Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19899
Title: Uso de business intelligence para avaliação de indicadores de desempenho na educação básica: um estudo de caso no Estado do Acre.
Other Titles: Use of business intelligence to evaluate performance indicators in basic education: a case study in the State of Acre.
???metadata.dc.creator???: WANDERLEY, Pedro Farias.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: BAPTISTA, Cláudio de Souza.
???metadata.dc.contributor.referee1???: FARIAS, Adalberto Cajueiro de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: MASSONI , Tiago Lima.
Keywords: Business Intelligence - técnica;Business Intelligence - technique;Indicadores de desempenho – educação básica;Indicateurs performance - éducation de base;Indicadores rendimiento - educación básica;Indicators performance - basic education;Sistemas de apoio à decisão;Support systems for decision;Sistemas de apoyo para decisión;Systèmes de soutien pour décision;Desempenho escolar;Résultats scolaires;Rendimiento escolar;School performance;Painéis de desempenho;Performance dashboards;Paneles de rendimiento;Tableaux de bord des performances;Modelagem de banco de dados;Modélisation de base de données;Modelado de bases de datos;Database modeling;Indicadores educacionais – banco de dados;Indicators educational - database;Indicadores educativo - base de datos;Indicateurs éducation - base de données;Data definition language;Définition des données langue;Definición de datos Idioma;Definição de dados - Idioma;Sistema de business intelligence;Business intelligence system;Système d’intelligence d’affaires
Issue Date: 25-May-2021
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: WANDERLEY, P. F. Uso de business intelligence para avaliação de indicadores de desempenho na educação básica: um estudo de caso no Estado do Acre. 2021. 13 f. Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo (Curso de Bacharelado em Ciência da Computação) Graduação em Ciência da Computação, Centro de Engenharia Elétrica e Informática, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2021.
???metadata.dc.description.resumo???: Na área de educação, a quantidade massiva de dados que são pro duzidos anualmente é um ponto chave para o progresso deste segmento, que é tão importante para o desenvolvimento humano, econômico e social de uma nação. Sistemas de Apoio à Decisão, principalmente os que utilizam técnicas de Business Intelligence (BI), têm um papel crucial na gestão, pois conseguem traduzir tais in formações para uma linguagem mais amigável e direta, facilitando os processos decisórios de gestores e levando informação para a população em geral. Neste trabalho, apresentamos uma solução de BI voltada para a construção de painéis de indicadores de de sempenho (KPI) que, de forma interativa, fornecem informações de desempenho escolar na educação básica em municípios do estado do Acre. Essa solução tem potencial para auxiliar os gestores na avaliação da eiciência e eicácia das políticas públicas educacionais implantadas, bem como para planejar novas diretrizes e ações para melhorar o desempenho na educação básica.
Abstract: In education, the massive amount of data produced annually is a critical asset to the area’s progress. And progress in this area is essential to the human, economic, and social development of a country. Decision Support Systems, in particular the ones that apply Business Intelligence (BI) techniques, have a vital role in management. These systems can translate massive amounts of information into a more straightforward and friendly language, aiding managers’ decision-making processes and information sharing within the community. With that in mind, we present a BI solution that uses interactive panels to display educational key performance indicators (KPIs). These panels contain information about primary and secondary school performance from cities in the Brazilian state of Acre. Our solution has the potential to help public managers in the evaluation of the efficiency and efficacy of public policies in education. It can also help in planning new guidelines and actions to improve performance in primary and secondary schools.
Keywords: Business Intelligence - técnica
Business Intelligence - technique
Indicadores de desempenho – educação básica
Indicateurs performance - éducation de base
Indicadores rendimiento - educación básica
Indicators performance - basic education
Sistemas de apoio à decisão
Support systems for decision
Sistemas de apoyo para decisión
Systèmes de soutien pour décision
Desempenho escolar
Résultats scolaires
Rendimiento escolar
School performance
Painéis de desempenho
Performance dashboards
Paneles de rendimiento
Tableaux de bord des performances
Modelagem de banco de dados
Modélisation de base de données
Modelado de bases de datos
Database modeling
Indicadores educacionais – banco de dados
Indicators educational - database
Indicadores educativo - base de datos
Indicateurs éducation - base de données
Data definition language
Définition des données langue
Definición de datos Idioma
Definição de dados - Idioma
Sistema de business intelligence
Business intelligence system
Système d’intelligence d’affaires
???metadata.dc.subject.cnpq???: Ciência da Computação
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19899
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo - Ciência da Computação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PEDRO FARIAS WANDERLEY - TCC CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO 2021.pdf872.6 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.