acre. Our solution has the potential to help public managers in the evaluation of the efficiency and efficacy of public policies in education. It can also help in planning new guidelines and actions to improve performance in primary and secondary schools.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19899-
dc.date.accessioned2021-07-07T13:43:54Z-
dc.date.available2021-07-07-
dc.date.available2021-07-07T13:43:54Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectBusiness Intelligence - técnicapt_BR
dc.subjectBusiness Intelligence - techniquept_BR
dc.subjectIndicadores de desempenho – educação básicapt_BR
dc.subjectIndicateurs performance - éducation de basept_BR
dc.subjectIndicadores rendimiento - educación básicapt_BR
dc.subjectIndicators performance - basic educationpt_BR
dc.subjectSistemas de apoio à decisãopt_BR
dc.subjectSupport systems for decisionpt_BR
dc.subjectSistemas de apoyo para decisiónpt_BR
dc.subjectSystèmes de soutien pour décisionpt_BR
dc.subjectDesempenho escolarpt_BR
dc.subjectRésultats scolairespt_BR
dc.subjectRendimiento escolarpt_BR
dc.subjectSchool performancept_BR
dc.subjectPainéis de desempenhopt_BR
dc.subjectPerformance dashboardspt_BR
dc.subjectPaneles de rendimientopt_BR
dc.subjectTableaux de bord des performancespt_BR
dc.subjectModelagem de banco de dadospt_BR
dc.subjectModélisation de base de donnéespt_BR
dc.subjectModelado de bases de datospt_BR
dc.subjectDatabase modelingpt_BR
dc.subjectIndicadores educacionais – banco de dadospt_BR
dc.subjectIndicators educational - databasept_BR
dc.subjectIndicadores educativo - base de datospt_BR
dc.subjectIndicateurs éducation - base de donnéespt_BR
dc.subjectData definition languagept_BR
dc.subjectDéfinition des données languept_BR
dc.subjectDefinición de datos Idiomapt_BR
dc.subjectDefinição de dados - Idiomapt_BR
dc.subjectSistema de business intelligencept_BR
dc.subjectBusiness intelligence systempt_BR
dc.subjectSystème d’intelligence d’affairespt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorWANDERLEY, Pedro Farias.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeUse of business intelligence to evaluate performance indicators in basic education: a case study in the State of Acre.pt_BR
dc.identifier.citationWANDERLEY, P. F. Uso de business intelligence para avaliação de indicadores de desempenho na educação básica: um estudo de caso no Estado do Acre. 2021. 13 f. Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo (Curso de Bacharelado em Ciência da Computação) Graduação em Ciência da Computação, Centro de Engenharia Elétrica e Informática, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2021.pt_BR
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo - Ciência da Computação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PEDRO FARIAS WANDERLEY - TCC CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO 2021.pdf872.6 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.